Início » Internet » Criador contra criatura: Kim Dotcom agora acha que o Mega é inseguro

Criador contra criatura: Kim Dotcom agora acha que o Mega é inseguro

Emerson Alecrim Por

Kim Dotcom ataca novamente. Desta vez, porém, de um modo inesperado: em entrevista recente ao Slashdot, o excêntrico empresário disse acreditar que já não é seguro armazenar dados no Mega. O que levaria o criador a atacar a criação?

O primeiro sinal de que as coisas poderiam seguir por esse caminho apareceu em setembro de 2013. Sem muitos detalhes, Dotcom deixou a direção do Mega dizendo que iria se dedicar ao serviço de streaming de música Megabox — outro projeto natimorto, pelo jeito — e à sua entrada na carreira política, mas deu a entender que ainda tinha envolvimento com a companhia.

Kim Dotcom

Pode ser que ele estivesse apenas se afastando para se desvencilhar de autoridades, vai saber. O que Dotcom argumenta é que ele teve que repassar o Mega integralmente a um investidor chinês porque o governo da Nova Zelândia (país onde a empresa está baseada) e "Hollywood" requisitaram recursos financeiros do empreendimento.

Ainda de acordo com a versão de Dotcom, o Mega chegou a ser avaliado em mais de US$ 200 milhões, mas a "perseguição" das autoridades da Nova Zelândia e dos estúdios de Hollywood fizeram o valor da companhia cair para US$ 10 milhões. "Eu sempre disse que esse é um caso político e a sabotagem sistemática do Mega é mais uma prova disso", completou.

Tem mais: para Kim Dotcom, a transferência do Mega foi uma aquisição hostil, ou seja, foi feita contra a sua vontade. Ele alega que o tal do investidor chinês — que estaria inclusive sendo procurado na China por fraude — utilizou uma série de artifícios para conquistar ações do Mega.

A intervenção do governo neozelandês e tudo o que se seguiu é que fizeram Dotcom acreditar que não é mais seguro guardar dados no serviço, ele mesmo ressalta.

Procurados pelo TorrentFreak, o atual CEO do Mega Graham Gaylard e o COO Stephen Hall negaram tudo. De acordo com os executivos, a companhia é mantida atualmente por 17 investidores cujas identidades são divulgadas no site do governo da Nova Zelândia. Eles também argumentaram que 75% dos acionistas apoiaram as decisões recentes, portanto, não houve takeover hostil.

Mega

Gaylard e Hall também rebateram a declaração de que o serviço não é seguro afirmando, por exemplo, que o sistema de criptografia do Mega foi avaliado por vários especialistas em segurança e que nenhum problema foi encontrado por eles.

Que lado diz a verdade? Sei lá. Fato é que, no fundo, o Mega nunca inspirou confiança. No outro extremo, o posicionamento de Dotcom também é estranho: por que só agora ele reconheceu publicamente que não tem mais nenhum envolvimento com a empresa?

Para a turma do Mega, Dotcom quer se promover. Ele prometeu criar outro serviço de armazenamento nas nuvens até o final do ano, totalmente gratuito e ilimitado, sem fins lucrativos, algo nos moldes da Wikipedia. A receita para manutenção? Vai vir de doações...

