Início » Negócios » Apple é dona de 92% do lucro no mercado de smartphones

Apple é dona de 92% do lucro no mercado de smartphones

Apesar disso, empresa participa de apenas 18,3% desse mercado

Jean Prado Por

Enquanto a Samsung enfrenta um trimestre difícil, a Apple ― como sempre ― está nadando em dinheiro. A empresa foi dona de 92% dos lucros do mercado de smartphones no primeiro trimestre deste ano, ainda que dispositivos com iOS ocupem apenas 18,3% do segmento.

Esta última informação foi divulgada pela empresa de estudos de mercado IDC, que também estimou que 78% dos aparelhos vendidos no mesmo período rodam Android. A Samsung, no entanto, ocupou uma fatia de 15% dos lucros de mercado, ficando a quase um abismo de distância da Apple, em segundo lugar. Vale lembrar que ela continua sendo a fabricante que mais faz dispositivos com Android.

Se você for somar, vai ver que o lucro com smartphones das fabricantes foi de 107%. Não, não tem nada de errado. Esse cálculo é feito avaliando o lucro de várias empresas, e muitas nem sequer lucram ― pelo contrário, perdem dinheiro. Com isso, a porcentagem negativa de lucro faz com que outras empresas, como Apple e Samsung, consigam pegar uma fatia maior de lucro no mercado.

Lucro no mercado de smartphones por fabricante. Apesar da notícia ser do primeiro trimestre de 2015, este gráfico é em relação aos últimos 3 meses do ano passado.

Lucro no mercado de smartphones por fabricante. Apesar de a notícia ser do primeiro trimestre de 2015, o gráfico é em relação aos últimos 3 meses do ano passado.

Embora a Apple tenha batido recorde no primeiro trimestre fiscal deste ano com lucro de US$ 18 bilhões, ela perdeu espaço quando comparada ao mercado. Acredite, esse número já foi de 93% nos últimos três meses de 2014.

É engraçado ver como o lucro cresceu se comparado com o primeiro trimestre do ano passado ― a empresa era dona de 65% dos lucros do mercado. Dá para ver como os iPhones 6 e 6 Plus fizeram sucesso pelo constante crescimento e quebra de recorde da empresa na receita.

As expectativas da companhia também não param de crescer: conforme divulgado pelo Wall Street Journal, a Apple encomendou de 85 a 90 milhões de novos iPhones para venda, com telas de 4,7 e 5,5 polegadas. No ano passado, o primeiro lote de novos iPhones foi de 70 a 80 milhões de aparelhos. Corre, Samsung!

