Início » Curiosidades » Uma olhada no Boeing 737-800 da Gol com novo sistema de entretenimento e Wi-Fi a bordo

Uma olhada no Boeing 737-800 da Gol com novo sistema de entretenimento e Wi-Fi a bordo

Lucas Braga Por

A Gol realizou um grande evento em seu hangar no Aeroporto de Confins (MG) para apresentar a centésima aeronave da empresa. O novo Boeing 737-800 já começa a voar a partir desta quarta-feira (15) exibindo a nova marca da Gol e é uma prévia do que a companhia aérea trará ao longo dos próximos anos.

Um dos maiores destaques é o seu interior remodelado. Substituindo o tecido convencional, a nova aeronave conta com assento em couro ecológico. A nova configuração da aeronave é chamada de Gol+, por trazer maior espaço entre as poltronas. Experimentei um dos assentos e, em termos de conforto, observei uma leve melhora, mas nada muito significativo.

novos_assentos

No entanto, o que mais chama atenção é um serviço que deve chegar a partir de janeiro de 2016: entretenimento a bordo e acesso Wi-Fi disponível na aeronave. O serviço chegará em parceria com a Gogo, empresa já presente nesse mercado a algum tempo, que já atende algumas companhias aéreas americanas.

Conversei com Steve Nolan, VP de comunicações da Gogo. Ele diz que o serviço é completamente diferente do que é oferecido na maioria dos vôos domésticos americanos: por lá, a tecnologia de transmissão da aeronave se baseia em antenas de celular viradas para cima, espalhadas pelas principais rotas de vôo. A tecnologia utilizada na Gol, chamada 2KU, usará satélites. A grande vantagem é que o serviço pode funcionar em qualquer lugar do mundo e a velocidade de acesso é muito superior ao outro padrão, podendo chegar a até 70 Mb/s para a capacidade total da aeronave.

Essa é a antena da Gogo que comunica o avião com o mundo

Essa é a antena da Gogo que comunica o avião com o mundo

Além de poder acessar a internet, o cliente contará com uma vasta gama de conteúdo multimídia, incluindo filmes, séries e até mesmo TV ao vivo. Diferente do que acontece com a Azul, em que cada poltrona tem sua respectiva tela, tudo poderá ser acessado apenas no dispositivo do passageiro. Pude experimentar a interface do sistema. Tudo é bem simples e facilmente acessível.

Tela de acesso da Gogo (os preços não são reais)

Tela de acesso da Gogo (os preços não são reais)

Screen Shot 2015-07-15 at 12.59.56

Nolan ainda disse que essa parceria com a Gol começou há mais de um ano, e que conversas com outras companhias aéreas brasileiras estão em andamento. Perguntei também sobre parcerias com operadoras de telefonia brasileiras – nos EUA, a T-Mobile permite usar o serviço gratuitamente para o uso de mensagens de texto – mas, infelizmente, não há nenhuma novidade a respeito. Ignorem o preço exibido na imagem acima; esses dados são fictícios, e ainda não sabemos quanto custará o serviço para os passageiros.

Com a plataforma da Gogo, a companhia poderá inclusive vender conteúdo multimídia, mas vários títulos gratuitos já eram exibidos no dispositivo de degustação. Para os ansiosos como eu, um mapa de vôo também está disponível, informando o tempo de chegada ao destino e a posição do avião no trajeto. O serviço será adicionado aos poucos nas aeronaves da Gol, e a previsão é que todas as rotas e aeronaves estejam equipadas com a novidade até 2018.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leto Leitão
2017 e ainda espero esse upgrade da Gol kkkkkkk
Guimaraes Dinho
Só pra lembrar: Dependendo de onde e para onde vai, há vôos que costeiam sobre o mar. De Porto Alegre ao nordeste já estive em vôo realizado muito mais tempo sobre o mar do que sobre a terra.
Guimaraes Dinho
Realmente, não dá pra trocar a Azul pela Gol, pela Tam, pela Avianca ... Sem falar que a AZUL tem dois pontos insuperáveis: 1º VIRACOPOS é o aeroporto mais seguro do Brasil, com os melhores e mais modernos equipamentos de apoio em sua torre de controle. 2º- A frota de jatos da Azul tem aparelhos mais aconchegantes, confortáveis, limpos, modernos, e são silenciosos.
Wellington Gabriel de Borba
A cia aérea em que mais voo é a Azul por uma questão simples, sou pobre e sempre achei preço menor nela.
Eduardo Couto
Achei sensacional! Pena que o wi fi é público. Acho bacana eles usarem aquele Safe wifi pra ajudar com os mallwares
FaloNaCara ¯ _ (?) _ / ¯
E as passagens quase sempre custando o dobro ou mais.
Rodrigo Godinho
Da uma olhada no flightradar24.com, e outra, o Brasil não ta tendo cobertura de 3G em pequenas cidades imagine o custo para colocar internet direcionada ao céu!
Leandro
Nem leu, nem lerá.
Wellington Gabriel de Borba
Na Azul a TV e o lanche são de graça e o avião não tem poltrona do meio. Sorry, Gol!
Silvio Ney
Lembrando que a idéia é utilizar nos vôos domésticos nacionais, logo, não iria passar por cima de Oceano, não?
Leonardo Jorge Oliveira da Sil
Na indústria aeronáutica é comum os upgrades levarem anos a serem introduzidos nos aviões. Não é feito de uma hora para outra pois são equipamentos homologados e requerem oficina especializada para instalação. Por isso a previsão é 2018. Vale para qualquer empresa no mundo.
Jonanthans Felix
Na reportagem ele cita que em alguns países o acesso a internet é obtido através de antenas de celular apontadas para cima - talvez seja por isso que não se pode acessar em cima do oceano - e ele enfatiza dizer que no caso da GOL o acesso é através de satélites possibilitando o acesso em qualquer parte do mundo.
Marcelo
Ultrapassada? Por que?
Marcelo
Hahaha, idem!
Erick Coser
Já usei exatamente o mesmo serviço nos aviões da Emirates (USD 0.99 por 500 MB). Não funciona em cima do oceano, nem em cima de alguns países. A velocidade é decente (100-1000 kbps) pra navegar na internet, ler emails, etc, mas esqueça streaming de qualquer coisa.
Exibir mais comentários