O que é e como funciona o OneDrive?

Conheça a solução de nuvem da Microsoft, o OneDrive, e saiba qual é o seu atrativo em relação aos concorrentes

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é e como funciona o OneDrive? (Imagem: Reprodução / Microsoft)

Serviços de armazenamento de arquivos em nuvem são bem conhecidos. A função comum em todos eles é, justamente, a possibilidade de salvar os documentos em espaços que possam ser acessados de forma online e de qualquer outro dispositivo. As diferenças, no entanto, ficam por conta das integrações e recursos exclusivos que cada um oferece. Veja abaixo o que é o OneDrive da Microsoft e como ele funciona.

O OneDrive (antigo Microsoft Live Folders e SkyDrive) é a solução para armazenamento de arquivos em nuvem desenvolvida pela Microsoft que concorre diretamente com outros produtos de cloud como Google Drive, Dropbox, iCloud Drive, Box e Mega.

Como funciona

São vários recursos oferecidos pelo serviço, como:

  • backup de arquivos;
  • compartilhamento de documentos;
  • colaboração de outras pessoas;
  • acesso a arquivos no Windows sem ocupar espaço do computador;
  • digitalização de documento; e
  • armazenamento de arquivos com proteção adicional, o chamado “Cofre Pessoal”.

Além disso, o OneDrive é multiplataforma. Ou seja, pode ser usado em quase qualquer dispositivo, até aparelhos mesmo da Apple. Para ter sempre à mão ou fazer backup da câmera do celular, há o aplicativo para dispositivos móveis.

Na versão para navegador, a solução oferece uma experiência mais completa. É possível fazer upload de vários arquivos e pastas de uma vez, e também criar documentos diretamente da web usando apps do Office Online.

OneDrive para a web funciona melhor para quem trabalha sem precisar ter acesso a todo instante aos arquivos e pastas armazenados na nuvem, uma boa solução, pois evitar ocupar espaço no computador.

Já quem precisa ter acesso aos arquivos armazenados na nuvem, assim como manter as últimas versões sincronizadas, é possível ter os aplicativos do OneDrive para Windows ou macOS. Uma pasta do OneDrive será criada no computador com todas as subpastas e arquivos do usuário.

Quando um arquivo é editado ou criado e depois salvo em uma dessas pastas, a sincronização com a nuvem é feita automaticamente e pode ser acessada da web ou pelos dispositivos móveis.

O OneDrive é um serviço multiplataforma, pode ser acessado de qualquer lugar em qualquer dispositivo. (Imagem: Reprodução / Microsoft)

Vantagens do serviço

O OneDrive é ótimo para quem usa os serviços da Microsoft. É o único que dá acesso ao Microsoft Office Online, que inclui o Word, Excel e o PowerPoint, permitindo que o usuário crie de graça documentos da suíte de produtividade mais popular do mundo.

Mas, claro, os recursos da versão online são bem mais limitados quando comparados com os aplicativos (pagos) do pacote Office para a versão desktop (Windows e Mac).

É ainda melhor para quem usa o Windows nas versões mais recentes: elas usam o OneDrive para enviar arquivos pouco usados para a nuvem quando o computador tem pouco espaço de armazenamento, liberando espaço no disco. Conforme o armazenamento aumenta no computador, os arquivos são baixados novamente.

No sistema operacional da Microsoft também é possível selecionar os itens que serão baixados para o computador, não necessariamente tudo que esteja no OneDrive, e fazer o backup da área de trabalho e fotos para a nuvem, além das pastas originais da plataforma.

OneDrive é gratuito

Usar o OneDrive não custa nada. O plano gratuito oferece 5 GB de armazenamento na nuvem e o acesso às ferramentas online.

Para quem precisa de mais armazenamento, pode fazer o upgrade para 100 GB com o plano OneDrive Standalone ou adquirir um dos pacotes Microsoft 365 que oferece até 1 TB no plano Personal e até 6 TB no plano Family.

Os pacotes completos contam com alguns recursos não disponíveis na versão gratuita e nem no plano OneDrive Standalone:

  • aplicativos do Office;
  • Skype;
  • segurança avançada;
  • ferramentas de produtividade como as pastas offline; e
  • armazenamento expansível.

Com informações: Microsoft.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre OneDrive na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados