Início » Antivírus e Segurança » Sites privados de torrents estão banindo usuários de Windows 10

Sites privados de torrents estão banindo usuários de Windows 10

Termos de uso do Windows 10 são invasivos demais, segundo os trackers privados

Jean Prado Por

windows10_piracy

Sites de torrent estão furiosos com a Microsoft porque os termos de uso do Windows 10 preveem medidas que afetam a privacidade, como o escaneamento dos dados do usuário. Eles se juntam à crescente preocupação sobre as condições que você tem de aceitar para usar um serviço; o último caso foi com o Spotify, em que o presidente da empresa se pronunciou a respeito de mudanças repentinas e questionáveis na política de privacidade do serviço de streaming.

Dessa vez, sites que usam tracker privado para distribuir torrents, como iTS, FSC e BB, estão emitindo comunicados para seus usuários e avisando que quem usa Windows 10 não poderá baixar arquivos. Segundo o iTS, a Microsoft tem liberdade, com o sistema, de acessar o disco local do usuário e enviar o conteúdo para um dos servidores da empresa, que o escaneia a procura de conteúdo ilegal. Leia a nota enviada aos usuários:

Muitos de vocês devem ter ouvido ou lido sobre a terrível política de privacidade do Windows 10 recentemente. Infelizmente, a Microsoft decidiu abdicar de qualquer medida de proteção de dados e apresentar tudo o que eles podem coletar não só para eles, mas também para outros. Um desses é uma das maiores empresas de combate à pirataria, chamada MarkMonitor. Entre outras coisas, o Windows 10 envia o conteúdo dos seus discos locais diretamente para os servidores deles. Obviamente isso vai muito longe e é uma ameaça séria a sites como o nosso e por isso devemos tomar providências. Desde a última quinta-feira o Windows 10 está oficialmente banido do iTS. Membros que usam o sistema serão redirecionados para um vídeo que explica detalhadamente os perigos com o objetivo de elucidar o maior número de pessoas possível.

O vídeo pode ser visto logo abaixo. Outros sites, como o BB e o FSC, consideram fazer o mesmo. Segundo o BB, há indícios de que a MarkMonitor recebe os resultados das pesquisas locais feitas no sistema assim que o Windows 10 percebe que há uma conexão P2P sendo aberta, normalmente utilizada para baixar torrents.

Essa não é a primeira suspeita de que os termos do sistema operacional são invasivos demais. Como aponta o TorrentFreak, há indícios de que o Windows 10 também compartilhe a senha da sua rede Wi-Fi com seus contatos.

Quanto ao conteúdo pirateado, também há uma preocupação de que a Microsoft passe a tomar medidas para bloqueá-lo. O Contrato de Serviços da empresa, inclusive, diz que as atualizações têm o direito desabilitar jogos ilegais. A citação abaixo é da seção 7b:

Às vezes, você precisará de atualizações de software para continuar usando os Serviços. Podemos verificar automaticamente sua versão do software e baixar atualizações do software ou das alterações de configuração, incluindo aquelas que o impedem de acessar os Serviços, jogando jogos falsificados ou usar dispositivos periféricos de hardware não autorizados.

No entanto, como o contrato vale para todos os serviços da Microsoft, é provável que ele só se limite aos jogos e serviços do Xbox. Mas não custa nada lembrar que agora você não pode mais desabilitar tais atualizações, ao menos para o Windows 10 Home.

Um dos maiores problemas desses termos de uso do Windows 10, como explica o Lifehacker, é que a linguagem que o sistema usa para explicar o que vai fazer com seus dados é bem simples, o que pode criar muita confusão. Vide, por exemplo, a seção “Conhecendo você”, que melhora a biblioteca de linguagem do Windows 10 a partir do que você digita ― suas informações sensíveis, claro, não são reveladas.

