email-spam

Segundo um relatório divulgado nesta sexta-feira (17) pela Symantec, as mensagens spam representam 49,7% de todos os e-mails enviados. Não parece uma boa notícia, mas não seja pessimista: o valor é o menor registrado desde setembro de 2003.

Apesar de mensagens spam normalmente te fazerem lembrar de ofertas indesejadas, é importante lembrar que muitas também são perigosas, como as de phishing, que são acompanhadas de malwares. A Symantec diz no relatório que 57,6 milhões de novas variantes de malware foram criadas em junho, contra 44,5 milhões em maio.

Os malwares aumentaram, mas o phishing e os spams diminuíram. Em junho, 353 bilhões dos 704 bilhões de e-mails foram classificados como spam, uma porcentagem de 49,7% — ou seja, 1,8 ponto percentual a menos em relação a maio. O setor de mineração é o que mais recebe mensagens fraudulentas: 56,1% dos e-mails recebidos são indesejados.

spam-symantec

Essa queda no número de spams enviados se deve principalmente a empresas como o Google e a Microsoft, como aponta o VentureBeat. Elas e outras companhias de segurança dedicam equipes e robôs com inteligência artificial para perseguir e bloquear botnets e filtrar essas mensagens indesejadas. Não é à toa que menos de 0,1% dos spams chega às caixas de entrada dos usuários no Gmail, segundo números oficiais.

Pelo relatório, também dá para tirar outras conclusões interessantes: em junho de 2009, 6,3 trilhões de e-mails foram enviados (!), contra 704 bilhões em junho de 2015. É uma queda impressionante, que provavelmente se deve ao crescimento das redes sociais, muitas que nem pedem mais e-mail, como WhatsApp, Telegram e desde hoje, o Facebook Messenger.

Fora do trabalho, você ainda usa e-mail?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Guedes
Essa pesquisa não vale pra mim, por email recebo spam, spam, spam e mais spam todos os dias. um saco!
Marcvs Antonivs
Me inclua fora dessa. Meus emails só tem spams. Pornográficos em sua maioria. Não sei porque eles suspeitam que eu tenho pinto pequeno porque fazem questão que eu aumente o tamanho dele...Gostaria de saber como descobrem meus emails...
Rhay
Respondendo a pergunta, eu ainda uso e-mail, mas apenas para receber boletos de algumas empresas, recuperar senhas esquecidas e enviar trabalho da faculdade/curso. Mas para me comunicar não, antigamente até que usava com algumas pessoas, mas acabei migrando para WhatsApp e facebook.
Alberto Prado
Então, o google e a MS usam esse conceito, mas também usam IA pra identificar sem a necessidade de ninguém estar reportando. Eu acredito que a maioria dos bloqueia vem dela. PQ sinceramente já faz mais de 3 anos que eu nunca mais recebi spam no gmail pra ter que marca algo. No caso de um servidor próprio, ou precisa ter alguém mexendo nas regras ou precisa ter um software com o usuários marcando os spams pra treina ele. Não é ruim, mas no caso quando chega pra um já chegou pra todos e já consumiu a banda internet. Diferente de quem usa os serviços do google ou MS que já bloqueia antes de chega para o usuário. Se consome banda, consome a deles.
Alpha Delta Victor
Só uso e-mail - Yahoo! e Outlook.com.
ochateador
Pior que um servidor próprio é mais fácil de bloquear spam. Basta mexer nas regras. Um exemplo: onde trabalho (sou da TI) se 20 ou mais e-mail/domínio forem reportados como spam o servidor automaticamente vai mandar esses e-mail/domínio para a caixa de spam (exceção é a TI que com 1 report manda direto para spam). Agora no caso do Google/Microsoft.... é preciso ter milhares (ou milhões) de e-mail/domínios reportados para que eles sejam enviados automaticamente para a caixa de spam. A sacada em ambos os casos é: ensinar o usuário/dono do e-mail a não excluir, mas a reportar como spam.
Baidu feat MC Brinquedo

Sim, eu sei.

Mas o problema não somos eu e você (que entendemos um pouco dessa tal internet), o problema são os milhares de milhões de leigos que tem o Hao123, ask, Imnite, DeltaSearch, Babylon e muitas outras barras de ferramenta no computador.

Acho que seria válido um esforço, à nível mundial, pra ajudar essas pessoas que sofrem com pragas bestas como barra de ferramentas e SPAM.

Hao123
Sim, eu sei. Mas o problema não somos eu e você (que entendemos um pouco dessa tal internet), o problema são os milhares de milhões de leigos que tem o Hao123, ask, Imnite, DeltaSearch, Babylon e muitas outras barras de ferramenta no computador. Acho que seria válido um esforço, à nível mundial, pra ajudar essas pessoas que sofrem com pragas bestas como barra de ferramentas e SPAM.
ochateador
Cara... Falei uma opinião própria. Não generalize ;)
Baidu feat MC Brinquedo

Beleza!

Agora ensina isso pra tia que tá aprendendo a usar o computador e envia aqueles LINDOS POWER POINTS.

Hao123
Beleza! Agora ensina isso pra tia que tá aprendendo a usar o computador e envia aqueles LINDOS POWER POINTS.
Alberto Prado
Mas você não sabe quanto estaria recebendo de SPAM se não houvesse os esforços de redução. Em vez de receber 10 e-mails (2 normais e 8 spams), vc poderia esta recebendo 18 emails (2 normais e 16 spams). Ou se sua empresa usa um servidor próprio, é certeza que vai estar mais suscetível a recebê-los, por mais que se tenha software pra tratar, não vai ser tão eficiente como os do google e MS.
Alex Sandro Fagundes
Essa pesquisa não condiz com a realidade do meu dia-a-dia (no trabalho). Cerca de 80% dos e-mails que recebo é tratado como SPAM. De qualquer forma é animador saber que este número reduziu. A grande sacada esta em ensinar o "consumidor final", como em praticamente tudo. Enquanto as pessoas continuarem a "cair" nas armadilha do SPAM terão pessoas do outro lado do monitor envolvidas nessa prática.
ochateador
Não sou muito fã de rede social, então dou preferência para e-mail. E evitar spam na caixa de entrada é fácil, basta usar as ferramentas de "marcar como spam" do próprio e-mail.