A Apple lançará nesta quinta-feira (9) os primeiros betas públicos do iOS 9 e OS X El Capitan. As versões de teste, que já estavam disponíveis para os desenvolvedores, agora poderão ser baixadas e instaladas pelos interessados que se cadastrarem no Apple Beta Software Program.

O iOS 9 ganhou uma assistente pessoal mais inteligente e proativa, como o Google Now, que recomenda horários para sair de casa (com base no trânsito), exibe atalhos para aplicativos que você costuma usar em determinados momentos e fornece informações relevantes de mapas e contatos. Também há melhorias no teclado, modo de economia de bateria e outras novidades. Nós já testamos os principais recursos do iOS 9.

capitan-preview

O OS X 10.11 El Capitan foca principalmente em desempenho e melhorias internas, mas traz novidades como o Split View, que permite executar dois aplicativos lado a lado em tela cheia; rotas por transporte público no Mapas; e abas fixas no Safari. A nova versão do sistema operacional para Macs está 1,4x mais rápido para abrir aplicativos e suporta o Metal, que melhora o desempenho dos gráficos em até 50%.

Quem quiser testar as novas versões betas poderá se inscrever a partir desta quinta-feira (9) no Apple Beta Software Program, nesta página. O site ainda está em manutenção enquanto escrevo este parágrafo, mas deverá voltar em instantes.

Claro, todas aquelas recomendações ao testar versões beta de softwares também se aplicam aqui: evite instalá-los no seu dispositivo principal, faça backup de tudo o que for importante e esteja disposto a enfrentar bugs sérios.

Atualizado às 16h20. Os betas já foram liberados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados