Intel e Micron anunciam 3D XPoint, memória mil vezes mais rápida que o SSD

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
3D XPoint

É um caminho sem volta: quando você começa a usar um SSD, o desempenho do seu computador melhora tanto que dói na alma abrir mão do dispositivo. E se você se deparasse com uma tecnologia mais rápida que o SSD — até mil vezes mais rápida? Pois essa é promessa das memórias 3D XPoint.

A novidade é fruto de uma parceria entre Intel e Micron. Por meio de uma joint venture, ambas as companhias planejam iniciar a comercialização do novo tipo de memória a partir do próximo ano, a princípio, para atender a aplicações que necessitam de altíssimo desempenho.

Pense na quantidade de dados que o mundo gera diariamente: emails, conteúdo de redes sociais, transações bancárias, comércio eletrônico, enfim, exemplos não faltam. Os volumes de dados aumentam consideravelmente dia após dia, mas é necessário ter acesso rápido a eles.

Entre outros problemas, o atraso no acesso prejudica o processamento. Essa limitação tende a aumentar à medida que o volume de informações cresce. Mas, com o uso de memórias 3D XPoint, o acesso poderá ser feito em questão de nanossegundos, mesmo quando a base de dados é gigantesca. Pelo menos essa é a promessa.

Qual é a mágica? Essencialmente, a tecnologia se baseia em um painel com camadas formadas por linhas (daí o “3D” no nome). As células de memória são posicionadas nas interseções dessas linhas. Essa arquitetura dispensa os transístores usados nas memórias Flash NAND dos SSDs atuais e propicia acesso em pequenos blocos às células, agilizando consideravelmente as operações de escrita e leitura. Nas memórias Flash NAND, grandes blocos devem ser tratados para que um dado seja alterado. Teoricamente, sem esse fator, as unidades SSD de hoje seriam mais rápidas.

Tendo dimensões extremamente reduzidas, as células de memória conseguem alterar seu estado muito rapidamente. Isso também contribui para a velocidade da tecnologia 3D XPoint.

Outra vantagem é que as células podem ser empilhadas em várias camadas. De acordo com a Intel, cada die consegue armazenar até 128 gigabits tendo apenas duas camadas. As gerações futuras poderão aumentar ainda mais essa capacidade com empilhamentos maiores.

Como se vê, além de mil vezes mais rápida que chips Flash, a tecnologia 3D XPoint armazena mais dados. De quebra, o novo tipo de memória também é até mil vezes mais resistente.

3D XPoint

A Intel se mostra bastante otimista. Como que para dizer que não estamos falando de uma daquelas invenções que chamam a atenção e depois somem, a companhia destacou que esta é primeira grande tecnologia de armazenamento de dados que surgiu desde 1989, quando a memória Flash NAND foi apresentada.

Também é possível utilizar a nova tecnologia como memória RAM, mas, inicialmente, Intel e Micron deverão lançar equipamentos com 3D XPoint específicos para armazenamento. Não sei se eu vou querer saber do preço.

Com informações: CNET

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados