Início » Celular » Xperia M5 e Xperia C5 Ultra: a vez das câmeras frontais

Xperia M5 e Xperia C5 Ultra: a vez das câmeras frontais

Emerson Alecrim Por

De item complementar a diferencial. É assim que a gente pode definir a "ascensão" das câmeras frontais nos smartphones. A Sony começou a semana anunciando dois modelos que levam muito a sério essa nova perspectiva: o Xperia M5 e o Xperia C5 Ultra.

O Xperia M5 conta com sensor Exmor RS de 21,5 megapixels na câmera traseira. O componente oferece ainda foco híbrido, lente com abertura f/2,2 e gravação de vídeos com resolução 4K. Não é pouca coisa.

Xperia M5

Xperia M5

Na frente, as coisas continuam interessantes. A câmera frontal do Xperia M5 também é baseada em um sensor Exmor RS, mas com 13 megapixels e foco automático. Só faltou flash LED.

Já no Xperia C5 Ultra, as duas câmeras contam com sensor Exmor RS de 13 megapixels com foco automático. Sim, ambas são praticamente iguais. A câmera frontal tem até flash LED. A principal diferença é que, na frente, há uma lente de 22 milímetros mais apropriada para selfies (a lente traseira é de 25 milímetros).

Xperia C5 Ultra

Xperia C5 Ultra

Sim, tudo gira em torno das selfies. Até um passado recente, as câmeras frontais não recebiam grande atenção dos fabricantes por serem direcionadas principalmente a videoconferências. Esse tipo de atividade é pouco frequente para a maioria dos usuários e pode exigir muito da franquia de dados, logo, resoluções maiores não eram prioridade.

Mas as selfies estão mudando esse cenário. Para os adeptos dessa prática, as câmeras traseiras costumam permitir registros com qualidade de imagem satisfatória, mas esbarram na inconveniência das tentativas: como você não vê a tela, pode ter que tentar várias até conseguir a foto com o ângulo desejado.

Câmeras frontais mais sofisticadas burlam limitações como essa e ainda correspondem a outra tendência: aplicativos como Snapchat e Periscope estão trazendo nova perspectiva para transmissões em vídeo.

É pouco provável que, isoladamente, as câmeras frontais façam do M5 e do C5 Ultra fenômenos de vendas, mas é natural que os fabricantes se empenhem para se beneficiar dessa tendência. Por enquanto, só fica difícil estimar o impacto que essas câmeras dianteiras mais avançadas trarão para o bolso: a Sony ainda não revelou os preços sugeridos dos novos dispositivos.

Nas demais especificações, o Xperia M5 oferece tela de 5 polegadas com resolução full HD, processador octa-core MediaTek Helio X10 (MT6795) de 64 bits e 2 GHz, 3 GB de RAM, 16 GB para armazenamento interno de dados e bateria de 2.600 mAh. Apesar de não levar a denominação "Aqua", o modelo é à prova d’água, razão pela qual é apontado como o sucessor do Xperia M4 Aqua (avaliado recentemente aqui no Tecnoblog).

Xperia M5

Xperia M5

Como o nome sugere, o Xperia C5 Ultra aparece como uma opção para quem procura um smartphone grandalhão. O modelo tem tela de 6 polegadas com resolução full HD, processador octa-core MediaTek MTK6752 de 64 bits e 1,7 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB para armazenamento interno de dados e, graças às dimensões maiores, uma bateria de 2.930 mAh.

Xperia C5 Ultra

Xperia C5 Ultra

A Sony promete lançar ambos os aparelhos em versões com um e dois SIM cards. As vendas começam neste mês em "países selecionados". Ainda não há previsão para disponibilização no Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

