Início » Telecomunicações » Ibope começa a medir audiência da TV nos smartphones e tablets

Ibope começa a medir audiência da TV nos smartphones e tablets

Paulo Higa Por

O Ibope mede a audiência da TV através do peoplemeter, equipamento instalado em milhares de domicílios brasileiros que monitora o canal que as pessoas estão assistindo. Mas esses números contam apenas parte da história: hoje, quase todos os principais fabricantes produzem smartphones e tablets que permitem assistir à TV digital em qualquer lugar. A partir deste mês, essa audiência também será considerada.

O sistema de medição, chamado de TDT Mobile, foi desenvolvido em parceria com a empresa japonesa Video Research, que mede a audiência da TV no Japão. Na prática, trata-se de um aplicativo para Android que pode ser instalado em smartphones e tablets (pelas pessoas selecionadas, claro) e envia constantemente ao Ibope as informações sobre o conteúdo consumido pelo usuário.

moto-g-dtv-colors

Alguns dados curiosos: nós sabemos que, com poucas exceções (como os Xperia Z), o recurso de TV digital é voltado aos aparelhos de baixo e médio custo. No entanto, quem mais viu televisão pelo smartphone ou tablet na Grande São Paulo foi a classe AB, com 58% da fatia. Smartphone é coisa de gente jovem? Nem tanto: 70% do consumo de TV digital nos dispositivos móveis são de pessoas com idade entre 35 e 49 anos.

O horário de pico da TV móvel também é diferente da TV convencional: as maiores audiências ocorrem no almoço (entre 12h e 14h) e quando todo mundo está parado no trânsito (entre 17h e 21h), pegando um pouco do "horário nobre" que conhecemos. Até agora, a maior audiência registrada pelo Ibope nos dispositivos móveis aconteceu em uma quinta-feira.

Por enquanto, as medições são realizadas apenas nos smartphones e tablets da Grande São Paulo, mas o Ibope também registrará a audiência no Rio de Janeiro em breve. Os dados serão somados com a audiência da TV convencional.

O que uma concorrência a mais não faz, né?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sandro SAntos
Só otário acredita que existem tais aparelhos de medição....
PinPortal ✔️

Se o Ibope é tão preciso, por quê algumas emissoras contrataram a Gfk para medir a audiência por fora?

Quando não se tem argumentos, utiliza-se da agressão verbal.

Eu apresento argumentos. Você só diz duas palavras ''é estatística''. Não vou perder meu tempo com você, também responderei somente com duas palavras: ''é falha''.

Abraços, colega.

pinportal
Se o Ibope é tão preciso, por quê algumas emissoras contrataram a Gfk para medir a audiência por fora? Quando não se tem argumentos, utiliza-se da agressão verbal. Eu apresento argumentos. Você só diz duas palavras ''é estatística''. Não vou perder meu tempo com você, também responderei somente com duas palavras: ''é falha''. Abraços, colega.
evefavretto
Estatística é ciência. Seu papo furado é só isso mesmo.
PinPortal ✔️

Sim, mas é uma estatística falha.
Se fosse tudo no ''tanto faz'', a publicidade por 1000 visualizações não seria muito mais cara no Facebook do quê no Youtube.

Ué, mas o Youtube também tem estatística de que X por cento de pessoas que assistem determinado vídeo gostam de suco de laranja, por quê a empresa prefere pagar mais caro (em diversos casos) e anunciar no Facebook? Talvez porque ele não responde que estatisticamente tem X por cento de pessoas, ela analisa cada perfil de usuário e com isso tende a mostrar para o maior número de pessoas que provavelmente devem se interessar pelo anúncio.

''Estatística''. Bom, pelo menos você me fez rir, obrigado por isso :D

Estatisticamente a Marina Silva iria para o segundo turno com a Dilma e tinha chances de ganhar. Na realidade foi AécioXDilma, mas é isso aí, milhões de pessoas foram votar e o Ibope entrevistou menos de 5000 pessoas e disse que quem estava em segundo lugar era Marina e não Aécio. Ai ai, pelo menos me diverti com o quê você disse, valeu a pena. Abraços :)

pinportal
Sim, mas é uma estatística falha. Se fosse tudo no ''tanto faz'', a publicidade por 1000 visualizações não seria muito mais cara no Facebook do quê no Youtube. Ué, mas o Youtube também tem estatística de que X por cento de pessoas que assistem determinado vídeo gostam de suco de laranja, por quê a empresa prefere pagar mais caro (em diversos casos) e anunciar no Facebook? Talvez porque ele não responde que estatisticamente tem X por cento de pessoas, ela analisa cada perfil de usuário e com isso tende a mostrar para o maior número de pessoas que provavelmente devem se interessar pelo anúncio. ''Estatística''. Bom, pelo menos você me fez rir, obrigado por isso :D Estatisticamente a Marina Silva iria para o segundo turno com a Dilma e tinha chances de ganhar. Na realidade foi AécioXDilma, mas é isso aí, milhões de pessoas foram votar e o Ibope entrevistou menos de 5000 pessoas e disse que quem estava em segundo lugar era Marina e não Aécio. Ai ai, pelo menos me diverti com o quê você disse, valeu a pena. Abraços :)
jonas720
Reza a lenda.
Rodrigo Nicolau
Concordo plenamente com você, até mesmo que fossem através dos set top box acoplados às tvs de tubo passando as informações pelo Ginga, assim como as smart tvs.
Keaton
isso existe? lol
Júlio Pato
A operadora NET sabe o que assistimos o tempo todo. Pode ate colher dados anonimos, mas certamente sabem a audiencia, pois seus decoders sao "conectados".
PinPortal ✔️

E seria mais fácil com aquele projeto brasileiro Ginga, mas não vingou e as fabricantes já tinham seus sistema próprios. Resultado: hoje TV digital só melhorou a qualidade da imagem, todo o resto de multiprogramação e blablabla foi embora.

pinportal
E seria mais fácil com aquele projeto brasileiro Ginga, mas não vingou e as fabricantes já tinham seus sistema próprios. Resultado: hoje TV digital só melhorou a qualidade da imagem, todo o resto de multiprogramação e blablabla foi embora.
PinPortal ✔️

Fiel seria se fossem 200 milhões de habitantes sendo analisadas, meu vizinho pode ter a mesma idade, classe social, cor de pele, nome, tudo que eu e sermos bem diferentes. Eu posso gostar de assistir Jornal Nacional e ele novela evangélica na Record no mesmo horário.

Esse sistema do Ibope é uma piada.

evefavretto
Não é piada. É estatística, é assim que funciona.
pinportal
Fiel seria se fossem 200 milhões de habitantes sendo analisadas, meu vizinho pode ter a mesma idade, classe social, cor de pele, nome, tudo que eu e sermos bem diferentes. Eu posso gostar de assistir Jornal Nacional e ele novela evangélica na Record no mesmo horário. Esse sistema do Ibope é uma piada.
Exibir mais comentários