Início » Antivírus e Segurança » Hackers hackeiam empresa de hackers

Hackers hackeiam empresa de hackers

Sério.

Paulo Higa Por

A Hacking Team, empresa italiana de segurança digital que presta serviços de invasão e espionagem para governos de diversos países, sofreu um ataque hacker no último domingo (5), resultando no vazamento de 400 GB de informações privadas. Os invasores distribuíram os documentos internos através de torrent, revelando os supostos clientes da empresa e as vulnerabilidades exploradas.

Este documento mostra que a empresa tinha capacidade de se infiltrar em iPhones e iPads com jailbreak para roubar dados das vítimas. Quem quisesse contratar o serviço, para interceptar informações do Skype, WhatsApp e Viber, bem como dados de contatos, localização e chamadas, deveria arcar com uma licença de 50 mil euros. No caso do Android, o custo seria de 40 mil euros.

cadeado-seguranca

Os dados vazados incluem emails, códigos-fonte, recibos, backups de servidores e listas de clientes, que englobam agências governamentais de países como Azerbaijão, Etiópia, Rússia e até Sudão, embora a Hacking Team tenha negado, no ano passado, que presta serviços para regimes repressivos. O CSO informou, com base neste recibo, que o governo do Sudão pagou 480 mil euros por um sistema de monitoramento remoto.

Além de prestar serviços para agências governamentais, a Hacking Team também ganhava dinheiro de empresas privadas. Uma delas, inclusive, era brasileira: a Yasnitech, com sede em São Paulo, é citada numa fatura que mostra que a empresa adquiriu uma licença de três meses para usar o sistema de monitoramento remoto, capaz de espionar smartphones com Android, BlackBerry e Windows Phone.

Depois de obterem acesso aos dados confidenciais, os hackers invadiram uma conta da Hacking Team no Twitter — foi lá que o link de download para o torrent de 400 GB foi publicado. Curiosamente, as senhas usadas pela empresa não eram tão fortes quanto nós imaginávamos e incluíam combinações como “Passw0rd”, “HTPassw0rd” e “Passw0rd!”.

Mas como eles descobriram essas senhas? O fundador da Hacking Team, Christian Pozzi, teve seu arquivo de senhas do Firefox exposto (!). E isso gerou uma situação no mínimo curiosa: depois de alegar que muitas das informações divulgadas eram falsas e pedir no Twitter que as pessoas “parem de espalhar mentiras“ sobre os serviços que a empresa oferece, Pozzi teve sua conta... hackeada.

O @christian_pozzi não está mais acessível; o perfil provavelmente foi deletado por um terceiro. Mas o cache do Google ainda revela os últimos tweets de Pozzi, como você pode ver na screenshot abaixo:

hackeado-pozzi

Ops.

Com informações: CSO, Macworld, TechCrunch.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Comediante
HAHAHAHAHAH Essa devia ser a imagem da matéria!
Keaton
hackerception....
Leonardo Caldas
Exatamente! Afinal, em ambiente profissional há uma relação de confiança que precisa ser mantida, né. O cara deixou os dados dele a seus cuidados, e tal.
Anayran Pinheiro
http://cdn.meme.am/instances2/500x/651475.jpg
Gabriel Nunes
Já aconteceu comigo, mas foi em um servidor pessoal. A sensação foi mais do tipo "Que foda! Como ele fez isso?", meio que me senti desafiado e encontrei a falha para poder corrigir. Haha Mas creio que a sensação ruim seja mais por serem os dados de outra pessoa, o peso da responsabilidade, né?
Mailson
uhahuahuahuahuahu Parece o carinha na série Silicon Valley que salva as senhas em um post-it
Wendel Schelhan
Hackerception!
Leonardo Caldas
A gente brinca, e tal, mas o que eu sei é que eu não queria estar na pele desses caras. Já fui responsável pela segurança de servidores que foram hackeados, e não vou mentir... A sensação nos primeiros 10-15 minutos após a descoberta é muito, muito ruim. É um misto de orgulho profissional ferido, impotência e preocupação com as implicações que é tão grande que a gente fica tonto, sem saber por onde começar a tentar entender e conter o problema. Só se quer "desligar tudo" e torcer pra que o prejuízo tenha sido o mínimo possível.
Bruno Martins Santana
Dai o Cara é Um Hacker Profissional que trabalha com dados secretos de Vários Governos e a Ultima Coisa que ele pensa é em ter uma Senha Segura já que ele nunca será Hackeado. AHSUAHSUAHUSHAUSHAUSHAUSHUAHSUA Até minha vó tem uma senha melhor q a dele ! E Ainda deixar as senhas salvas no Navegador e todas semelhantes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Trovalds
Baleia baleia baleia...
Melo
A verdade é uma só: ninguém está 100% seguro na Internet.... Só 400 gb de arquivos,incluindo invasão de conta no Twitter em uma noite.. é pouco??kkkkkkkkkk
Kawê A.
Adoro esse tipo de ironia. Hahaha
s3ph1r
Ironia irônica é muito ironicamente engraçada. É como eu me sinto lendo esta notícia.
Lucas Souza
"Hackers hackeiam hackers que hackearam empresa de hackers"
Izaias Francisco
kkkkk
Diego Rocha
Altas Tretas (tm)
Mailson
"Sério" Huahuahuahuahuahuahuahuhauhauhauhua Higa é foda