Micro:bit

A plaquinha da foto é o Micro:bit, o mais novo computador minúsculo do pedaço. Na primeira olhada, concluímos que o dispositivo é outro concorrente do Arduino ou mesmo do Raspberry Pi. Pode até ser, mas não muito: a BBC criou o projeto especificamente para ensinar programação a crianças.

Sim, a BBC. Se lhe causa estranheza que uma das mais importantes companhias de rádio e TV do Reino Unido tenha se envolvido como uma iniciativa do tipo, saiba que não é a primeira vez.

No início dos anos 1980, a BBC desenvolveu um programa para introduzir crianças no universo dos computadores. A ideia era despertar o interesse delas por ciência, engenharia, tecnologia digital e afins.

O projeto levou à criação do BBC Micro, uma linha de computadores criada pela também britânica Acorn Computers (empresa que posteriormente teve envolvimento com a criação da ARM). O Micro:bit é inspirado nesse programa.

BBC Micro modelo A/B
BBC Micro modelo A/B

Com 4×5 cm, o dispositivo é equipado com vários recursos: processador ARM de 32 bits e baixo consumo de energia, porta micro-USB, acelerômetro, bússola, Bluetooth, dois botões programáveis e cinco conexões I/O.

Não há conector de vídeo. A ideia é que o aluno utilize a matriz de 25 LEDs do Micro:bit para exibir mensagens ou sinais simples e, claro, aproveite os recursos mencionados anteriormente para conectar a placa a outros dispositivos.

Micro:bit

A BBC tem uma meta ambiciosa: distribuir 1 milhão de unidades do Micro:bit gratuitamente até o final do ano. Para viabilizar o projeto, a companhia está contando com o apoio de vários nomes de peso, como Microsoft, ARM e Samsung.

O programa deve ser bem recebido, afinal, o ensino de programação não serve apenas para despertar o interesse por áreas de exatas, mas também para desenvolver raciocínio lógico, capacidade de concentração e outras habilidades.

Com informações: The Next Web, BBC

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados