Início » Celular » Moto X Play: o Android para quem gosta de bateria

Moto X Play: o Android para quem gosta de bateria

Bateria de 3.630 mAh do Moto X Play aguenta um dia inteiro de uso intenso.
Novo smartphone da Motorola tem câmera boa e chega ao Brasil custando a partir de R$ 1.399.

Paulo Higa Por
Nota Final 8.9

A terceira geração do Moto X chegou. O primeiro a chegar ao país, Moto X Play, aposta na receita de sucesso do Moto Maxx, trazendo uma bateria gigante de 3.630 mAh, mas hardware mais econômico e preço inferior. Custando a partir de R$ 1.399, o novo smartphone da Motorola promete, além de entregar boa duração de bateria, uma câmera superior e desempenho para você fazer tudo o que quiser. Será que cumpre?

É sério que a Motorola finalmente conseguiu lançar um smartphone com câmera acima da média? Como ficou o acabamento, agora que a empresa construiu um corpo de plástico? E o desempenho? Esse Snapdragon 615 rende? Usei o Moto X Play como meu aparelho principal na última semana e nos próximos parágrafos você confere todas as respostas.

Design e tela

moto-x-play-10

Em muitos pontos, o acabamento do Moto X Play é um retrocesso em relação à geração passada do Moto X. Os materiais “de verdade” que a Motorola tinha orgulho de usar no topo de linha anterior, como as bordas de alumínio e as traseiras de madeira ou couro legítimo, ficaram restritos ao modelo mais caro, o Moto X Style, que desembarcará no Brasil em setembro.

No Moto X Play, enxergo um Moto G turbinado. O aparelho é todo feito de plástico pintado e não impressiona pela precisão no acabamento. A traseira é fabricada com plástico macio ao toque e possui uma textura interessante, mas que não parece ter colaborado com o grip; por duas ou três vezes, o aparelho quase escorregou das minhas mãos.

moto-x-play-4

É a primeira vez que a Motorola coloca uma tela grande, de 5,5 polegadas, na linha Moto. A companhia fez um bom trabalho em reduzir as bordas: o Moto X Play é quase tão estreito quanto o LG G3, e a ergonomia é decente para um smartphone desse porte. Dá para se aventurar a usar o aparelho com uma mão; no entanto, devido à falta de aderência e recursos de software para facilitar o manuseio (que Samsung, LG, Apple e Asus costumam incluir nos phablets), você irá preferir usar as duas mãos.

moto-x-play-9

moto-x-play-11

moto-x-play-12

Assim como aconteceu no Moto G de 3ª geração, é possível personalizar as cores do Moto X Play pelo Moto Maker. O apelo estético é o único motivo pelo qual a tampa traseira é removível, já que a bateria é selada e o acesso aos slots Nano-SIM e microSD é realizado por meio de uma bandeja localizada no topo do aparelho.

moto-x-play-2

moto-x-play-3

Na tela, a Motorola acertou em cheio. Embora não haja o preto real do Moto X de 2ª geração, o painel LCD de 1920x1080 pixels não decepciona em nenhum momento: brilho e contraste agradam, e a saturação está muito mais equilibrada que nos AMOLEDs que a empresa costumava usar. Nas configurações, há um Modo Cor para agradar gregos e troianos: por padrão, a tela mostra cores mais vivas (Intensidade), mas os que preferem tons mais naturais e realistas podem ativar a opção Normal.

O único ponto negativo de um painel LCD num smartphone da Motorola é que o recurso Moto Tela, que exibe o relógio e prévias de notificações com o aparelho em standby, perde um pouco o sentido. Diferente do AMOLED, no qual apenas os pixels necessários são acesos para mostrar as informações, não há economia de energia no LCD. Como o Android já exibe nativamente notificações na tela de bloqueio, essa função perdeu a razão de existir — e você pode desativá-lo nas configurações.

moto-x-play-7

Software e multimídia

Pegue o Android puro, desenvolvido pelo Google. Agora, adicione um gesto para abrir a câmera rapidamente, um assistente pessoal que escuta com o aparelho em standby, um aplicativo para integrar outros produtos da Motorola e um atalho exigido pela Lei do Bem para cortar os impostos. Esse é, basicamente, o Android 5.1.1 Lollipop que roda no Moto X Play.

Não é uma abordagem que agrada todo mundo (tem gente que prefere os recursos adicionais oferecidos por uma TouchWiz ou ZenUI da vida), mas é o modelo que mais me satisfaz — se eu quiser alguma função não disponível nativamente, posso procurá-la no Google Play. Com um sistema operacional que só traz o essencial, é mais fácil adaptar novas versões do Android e manter uma certa consistência no desempenho e na estabilidade do smartphone.

moto-x-play-telas

Em relação aos aparelhos anteriores da Motorola, praticamente nada mudou no software.

moto-x-play-moto

O Moto Voz é o assistente pessoal que pode ser ativado mesmo com o aparelho em standby e tem integração com determinados aplicativos que, até pouco tempo, o Google Now não tinha. Você pode publicar um texto no Facebook, enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou tocar o clipe de alguma banda no YouTube — nem sempre o reconhecimento de voz acerta, especialmente com nomes próprios, mas na maioria das vezes funciona bem.

Os sensores embutidos no Moto X Play também permitem que o smartphone faça determinadas ações com o Assist. Se você estiver dirigindo, o aparelho pode automaticamente começar a reproduzir música no som do carro. Numa reunião, o smartphone fica em silêncio e pode enviar um SMS por conta própria para quem ligou e não foi atendido, por exemplo.

Também é possível abrir rapidamente o aplicativo da câmera, mesmo com o aparelho em standby, segurando o Moto X Play e girando o pulso duas vezes. Estranhamente, o gesto de ligar a lanterna (agitando o aparelho), presente no Moto G de 3ª geração, ficou de fora no modelo mais caro. Para acender o LED traseiro quando estiver escuro, só tocando no botão na central de notificações.

A Motorola manteve os aplicativos de mídia padrões do Google, incluindo Play Música e Play Vídeo, que suportam os codecs e formatos mais comuns, incluindo FLAC. O som, embora o design dê a entender o contrário, não é estéreo; o áudio é emitido apenas pela grade inferior do Moto X Play. Poderia ser melhor, mas ao menos a qualidade é decente, a saída é bem posicionada e não há distorções mesmo em volumes altos.

Câmera

moto-x-play-8

Durante a apresentação da nova linha de aparelhos da Motorola, a câmera foi o componente que mais teve destaque, sem dúvida. Há tempos conhecida por fazer fotos piores que os concorrentes, a empresa investiu pesado dessa vez: o sensor do Moto X Play é um Sony IMX230, com resolução de 21 megapixels e 1/2,3 polegada, o mesmo que acompanha o Moto X Style.

Câmera boa num smartphone da Motorola? Sim, é possível.

A evolução na qualidade das fotos é notável. O Moto X Play consegue entregar imagens com boa definição e pouco ruído. Diferente do Zenfone 2, as cores são equilibradas, sem estourar nos olhos. Além disso, o foco automático está rápido e preciso, o que é importante num aplicativo de câmera simples como o da Motorola, que nas configurações padrão nem sequer permite foco manual por toque.

IMG_20150828_105249132

IMG_20150822_112223069

IMG_20150827_125719203

IMG_20150827_131058628_HDR

IMG_20150827_131211977_HDR

IMG_20150827_131402753_HDR

IMG_20150827_125429301_HDR

Aliás, o software de câmera da Motorola também é controverso: enquanto outras fabricantes investem em modos específicos para melhorar a resolução de objetos detalhados, embelezar rostos ou deixar o usuário configurar velocidade do obturador e ISO, a norte-americana prefere seguir pelo caminho da simplicidade — o máximo que você pode fazer é ativar uma opção para controlar foco e exposição. Funciona bem, é isso que importa.