Talvez eu esteja sendo cético demais, mas, a essa altura, é difícil confiar na nova promessa. Se analisarmos bem, o MegaUpload mesmo não tinha nada de revolucionário. O sucesso do serviço se fez em cima da pirataria. Kim Dotcom ganhou os holofotes pela forma "dramática" com a qual o FBI derrubou o MegaUpload. De qualquer forma, não custa ficar de olho no que vem por aí.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ProMaiden
kek, eu só notei a data do comentário depois que enviei.
Master Chief
Rapaz, volta pro futuro rs XD
ProMaiden
Visual """bonito""" (Entre aspas), na minha opinião, é o Zippyshare. Direto ao ponto, funcional e faz o que deve ser feito como deve ser feito.
Master Chief
é o azar, : (
Tiago Celestino
hahahahahahahahaha
Leandro
E eu lá estou preocupado com o que vai acontecer depois que eu morrer? Eu hein..os milhões eu vou usufruir em vida e isso já basta!
Cristian
Exatamente ahsuaehaush
Tiago Celestino
Um dia vai morrer, a mulher vai casar com outro maluco e vão viver felizes para sempre.
Leandro
Grande frustração essa de ter milhões na conta. Queria ser frustrado assim.
Ryderr3
Sei não, só sei que aqui funciona normal.
Master Chief
aqui é bem raro acontecer isso (e geralmente só quando estou logado) e olha que eu tenho fibra, acho que vou ter que reclamar com a vivo, porque eu questionei a atendente sobre isso uns tempos atras e ela disse que depende do servidor (me fiz de desentendido Hu3) e acreditei mais pra parar de falar com ela Hu3^2 o que será que pode ser, a vivo? ou meu provedor, o Terra (nem sei se a Terra é bom, só sei que quando eu tinha outro plano, com o Terra, ela nunca caia quando chovia)?
Marcos Vinícius
Quem tem que se esconder do Governo é bandido.
h1ghland3r
Nao consigo nao usar o Chrome rsrs
F. S.
Eu não uso o Chrome
Keaton
Pois é, quando você começa a ajustar o sistema operacional novo, você acaba esquecendo o básico. lol
Keaton
Putz... arrumei tanta coisa no Windows 10 que acabei esquecendo o básico... lol...
Cristian
Só digitar na pesquisa que aparece a opção pra configurar.
h1ghland3r
Usa o próprio Chrome no nosso desktop..
Hao123
Abre o menu iniciar e digita Clear Type.
Ryderr3
Serio? aqui passa dos 3MB. Sim, MB e não mb.
Carlos Aurélio
Gosto muito do MEGA hoje ele é meu principal sistema de nuvem que uso, mas com essa notícia fiquei preocupado recentemente comprei o office 365 com 1TB no OneDriver talvez comece a fazer mudanças de arquivos. Espero que o serviço do Mega continue pois acho muito bom fácil é liso...
Master Chief
mas é bonito ; )
Master Chief
o pior é que eles limitam a net coma fazem nos site de download (uploaded e afins), nunca consegui usar meu 6 mbit de download!
Mario Junior
Concordo com tudo.
Pedro Augusto
Eita, ainda bem que não aderi ao Mega. Imagina perder todos os meus arquivos caso o FBI bata lá...
Korben Dallas
Não viaja!
Keaton
Eu consegui entupir os 50GB do Mega só com instaladores e coisas inuteis, só pela palhaçada mesmo. =p (nem uso o Mega, tava testando o limite)
Keaton
Sim, foi o Windows 10 que literalmente os drivers de video. haha (e ainda não achei onde tá o ClearType no Windows 10)
chulungs
Utilizo o Insync no Linux, é excelente não tenho do que reclamar. O único problema é que é pago (20 obamas one-time).
gicapp
Sim sim, a razão técnica se sabe, mas vejo essa como a principal vantagem do serviço.
vigia122
??
Luciano Oechsler
E você vai confiar em quem? No Governo?!
Murilo Calegari
Porque no MEGA mantém os arquivos criptografados, e para algum órgão analisar o arquivo, é preciso que o próprio dono dele disponibilize a chave da criptografia
Cristian
Provavelmente é sua configuração de vídeo, verifique se possui algum update pro driver de vídeo ou se a resolução está boa. Outra opção é verificar se o ClearType está ativado, pode melhorar a fonte.
Marcus Pessoa
Eu gosto do Mega por causa do espaço mais generoso na conta gratuita e porque tem um cliente pra Linux com todas as funcionalidades da versão para Windows. Então eu sincronizo cerca de 30 gigabytes de arquivos pessoais sem complicação. O cliente do Google Drive pra Windows é extremamente deficiente em recursos, e estão há séculos prometendo um pra Linux (que nunca vem).
Tiago Celestino
Realmente, um serviço que só tomou os holofotes da mídia especializada e policial por causa do FBI. Sem contar, que esse Dotcom não passa de um "programador" frustado que ganhou milhões por causa da pirataria.
Keaton
Hey Tecnoblog, vocês mudaram a fonte do blog ou foi o Windows 10 que zoou alguma coisa? Tá dificil pacas de ler. Edit: o Windows 10 perdeu os drivers de video. e só fui notar umas 10 horas depois. haha E claro, a culpa é da Dilma.
F. S.
Coisa que eu mais odeio é quando vou fazer download de algum mod pra Android e tá hospedado no Mega... Já que ele te força a instalar o app pra baixar, daí tenho que abrir no Firefox e solicitar o site pra desktop, fora que como ele tem um gerenciador próprio (o que ERA pra ser uma coisa boa), não tem como continuar os downloads se ocorrer algum erro na pagina.
gicapp
Pois é, um amigo de um amigo do primo do meu tio usa o Mega pra guardar instaladores/ativadores e coisas do gênero, é praticamente o único lugar que não "some" arquivos do tipo...
Bruno
esse negócio de email encriptado foi só bullshit pra atrair gente e dar matéria em sites.
Bruno
Seloko cachoeira...eu que não coloco arquivos meus ai.
Korben Dallas
Com todo o histórico desse cara/empresa, nunca confiei no serviço dele. Agora então...
Leonardo Caldas
Pois é. Esse Kim DotCom parece que é dado mesmo a esses arroubos de estrelismo... Lembro de ter lido algumas semanas depois de o MEGA começar a funcionar umas matérias discutindo o esquema de criptografia deles. Há discussões teóricas sobre fraquezas nos esquemas de criptografia, mas não acho que tenham sido exploradas na prática. E convenhamos que alguma criptografia, pelo menos para o usuário comum que não tem nada de tão sigiloso assim e precisa contar com a praticidade da nuvem, é melhor que nenhuma, né. Uma forma que acho interessante de guardar os dados na nuvem é usar o EncFS (https://en.wikipedia.org/wiki/EncFS) + Qualquer que seja a nuvem (no meu caso, uso com o Dropbox).
Sk00
Também faço apenas para salvar poucas coisas, o sistema em sí é bom, limpo e rápido porém, o MEGA/MegaUpload já não trás mais a sua segurança desde de sua derrubada, o sistema já não é mais visto como "confiável"
Ricardo - Vaz Lobo
Uso o Mega como backup do backup, mas ele poderia ter avisado antes. Tem mais: cadê o e-mail super encriptado que prometeu??