Início » Telecomunicações » Governo planeja tributar setor de internet

Governo planeja tributar setor de internet

Lucas Braga Por

Em meio a uma queda brusca de arrecadação, o governo está procurando maneiras de equilibrar as contas públicas. A internet não deverá escapar ilesa: o ministro da Fazenda Joaquim Levy afirmou estar em discussão um plano para tributar o setor. Esses impostos não se referem à mensalidade da sua conexão, e sim aos serviços online, como portais de conteúdo, hospedagem de sites e até mesmo serviços de entretenimento.

Ministro da Fazenda Joaquim Levy

De acordo com reportagem da Exame, Levy ressaltou que vários provedores mantêm operações fora das fronteiras e que está sendo discutido como essas empresas deverão ser tributadas. O ministro defende: “cada vez que a economia vai para uma direção, temos que discutir uma maneira correta de tributar essa direção”.

Como grande parte dos serviços online se baseia em operações no exterior, muitas empresas pagam menos impostos aqui no Brasil. O custo de operação no país é muito alto: basta comparar a mensalidade de um serviço de hospedagem de sites aqui e nos Estados Unidos.

Ainda não é certo o momento em que essa nova tributação começaria, mas Levy adianta que isso está em estudo desde o início do ano e as conversas serão retomadas com maior força durante o segundo semestre. É natural que as empresas repassem o imposto para o consumidor, portanto, aguarde um aumento nos preços das assinaturas de serviços de streaming de vídeos e músicas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fábio Gonçalves
E aí vai falar o quê agora?
Leonardo D Monkey
Brasil Putênfia
Marcelo Frazatto
Exatamente, só com revolta popular vai mudar a situação atual.
Tiago Celestino
Como é triste ver que o governo perdeu total controle da situação. Quer de todo jeito sair da burrice enfiando o dedo em todo mundo. Vão criar impostos e vão perder mais dinheiro, já que esses serviços vão perder usuários, simples receita que parece que o Ministro da Fazenda desse país, mesmo sendo um economista renomado, parece que o desepero tomou conta do seu juízo.
felipelsp
Nao mexam com a Internet!!!
Adolfo Mayer
A gente precisa entender que o "troço" é complexo demais. Um país em que os governantes não se preocupam com saúde e educação (vou usar só esses dois!), e onde a riqueza está nas mãos de 10% da população, Me respondam: Quem são os eleitores ?? É fato que o governo precisa manipular as massas e nada melhor do que uma boa moeda de troca... quanto menos consciente, menos trabalho vai dar para ser manipulado. E não falo apenas de manipulação dos mais pobres e dos desletrados e doentes em troca de cesta básica, remédios e cotas pra pobres em instituições de ensino, etc, não! Tem muita classe média manipulada por aí. E essa "senhora desvairada" continuar no poder é mais um resultado disso.. Rapaz, não sei não.. Daria pra escrever um livro, se eu fosse tentar falar sobre esse assunto aqui, rsrs..
Braz Luiz Riva
Maldita ditadura que não aproveitou a chance que teve de cortar a cabeça da cobra, hoje ela tá ferrando com o nosso País. O povo tem que mostrar a indignação não votando em "F.D.P" nenhum, pois o que dá pra entender é que quem se envolve com política nos dias de hoje são todos bandidos, então, nos dias de eleições, não vão as urnas, deixe pra ir no outro dia no cartório eleitoral e pague a multa, vai ficar muito mais barato do que você manter esses bandidos te roubando por 4 anos
Gustavo da Silva Serra
A culpa é do PT sim, porque ele está no topo do governo. Não importa se outros partidos fariam a mesma coisa, importa que o PT está no poder e faz.
Gustavo da Silva Serra
Finalmente alguém que estuda e sabe o que tá falando. O povo burro não sabe a diferença entre esquerda e direita mas que falar bonito.
Juliano Cezar
Só foi enganado quem quis.
Willian Nobuo
eu queria saber pq não tem imposto para politicos? em vez de tributar o povo, comecem a tributar os politicos, senão me engano, eles não pagam diversos impostos.
Tales Cembraneli Dantas
Exato, existe um ponto de equilíbrio pra coisa, e no nosso esta beeeeeeemmmm desbalanciado =/ acredito que este ponto de equilíbrio é algo perto do praticado no USA
Arley Martins
Aumentar impostos não é a solução, pois as pessoas param de consumir e consequentemente a arrecadação vai cair muito. Do que adianta colocar o imposto de X item alto se as pessoas vão diminuir o consumo deste item e consequentemente as empresas irão fabricar menos e precisar de menas pessoas para fabricar, cujo o resultado final será o desemprego. Eu sou a favor de tributar tudo porem com um índice bem menor do praticado, assim o consumo aumenta e obvio que todos terão acesso a itens bons e ruins aumentando concorrência interna e abrindo mercado para investidores externos.
vigia122
Acontece que eu não como pão com mortadela. É só não ser filhinho de papai para ver como é a vida real. Seja menos babaca, essa minha dica para você ;-)
Petter
Infelizmente, acredito que não temos saída, afinal todos os integrantes dos poderes já estão corrompidos e são adeptos do sistema. Infelizmente a única alternativa é guerra civil e remover todos na força, é extremo, mas acredito que só isso tenha chance de melhorar de fato.
Exibir mais comentários