Início » Antivírus e Segurança » Telegram está fora do ar por causa de ataque DDoS

Telegram está fora do ar por causa de ataque DDoS

Por
4 anos atrás

telegram-logo

Os servidores do Telegram estão enfrentando instabilidades desde a manhã desta sexta-feira (10) devido a um ataque distribuído de negação de serviço, quando inúmeras requisições são realizadas em sequência para congestionar uma rede.

Por volta das 11h40, não era possível mandar mensagens pelos aplicativos do Telegram para desktops e smartphones; depois de alguns segundos de tentativa de conexão, o envio falhava. A versão web do Telegram também estava indisponível, exibindo uma mensagem de erro interno do servidor e não chegando nem a carregar as conversas anteriores.

telegram-web-ddos

Por meio do Twitter, os responsáveis pelo Telegram haviam anunciado, às 7h21, que um ataque de negação de serviço estava afetando usuários na Índia e no sudeste da Ásia. Às 11h38, no entanto, o Telegram informou que o ataque DDoS passou para uma escala global, afetando usuários do mundo inteiro.

O Telegram é um serviço de mensagens gratuito e de código aberto, que usa criptografia nas conversas e possui servidores distribuídos ao redor do mundo para aumentar a velocidade e segurança. Mas, pelo visto, essa última característica não foi suficiente para minimizar os ataques.

A notícia chega um dia após o Telegram enfrentar problemas no Google Play. Na quinta-feira (9), o aplicativo para Android havia sido removido da loja sem motivo aparente, mas já voltou ao ar. O fundador do Telegram, Pavel Durov, acusou o concorrente LINE de estar por trás do esquema.

Mais sobre: