Controle o calendário utilizando as mãos (virtuais) com a nova aquisição da Oculus VR

Renata Persicheto
Por
• Atualizado há 3 semanas

Desde que a febre dos dispositivos de realidade virtual tomou conta de nossos corpos, uma empresa tem chamado a atenção mostrando que gosta de tecnologia. A Oculus VR, responsável pelo Oculus Rift, não apenas vem fazendo constantes aprimoramentos na última versão de seu kit para desenvolvedores, como também vem espalhando seus tentáculos por entre outras tecnologias inovadoras.

Na última quinta-feira (16), a empresa anunciou a compra da Pebbles Interfaces, uma companhia israelense que recria objetos físicos dentro de espaços virtuais a partir de sensores de rastreamento. Com a tecnologia implementada pela Pebbles, é possivel recriar mãos dentro da realidade virtual sem nenhum tipo de controle adicional, de maneira bem detalhada e responsiva, com uma latência aparentemente muito baixa, como dá pra ver no vídeo a seguir:

A aquisição da patente da Pebbles Interfaces pode significar um grande passo na construção de ambientes de VR, especialmente porque os próprios executivos da Oculus (comprada há mais de um ano pelo Facebook, diga-se de passagem) já haviam divulgado estarem enfrentando certa dificuldade para construir um mundo virtual “passável”.

Segundo eles, a impressão de realmente estar em um mundo virtual seria menos tangível sem um esquema de controle definido — geralmente esse tipo de dispositivo possui modelos genéricos de corpo humano ou não permite que o usuário veja a si mesmo.

Durante a última conferência para desenvolvedores sediada pela Oculus, o CTO John Carmack havia mencionado a necessidade de “ver suas mãos” na realidade virtual, e o criador do Oculus VR, Palmer Luckey, foi no mesmo barco: “enquanto não adicionamos uma solução para isso, as pessoas vão colocar o headset e dizer ‘cadê minhas mãos?'”, deixando bem claros os planos futuros da empresa.

Em desenvolvimento desde 2012, a expectativa é que o Oculus Rift chegue à versão final em 2016, e aí sim, você vai poder curtir aquela realidade virtual em sua plenitude.

Receba mais sobre Oculus VR na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Renata Persicheto

Renata Persicheto

Ex-redatora

Renata Persicheto é formada em marketing pela Anhembi Morumbi e trabalhou no Tecnoblog como redatora entre 2013 e 2015. Durante sua passagem, escreveu sobre jogos, inovação e tecnologia. Já fez parte da redação do portal Arena IG e também tem experiência como analista de inteligência de dados.

Relacionados