Quanto você economizará instalando um painel solar? O Google quer te ajudar a descobrir

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Em tempos de crise energética, com a conta de luz altíssima e um sistema de bandeiras tarifárias que ainda parece longe de acabar, pode ser interessante instalar um painel solar no telhado da sua casa. Problema: depois de gastar centenas ou milhares de reais, você sabe quanta energia elétrica será capaz de gerar? O investimento valerá a pena? O Project Sunroof, do Google, tentará ajudá-lo.

O Project Sunroof foi criado pelo engenheiro de software Carl Elkin durante o tempo livre que o Google oferece aos funcionários para que eles se dediquem aos próprios projetos. A ideia é simples: usando as imagens de satélite do Google Earth e os mapas do Google Maps, o Google consegue descobrir o potencial de geração de energia do telhado da sua casa — e calcular quanto você economizará nos próximos anos.

Para fazer os cálculos, o Google cria automaticamente um modelo em 3D do seu telhado. Isso é possível com a ajuda das fotos aéreas de altíssima definição geradas pelos novos satélites que o Google tem acesso. O algoritmo também detecta árvores e estruturas próximas (como prédios) que possam fazer sombras no seu telhado, diminuindo a eficiência do painel solar.

google-sunroof

Depois, o Project Sunroof combina os dados da sua residência com os históricos: o Google tem um banco de dados com os padrões de temperatura e formação de nuvens que influenciam na intensidade da luz solar que chega até você. Além disso, baseado na sua localização, dá para descobrir todas as possíveis posições do sol durante o ano. Uia!

Com todos esses dados em mãos, o Project Sunroof diz quantas horas de sol “aproveitáveis” você terá por ano e a área disponível para a instalação do painel solar. A ferramenta também estima o dinheiro economizado durante 20 anos — vale lembrar que os painéis solares necessitam de pouca manutenção e não possuem partes móveis; é instalar e esquecer.

Como o Project Sunroof depende de muitos dados para funcionar, a disponibilidade ainda é limitada: por enquanto, a ferramenta só funciona em algumas regiões dos Estados Unidos, em San Francisco e Boston. O Google planeja aprimorar o serviço e expandi-lo para mais locais nos próximos meses. Espero que não demore!

Pane no sistema

Tecnologia é muito mais do que processadores e telas. Por isso, gravamos quinzenalmente um Tecnocast abordando assuntos tecnológicos de um ponto de vista comportamental e que normalmente não entram no noticiário diário. No episódio 16, batemos um papo sobre a crise energética que o Brasil enfrenta, conversamos sobre como chegamos até aqui e citamos alternativas de energias renováveis. Dê o play! 🙂

Pane no sistema

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados