Kim Dotcom ataca novamente. Desta vez, porém, de um modo inesperado: em entrevista recente ao Slashdot, o excêntrico empresário disse acreditar que já não é seguro armazenar dados no Mega. O que levaria o criador a atacar a criação?

O primeiro sinal de que as coisas poderiam seguir por esse caminho apareceu em setembro de 2013. Sem muitos detalhes, Dotcom deixou a direção do Mega dizendo que iria se dedicar ao serviço de streaming de música Megabox — outro projeto natimorto, pelo jeito — e à sua entrada na carreira política, mas deu a entender que ainda tinha envolvimento com a companhia.

Kim Dotcom

Pode ser que ele estivesse apenas se afastando para se desvencilhar de autoridades, vai saber. O que Dotcom argumenta é que ele teve que repassar o Mega integralmente a um investidor chinês porque o governo da Nova Zelândia (país onde a empresa está baseada) e “Hollywood” requisitaram recursos financeiros do empreendimento.

Ainda de acordo com a versão de Dotcom, o Mega chegou a ser avaliado em mais de US$ 200 milhões, mas a “perseguição” das autoridades da Nova Zelândia e dos estúdios de Hollywood fizeram o valor da companhia cair para US$ 10 milhões. “Eu sempre disse que esse é um caso político e a sabotagem sistemática do Mega é mais uma prova disso”, completou.

Tem mais: para Kim Dotcom, a transferência do Mega foi uma aquisição hostil, ou seja, foi feita contra a sua vontade. Ele alega que o tal do investidor chinês — que estaria inclusive sendo procurado na China por fraude — utilizou uma série de artifícios para conquistar ações do Mega.

A intervenção do governo neozelandês e tudo o que se seguiu é que fizeram Dotcom acreditar que não é mais seguro guardar dados no serviço, ele mesmo ressalta.

Procurados pelo TorrentFreak, o atual CEO do Mega Graham Gaylard e o COO Stephen Hall negaram tudo. De acordo com os executivos, a companhia é mantida atualmente por 17 investidores cujas identidades são divulgadas no site do governo da Nova Zelândia. Eles também argumentaram que 75% dos acionistas apoiaram as decisões recentes, portanto, não houve takeover hostil.

Mega

Gaylard e Hall também rebateram a declaração de que o serviço não é seguro afirmando, por exemplo, que o sistema de criptografia do Mega foi avaliado por vários especialistas em segurança e que nenhum problema foi encontrado por eles.

Que lado diz a verdade? Sei lá. Fato é que, no fundo, o Mega nunca inspirou confiança. No outro extremo, o posicionamento de Dotcom também é estranho: por que só agora ele reconheceu publicamente que não tem mais nenhum envolvimento com a empresa?

Para a turma do Mega, Dotcom quer se promover. Ele prometeu criar outro serviço de armazenamento nas nuvens até o final do ano, totalmente gratuito e ilimitado, sem fins lucrativos, algo nos moldes da Wikipedia. A receita para manutenção? Vai vir de doações…

Talvez eu esteja sendo cético demais, mas, a essa altura, é difícil confiar na nova promessa. Se analisarmos bem, o MegaUpload mesmo não tinha nada de revolucionário. O sucesso do serviço se fez em cima da pirataria. Kim Dotcom ganhou os holofotes pela forma “dramática” com a qual o FBI derrubou o MegaUpload. De qualquer forma, não custa ficar de olho no que vem por aí.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ProMaiden
kek, eu só notei a data do comentário depois que enviei.
Master Chief
Rapaz, volta pro futuro rs XD
ProMaiden
Visual """bonito""" (Entre aspas), na minha opinião, é o Zippyshare. Direto ao ponto, funcional e faz o que deve ser feito como deve ser feito.
Master Chief
é o azar, : (
Tiago Celestino
hahahahahahahahaha
Leandro
E eu lá estou preocupado com o que vai acontecer depois que eu morrer? Eu hein..os milhões eu vou usufruir em vida e isso já basta!
Cristian
Exatamente ahsuaehaush
Tiago Celestino
Um dia vai morrer, a mulher vai casar com outro maluco e vão viver felizes para sempre.
Leandro
Grande frustração essa de ter milhões na conta. Queria ser frustrado assim.
Tuk

Sei não, só sei que aqui funciona normal.

Ryderr3
Sei não, só sei que aqui funciona normal.
Master Chief
aqui é bem raro acontecer isso (e geralmente só quando estou logado) e olha que eu tenho fibra, acho que vou ter que reclamar com a vivo, porque eu questionei a atendente sobre isso uns tempos atras e ela disse que depende do servidor (me fiz de desentendido Hu3) e acreditei mais pra parar de falar com ela Hu3^2 o que será que pode ser, a vivo? ou meu provedor, o Terra (nem sei se a Terra é bom, só sei que quando eu tinha outro plano, com o Terra, ela nunca caia quando chovia)?
Marcos Vinícius
Quem tem que se esconder do Governo é bandido.
h1ghland3r
Nao consigo nao usar o Chrome rsrs
@Sckillfer

Eu não uso o Chrome

Exibir mais comentários