Início » Gadgets » Lucy, um espelho que gira sozinho para levar luz natural para dentro de casa

Lucy, um espelho que gira sozinho para levar luz natural para dentro de casa

Emerson Alecrim Por
4 anos atrás

Lucy - Solenica

O ideal é acender as lâmpadas de casa somente à noite. Mas, por uma série de razões, você pode ter algum cômodo que não fica com iluminação suficiente durante o dia. A Solenica, uma startup baseada na Califórnia, decidiu enfrentar o problema de um modo curioso: a companhia desenvolveu um equipamento chamado Lucy que se move sozinho para levar luz solar para o recinto.

A invenção tem design sofisticado, mas a ideia em si é bem simples. O dispositivo nada mais é do que um espelho giratório. O que faz Lucy atrair tanta atenção é que esse espelho se move automaticamente para seguir um foco de raios solares e, assim, refletir luz natural para dentro de casa ou do escritório.

Dependendo da localização, o equipamento consegue redirecionar até 7 mil lúmens. De acordo a Solenica, uma sala com cerca de 25 metros quadrados precisa de 5 mil lúmens para ficar bem iluminada. Esse total é equivalente à iluminação oferecida por três lâmpadas de 100 watts.

Há pelo menos duas vantagens em Lucy. A primeira é que a luz natural está associada com uma boa qualidade de vida: esse tipo de iluminação tende a ser mais benéfico aos olhos e causa sensação de bem-estar, por exemplo.

Provavelmente você já percebeu a outra vantagem: economia, essencial para tempos em que a energia elétrica vale mais que barras de ouro. Nesse sentido, vale destacar que o equipamento não exige tomada. A alimentação elétrica de Lucy é feita com energia solar — não causa surpresa, né?

Lucy - espelho

Será que funciona? Só testando para saber, mas uma coisa está clara desde já: a invenção não serve para todo e qualquer lugar. Se você mora ou trabalha em um ponto que não recebe incidência direta de luz solar (a sua casa pode estar protegida do sol por um prédio alto, por exemplo), o espelho não conseguirá refletir nenhuma luz, obviamente.

Já é possível comprar o dispositivo, mas em pré-venda. O preço é de US$ 199 mais os custos de frete. O envio, segundo a Solenica, começa em 2016. Espero que até lá certa música dos Beatles saia da minha cabeça.

Lucy - Solenica

 

Com informações: Co.Design, designboom

Mais sobre: , , ,