projetor-abre

Quando li este artigo, achei tão incrível que não me conformei em apenas publicar um tutorial de “como fazer seu smartphone gerar hologramas”. Resolvi arregaçar as mangas, destruir a capa de um CD velho do Daughtry e fazer a minha arte com as coisas que a natureza dá, digo, ver se isso realmente dava certo. E não é que deu?

Claro, como todo bom “faça você mesmo” da internet, as expectativas eram muito mais bem acabadas e bonitas que a realidade, mas funcionar, funcionou. É claro que a partir disso você não vai virar um Power Ranger e sair transformando seu smartwatch num morfador, ou até vai, mas a engenhoca é bem mais para se divertir e fazer mágica para seus amigos do que para criar hologramas, como sugerido.

Mas como eu faço isso, ô Renata? É simples, se você tiver não tiver a destreza e a habilidade manual de uma marmota: são necessários uma capa de CD (das de acetato duro), uma caneta para retroprojetor, um estilete, um pedaço de papel, fita adesiva e dentes fortes. A última parte eu explico já.

Como me mantive muito focada em não decepar meus dedos, não tirei fotos do processo de construção do meu próprio hologramificador, mas é mais seguro que você se baseie no projeto original mesmo.

Passo 1: desenhar um molde

Num pedaço de papel, desenhe uma forma de quatro lados e certifique-se de que a base meça 6 cm, enquanto o topo deve medir 1 cm. Ambos devem estar a 3,5 cm e os vértices da figura devem ser ligados, de modo que o layout obtido pareça com esse (o que pode ser aumentado proporcionalmente, de acordo com o tamanho final que você desejar obter):

holo1

Passo 2: transferir o molde para sua capa de caixinha de CD

Desde o advento da nuvem e dos serviços de streaming, é bem possível que você não tenha um CD em casa. Meu querido CD do Daughtry, comprado em 2009 e nunca tirado da embalagem, não serviu ao seu propósito, mas por um bem maior: foi em sua caixinha que contornei, com a ajuda da caneta para retroprojetor, o molde desenhado antes, replicado quatro vezes. E depois disso, supostamente só faltava cortar as marcações com estilete.

Supostamente, porque um estilete sozinho não dá conta de atravessar o plástico de uma capa de acetato – mas cria marcas consideravelmente fundas, o suficiente para que eu só precisasse quebrar o que restou com os dentes dedos. Desnecessário avisar que não ficará um primor em acabamento como esse:

Eu vi que você também quebrou um cantinho do plástico, tá?

Eu vi que você também quebrou um cantinho do plástico, tá?

Plástico cortado, basta juntar as arestas laterais das quatro partes e o brinquedo está pronto para usar. Apesar de parecer que não funcionará, coragem, gafanhoto, pois agora falta pouco: não pense que vai sair reproduzindo qualquer gif de gatinhos da internet em 3D, porque a parafernalha só vai projetar vídeos específicos.

O Mrwhosetheboss, dono do vídeo-tutorial, usa como exemplo esta demonstração. Para que tudo saia conforme planejado, basta rodar o vídeo em seu smartphone e posicionar a peça DIY no centro da tela. O resultado vai ser mais ou menos esse:

Expectativas

holo4

Realidade

projetor-abre

E dificuldades motoras à parte:

projetor-5

projetor-3

projetor-2

projetor-4

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

CaioAC
QUE COISA MARAVILHOSA <3
Rogério
Farei isso! Tem uns videos foda Lua com as fases https://www.youtube.com/watch?v=5DZ6D70m0pU Sol https://www.youtube.com/watch?v=e5DOApUtf7M
Jordan Pinheiro
https://www.youtube.com/watch?v=i2tS2EG0aJM
LessTech
Na verdade já existe para venda: http://m.dx.com/p/diy-holographic-3d-display-cabint-3d-projector-for-smart-phone-341984
Mateus Franklin
Youtube... https://www.youtube.com/user/ctmk01/videos
Davi Bernardo Junior
onde eu consigo o video???
Ramon Gonzalez
Ficou muito bom! Curti!
jairo
Eita....muito trabalhoso-)
Keaton
Alguém aqui acessa o imgur... isso tava lá a uns cinco dias atras. =p
Luis Carlos Rodrigues
Se alguém lançasse essa estrutura para vender, ganharia algum dinheiro...
Ricardo - Vaz Lobo
Eu que achava o máximo enfiar feijão no algodão molhado.