Início » Aplicativos e Software » Microsoft revela Project GigJam, app de produtividade para empresas

Microsoft revela Project GigJam, app de produtividade para empresas

Por
4 anos atrás

Estamos vendo a Microsoft renovar e anunciar uma série de produtos para consumidores finais, mas a companhia permanece com olhos bem abertos para o segmento corporativo. Prova disso é que Satya Nadella aproveitou a Worldwide Partner Conference para anunciar o Project GigJam, aplicativo de produtividade para empresas.

Project GigJam

A proposta básica da ferramenta é permitir que funcionários encontrem rapidamente informações relevantes nas bases de dados da empresa para criar projetos derivados, delegar tarefas ou dividir atividades com outros colaboradores, por exemplo.

Normalmente, as empresas marcam reuniões para realizar tais procedimentos. O Project GigJam pode ajudar a diminuir a quantidade desses eventos ou, quando não for possível, torná-los menos maçantes.

Um exemplo dado pela própria Microsoft: um engenheiro que precisa inspecionar a fuselagem de um avião pode utilizar a ferramenta para checar o que deve ser feito e, na mesma tela, conferir quais colegas estão livres para dividir a tarefa com eles.

O ponto forte do Project GigJam está aí: o aplicativo consegue trazer dados de várias fontes e disponibilizá-los em um espaço de trabalho unificado — até certo ponto, algo nos moldes do IFTTT. As pessoas envolvidas podem então ter acesso a todas as informações ou apenas à parte que diz respeito ao seu trabalho, basta ao responsável circular os itens a serem compartilhados.

Project GigJam

O dinamismo é grande. Voltando ao exemplo do avião, o engenheiro pode verificar, à medida que a equipe trabalha na inspeção, quais itens ainda devem ser checados, as peças de reposição que foram solicitadas, que ferramentas devem ser trazidas para determinado reparo e assim por diante.

As informações são disponibilizadas em formato de cards e podem ser acessadas via PC, smartphone ou tablet. Em outra época, provavelmente a Microsoft usaria formatos proprietários para exibir os dados, mas o Project GigJam se baseia apenas em padrões web, como HTML5, OAuth e JavaScript.

Project GigJam

Outro detalhe interessante: dá para utilizar a assistente de voz Cortana para solicitar dados ou realizar conexões entre eles — cruzar a lista de pedidos de uma loja com a base de clientes, por exemplo.

Nadella deu a entender que a novidade tem utilidade em atividades dos mais variados tipos e tamanhos. Parece promissor. Pena que não dá para testar agora: o aplicativo ainda está em fase de desenvolvimento, razão pela qual não tem data de lançamento definida.

De todo modo, quem estiver interessado pode se cadastrar no site oficial do Project GigJam para ser notificado da disponibilidade.

Com informações: VentureBeat