Com informações: Business Insider

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

brenopeck
Meu caro, isto está fora de discussão. O fato de a Apple desenvolver e fabricar seus próprios software e hardware é uma vantagem comercial. Os concorrentes é que se esforcem para superá-la. Não serve como desculpa, justificativa e nem explicação. O importante é a performance final. Por outro lado, se o Google ou a Microsoft não podem, não querem ou preferem não otimizar a relação software-hardware de modo a promover uma melhor integração, paciência.
Zanac_Compile
Os iphones anteriores tinham outra arquitetura, de fato, muito menos frágeis. A minha opinião é que o 6 é um telefone mais leve e fino, somente isso e não esse escândalo de falha, tanto que o 6S (se for este nome), indica nos vazamentos que terá a mesma carcaça e formato. Só tento ver com coerência, se fosse uma falha de verdade, o que a Apple não teria que agir para mudar o projeto... não faz sentido ela seguir numa canoa furada, se fosse o caso.
Adnnub Auss
Cara, entra no blog do iphone, no fórum, não nas notícias, que você vai ver outros casos. Ou liga na Apple e diz que seu iPhone entortou e você verá a orientação deles confirmando que sabem do problema. Não recebo para defender ou criticar marcas. O que analisei é que o aparelho recebe pressão no bolso da frente ao subir escadas ou degraus maiores. O aparelho fica posicionado bem na articulação. Fato é, iPhone 3gs, 4 e 5 nunca tive problema semelhante, eram muito mais resistentes.
Vitor
Não é sensacionalismo, cara. Você tá achando que todo mundo é contra a Apple só por ser a Apple, e não é assim. O produto tem esse problema sim, e se não mudarem isso a Apple será a resposta pra sua pergunta. Pode ser mais fino e melhor de usar, não disse o contrário. Mas existem celulares mais finos ainda, e eles não dobram tão facilmente. E vir com tecnologias inexistentes é muito difícil, já que a Apple é que menos inova de uma geração para a outra nos seus smartphones (a grande inovação foi o primeiro iPhone, o resto não surpreendeu o mercado). E mesmo se vier, não é uma grande coisa, já que todo ano sai uma celular com uma tecnologia inovadora das concorrentes.
Zanac_Compile
Ninguém reclama tanto. Não tem cabimento isso. O próximo 6S deverá vir com novas tecnologias inexistentes no mercado até então e mesmo assim a estrutura indica ser a mesma nos vazamentos que surgem. Que empresa manteria uma "falha"? Tenho um que claramente é mais fino a menos resistente que o antigo 5S. Mas isso não quer dizer que entorta, pelo contrário é melhor de usar. Engraçado ver o sensacionalismo que fazem.
Vitor
Acontece que não tem que fazer nenhuma força exagerada. Por isso que reclamam tanto. Todo celular dobra se você aplicar muita força, mas o iPhones 6 e 6 Plus precisam de muito menos força que outros celulares. Eu tenho um Moto X, que é grande. Duvido que se eu fizer toda força que conseguir sobre ele, o mesmo dobrará. Já com um iPhone 6 não é bem assim. Os iPhones antigos não tinham esse problema, e espero que seja resolvido nas próximas versões (ou nessa, com uma alteração no projeto).
Ronaldo
A Microsoft tel de seguir os passos da Apple como sempre fez. Pega um nicho, mantém ali seus 5-10% do mercado e pronto. Que os outros se arrebentem de competição usando Android e acabou. É o nicho que importa. Macbooks sempre venderam infinitamente menos do que notebooks com Windows. E dai ? Não vejo a Apple preocupada com isso. Em muitos lugares, mesmo no Brasil, iPhone vende muito menos que os tais Androids. Eles tão cagando e andando para isso.
Luis Carlos Rodrigues
Quem começou com essa história de preços exorbitantes foi a Apple. A Samsung só a imitou como sempre fez. Apesar disso é muito mais fácil a Samsung justificar esse preço que a Apple pois possui recursos de ponta (filma em 4K, tela super Amoled Qhd, inovações como a tela curva, que por mais inútil que seja, demandou tempo e dinheiro para pesquisas ). No mais, é impossível não admitir a qualidade de hardware e software da Apple. Mas acredite no óbvio, aquela maçazinha mordida é responsável por uma boa parcela do preço pago por um Iphone.
Luis Carlos Rodrigues
Não. Só estou dizendo que é muito mais difícil criar um sistema que rode bem em diferentes hardwares, ou seja a Apple não faz mais que obrigação por estar bem posicionada nesse quesito. Gostaria de ver o IOS ser essa maravilha toda se rodasse em aparelhos de outras marcas (Android), ou o Imac funcionar tão bem se fizesse o mesmo (Windows).
Zanac_Compile
Incrível, como ele entortou sem forçar de nenhuma forma ? Ainda mais o 6 que é menor.
Adnnub Auss
Sobre o dobrar eu descordo de vc pois o meu iphone 6 de 4.7 polegadas dobrou. Tem 5 meses de uso, nunca caiu, nunca coloquei no bolso de trás. Mas acionei a apple e afirmaram que é só levar na autorizada que fazem a troca. Eu achava que acontecia apenas com o iPhone plus. Os produtos são bons, o pós venda é bom, mas a valor adicional ainda acho que é mais pela propaganda bem feita. Um lado bom de uma empresa com marketing forte assim é que a concorrência não consegue competir sem entregar produtos com muito mais recursos, pois no marketing já começam a corrida perdendo.
Adriano Northingan
Normal isso afinal a Apple não faz smartphone básico o compra top de linha ou não compra, mesmo smartphone mais antigos são preço dos médio com Android ou até mais caro por isso lucro maior mesmo Android vendendo, afinal nem todo mundo tem dinheiro para pagar 4,000 reais em IPhone
Zanac_Compile
Ou a Microsoft derruba o Android (seu concorrente direto) e abocanha boa parte do mercado a médio prazo, ou realmente joga a toalha no nicho de dispositivos móveis (telefones e tablets)... ela adotar Android seria uma piada histórica, a ruína.
Zanac_Compile
Leitor biométrico que é útil e funciona não é matador ? Apple Pay que realmente funciona não é matador ? O que seria algo matador ? Tela gigante ? 16 núcleos ? 8GB de RAM ? Isso que é matador pra ti ??? heheheh Isso é muito anos 90. Realmente fiquei curioso, o iphone sendo intermediário, o que são os recursos top de linha de androids avançados, que seriam o que tem de mais evoluído no mercado ? :)
Bruno Pinho
Sim, mas nesse caso é a Apple fazendo escola (de forma negativa). Digo isso porque em países como o EUA, todo e qualquer telefone top de linha gira em torno de 800 dólares no lançamento. É só você verificar: Moto Maxx (lá é chamado Droid Turbo), HTC One M9, iPhone 6, Galaxy S6, etc, todos giravam em torno de 800 dólares off-contract no dia do lançamento. Aqui na Banânia há uma discrepância de valores que não pode ser explicada de nenhuma maneira, afinal, o custo para trazer um Moto Maxx é o mesmo para trazer um iPhone 6. Então porque um iPhone custaria o dobro? A resposta está no título da matéria.
Exibir mais comentários