Ainda que não haja nenhuma evidência de um usuário afetado por essas medidas invasivas para conter a pirataria, há uma preocupação legítima porque tais atos estão previstos nos termos de uso. Se você não se sentir confortável com a Microsoft usando seus dados para melhorar seus serviços e a usabilidade do sistema, aqui estão as instruções para “restaurar” a sua privacidade.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcel Stifler
cara eu ainda não intendo que tem gente que acha que realmente tem privacidade na internet....kkkk....não estou defendendo a micro$oft alias acho um empresa podre e mercenária, mas acordem não existe privacidade na internet. Ahh cara mas a microsoft botou no contrato que ia enviar informções e tal....e dai tu acha que as outras versões do windows não envia nada não te espiona so porque não esta no contrato, quanta ingenuidade...to usando o windows 10 pirata com jogo pirata e ta rodando tudo de boua e quem é a microsoft de bloquear porra de software pirata aqui, e o torrent só é colocar em modo criptografado que funciona se a microsoft bloquear softwares piratas ela só tem a perder. Eu acho que tem caroço nesse angu, tem alguma onda por traz ai (no bom sentido) não é privacidade, não é pirataria por que esta tudo funcionando normal o windows a google, facebook e mais uns espionando como de costume e os sofwares piratas funcionando normalmente, não sei o que é mas que tem, tem.
Guilherme Brunck
Convite do Manicomio Share: https://www.convitemanicomio.com
Fenrir007
Ninguém se importa porque quem usa Apple é um analfabeto digital.
Marcvs Antonivs
O Windows 10 é sem dúvida o pior sistema operacional já criado pela Microsoft. E ele não é pior apenas por representar um retrocesso, a meu ver, em relação ao Windows 8, mas é pior porque é um sistema mal intencionado. Na verdade a Microsoft transformou seu sistema operacional num spyware contra o qual não há sistema de segurança que possa.
leoleonardo85
Ai nunca bloqueia e você fez o downgrade a toa ahahaha Eu vou deixar, se bloquear, volto pro W8.1
Thiago Lopes
ME desculpe... erro meu. Achei que estivesse discutindo com uma pessoa sensata. Achei que você era uma pessoa que lia antes de responder. Foi mal, acho que supervalorizei você. Faz o seguinte, esquece. Você é muito foda por ser mais velho que a maioria (nunca vou entender uma pessoa se achar superior por ser velha, mas...), nem entender como uma pessoa defende uma empresa que coloca nos seus termos de serviços brechas de segurança, mas tudo bem. Aparentemente, fanboy-ismo não tem fronteiras de idade. Tchau e abraço vovô!!!!!!!!!!!
Marcos Vinícius
kkkkk querem se proteger o direito deles de serem ilegais, tem que F mesmo. Outra coisa, quando a Apple faz isso ninguém se importa, mas a Microsoft é o monstro mesmo hein???
Vitor Mikaelson
Não. Mas o Nadella demitiu toda equipe de marketing há algumas semanas.
VemCaMeuYoda

Se voce quer o grande olho da Microsoft espionando sua vida pessoal, problema seu, fanboys costumam ser cegos mesmo, não pago pau pra empresa nenhuma, só quero minha privacidade!!!

Nathan Drake
Se voce quer o grande olho da Microsoft espionando sua vida pessoal, problema seu, fanboys costumam ser cegos mesmo, não pago pau pra empresa nenhuma, só quero minha privacidade!!!
VemCaMeuYoda

Vitoria para o SteamOS.. prevejo o numero de usuarios aumentando.. quem vai ficar sem baixar aquele episodio de game of thrones ou aquela musica ou filme?

Nathan Drake
Vitoria para o SteamOS.. prevejo o numero de usuarios aumentando.. quem vai ficar sem baixar aquele episodio de game of thrones ou aquela musica ou filme?
João Santana
Não generalize, me colocando um balaio de gatos que não sabem o que é um IRQ e nunca trocaram um jumper na placa, mas pintam miséria com ACPI do PC alheio. Em seguida, já que afirma que a Microsoft clona e envia para si arquivos alheios, só me resta pedir uma coisa - prove isso. Desde 2002 essa história rola e nenhuma empresa de segurança, mesmo uma lascada como a Baidu, conseguiu demonstrar nem como prova de conceito isso. Caso não tenha provas concretas, simplesmente você está disseminando FUD e só posso pensar numa resposta para FUDs:
Thiago Lopes
Perfeito!!! Com a sua permissão, você, por contra própria (sabendo o que está fazendo... ou não) coloca um arquivo (que você acha que pode ser feito upload) para uma pasta (ou pelo próprio navegador) que será enviado para um servidor. Quando um SO CLONA seus arquivos ou simplesmente scanea seus arquivos e envia (sem seu consentimento) para servidores do fabricante é algo COMPLETAMENTE diferente do que sistema de nuvens. O erro do pessoal que lê aqui é achar que são a regra, não, vocês são a excessão, grande parte do mundo não quer a M$ escaneando seus arquivos e outra parte não pode ter a M$ escaneando seus arquivos. Muitas pessoas, universidades, empresas, jornalistas, programadores, escritoras trabalham com propriedade intelectual e usam o Windows, e essas pessoas não usam serviços de nuvem por saberem que não há segurança suficiente nisso. Agora vc vai dizer, mas existem hackers que invadem... bla bla bla... sim, existem, mas isso é um crime, o que a M$ está fazendo é legitimando a espionagem, fazendo pessoas preguiçosas (me incluo nisso), que não lêem termos de serviços aceitá-la.
João Santana
Com sua permissão, sempre. OneDrive, iCloud, Box, Dropbox, todos esses serviços e outros enviam seus arquivos para seus (deles) servidores se você os colocar em suas pastas. De outra forma, até que me apareça gente grande de verdade comprovando por a + b que a Microsoft fica escaneando milhões de discos mundo afora sabe-se lá atrás de quê, não passa de FUD.
Exibir mais comentários