The sound of silence
Gente, gostaria de comprar um xperia C5 Ultra, mas não encontro em lojas ou sites confiáveis. Alguém tem uma dica? Obrigada.
Rodrigo Frederico
O M5 é melhor que o Z2 e Z3 e deve custar no inicio em lojas oficiais em torno de 1800/1900 porem depois vai abaixar o preço, a camera traseira traz um novo sensor melhor do que os atuais usados na linha Z então vai ser melhor em tudo e principalmente pelo conector de carregador q não vem mais a tampa maldita.
Raffa EL Oliveira
Um absurdo o Z3 ter a câmera frontal de 2mgpx e um (intermediário ) vir com 13 provavelmente vai vim na faixa dos 1,800 ,2,000 ... antes pegar o Z3 porém vem a questão da câmera frontal deveria ser no máximo 1,500 pelo menos o M5 particularmente não gosto de smart com tela muito grande... baixavam o preço no M4 1000,1100 , e o M5 1,500 se quiserem alavancar as vendas .. tudo bem o MOTO G 3 1000 como a sony lança um intermediário acima de 1,500? n vende e agora o moto G é o smart modinha que é acessível a todos ...
Raffa EL Oliveira
Interessante o M5 gostei porém se vier com o preço na faixa dos 2000 como acho que deve vir ... melhor pegar um Z3.....a unica diferença seria nas câmeras frontais que é um absurdo o z3 ter pouco mais de 2 mega e um (intermediário) vir com 13 o m4 tem que baixar para 1000 e o M5 no máximo 1500 para alavancarem as vendas dos aparelhos...
Gustavo Vasconcelos
O MTK6752 do C4 e C5 já é melhor que o 615. Já li em vátios reviews com Benchmarks em sites gringos . o X10 é mais rapido ainda
Hugo Siqueira
Tenho um t2 ultra, comprei assim que lançou, na época paguei 1200. Hj encontro por 800 e talz... super bom, o problema é os 1gb de ram, os só 8gb de mem interna e a frontal que é terrível... tudo melhorado neste C5 Ultra... Só que pelo preço, acredito que não compensa fazer um upgrade, o T2 aguenta o trampo por mais uma temporada, agora quem quer entrar na linha Phablet da Sony, vai super compensar depois de alguns meses pegar o C5. Embora se ele fosse aprova d'água e a traseira fosse de 21px... ai eu teria coragem de investir
Louis
Não estou aqui para te ensinar nada. A maioria das pessoas quer informação mastigada e não tem opinião própria ou condições de ir procurar mais para avaliar determinados assuntos. No próprio Tecnoblog tem exemplos do que citei e você poderia simplesmente procurar. =)
Pedro Resende
Então tá, bem informado, mostra aí os outros com bordas menores.
Louis
Desculpa dizer isso, mas se não conhece nenhum outro smartphone com maior área frontal você é desinformado, pois, já vi um com bordas menores (só que mal planejado). Como já disse a indústria investe em bobagens, enquanto algo tão importante é menosprezado.
Pedro Resende
Cara, a tela dele ocupa 76% da área frontal, não encontrei nenhum outro aparelho com menos borda.
Jonas S. Marques
A Sony acabou de anunciar um monte de perdas nos mercados Mobile. Acho que esses aparelhos são a nova entativa dela, meio que como resetando a ideia anterior.
Marcos Tony Lehmann
Uma coisa que não entendi: o ciclo semestral de lançamentos não era para os topos da linha? O M4 foi apresentado em março e chegou ao mercado em junho (junto com o C4, apresentando em... maio). Em agosto, terceiro dia, apresentam-se seus sucessores? Se não em engano, o C4 chegou às lojas daqui na semana passada. Ainda que ela os mantenha atualizados, se existe um sucessor, o aparelho está - sim - defasado, não importa que se lance argumentos como "hardware ainda está bom", "dá um caldo" etc. O aparelho se desvaloriza ainda mais rápido do que normalmente esta desvalorização iria se dar. Quem comprar o M5 ou C5 , deverá se preparar, pois já estarão sendo anunciados um M7 e C7.
Rafael Rocha
Minha vontade de ter um Xperia fica mais forte a cada dia. Pena que os preços não ajudam em nada.
Jonas S. Marques
Se bate 50000 da pra dizer que é no mesmo nível né..
Jonas S. Marques
Melhor que o 810 não tem como ser cara, são 8 núcleos a53. Mas o clock deve der uma ajudada, além do que a GPU é outra
Exibir mais comentários