Tecnoblog
Razão Social Nintendo Co., Ltd.
Fundação 23 setembro, 1889
Quioto, Quioto, Japão
Website Oficial nintendo.com

Nintendo

Fundada em 1889, a Nintendo originalmente fabricava um baralho para um tradicional jogo de cartas japonês chamado hanafuda. Atualmente, a empresa é uma das maiores do mundo no mercado de jogos, focando principalmente em jogadores casuais.

Criada por Fusajiro Yamauchi em Kyoto, a Nintendo é uma das mais tradicionais empresas do Japão e já atuou nos ramos de transporte, hotelaria, televisão, gastronomia até descobrir que seu negócio realmente era com jogos e eletrônicos.

O primeiro console fabricado pela Nintendo foi o Color TV-Game, que teve várias versões e tamanhos para diferentes tipos de jogos, inclusive o lendário Pong. Esse console era focado principalmente no mercado japonês e vendeu cerca de 3 milhões de unidades.

A participação no mercado mundial veio mesmo em 1980 com o Game & Watch, o primeiro console portátil da Nintendo. Com tela monocromática e botões direcionais, o Game & Watch recebeu 60 jogos diferentes e vendeu mais de 43 milhões de unidades.

Graças ao Game & Watch, a Nintendo descobriu que os botões direcionais eram ideais para consoles e patenteou a tecnologia em 1983. Hoje, eles estão em quase todos os consoles e fizeram a empresa receber um Emmy de Tecnologia e Engenharia em 2013.

Depois do Game & Watch, a fabricante seguiu com consoles que fizeram sucesso mundo afora, como o NES, Game Boy, SNES, Nintendo 64, Game Boy Color (e Advance), GameCube, Nintendo DS (e 3DS), Wii (e Wii U), até chegar ao Nintendo Switch de hoje.

Além de consoles, a Nintendo também faz sucesso na produção e distribuição de jogos históricos, como as franquias Donkey Kong, Mortal Kombat, Mario e Pokémon, além dos mais recentes The Legend of Zelda, Super Mario Run e Animal Crossing.

Continue lendo »