Em ambientes noturnos e internos com iluminação prejudicada, as imagens também são boas, embora inferiores ao que vemos nos topos de linha. A definição continua boa e o ruído fica sob controle. Há um modo noturno que pode ajudar nessas situações, desde que você aceite uma resolução menor (a foto fica com 2560x1440 pixels, aproximadamente 3,7 MP) e um nível de ruído mais elevado. Mas a definição melhora visivelmente, como você pode comparar abaixo. Cabe a você escolher.

Modo Noturno desativado: definição razoável, pouco ruído

Modo Noturno desativado: definição razoável, pouco ruído

Modo Noturno ativado: mais ruído, mas definição superior

Modo Noturno ativado: mais ruído, mas definição superior

A câmera do Moto X Play não é uma revolução entre os smartphones, mas é inegavelmente uma revolução dentro da linha Moto. Dentro de sua categoria, o Moto X Play entrega provavelmente a melhor câmera do mercado. Antes tarde do que nunca, Motorola!

Hardware e bateria

moto-x-play-13

O hardware do Moto X Play está dentro do que é oferecido pelos concorrentes atuais, como Xperia M4 Aqua e Galaxy J7. Por dentro, o smartphone tem 2 GB de RAM e processador Snapdragon 615, um chip octa-core formado por quatro núcleos Cortex-A53 de 1,7 GHz e mais quatro Cortex-A53 de 1,0 GHz, além de GPU Adreno 405. A Motorola leva uma pequena vantagem na CPU: normalmente, os núcleos de alto desempenho dos chips dos concorrentes operam a 1,5 GHz.

Snapdragon 615 é competitivo na CPU, mas desempenho gráfico é fraco para um smartphone desse porte.

É um conjunto mediano, que também oferece performance mediana, suficiente para atender a maior parte dos usuários. A questão aqui é que a Motorola sofre uma concorrência pesada da Asus, que colocou um Atom Z3580 no Zenfone 2, vendido na mesma faixa de preço. O chip da Intel é significativamente superior ao Snapdragon 615, especialmente no desempenho gráfico. Enquanto a Adreno 405 é uma GPU de entrada/intermediária, a PowerVR G6430 vem do iPhone 5s e rende muito bem.

Para ilustrar melhor o que acabei de falar, vale a pena mostrar um comparativo de benchmarks sintéticos entre os chips. Embora o Atom Z3580 não seja muito superior a um Snapdragon 615 na CPU (Geekbench), a vantagem na GPU (3DMark) é considerável.

Essa deficiência nos gráficos fica perceptível ao rodar jogos mais pesados, como Dead Trigger 2. Na qualidade alta, a Adreno 405 visivelmente sofre para manter uma taxa de frames aceitável e há engasgos em algumas cenas (é necessário manter os gráficos no baixo ou médio), enquanto a PowerVR G6430 não apresenta nenhum problema. Também senti pequenas travadinhas em animações e rolagens dentro de aplicativos, como no Facebook e Twitter.

E, claro, a RAM mais limitada, de 2 GB, significa que o desempenho multitarefa é inferior e os aplicativos em plano de fundo precisam ser recarregados com mais frequência. Não chega a ser irritante como nos smartphones com 1 GB de RAM, mas eu notei facilmente a diferença em relação aos 4 GB de RAM dos taiwaneses, que foram mais ousados no hardware.

moto-x-play-1

bateria-moto-x-play

A Motorola acertou num quesito que as outras fabricantes (o que inclui a própria Asus) ainda pecam: a bateria. O Moto X Play é concebido desde o início para ser um dispositivo com longa autonomia, e a bateria com a exagerada capacidade de 3.630 mAh não deixa dúvidas.

Comigo, a bateria do Moto X Play durou um dia e meio — ou seja, continuo precisando recarregá-la todos os dias à noite, mas tenho certeza que não ficarei sem carga antes do término do dia. O fato da Motorola incluir um carregador rápido na caixa também ajuda bastante: aqui, foi possível encher totalmente a bateria avantajada em duas horas.

No dia de teste, tirei o smartphone da tomada às 14 horas. Nesse período, ouvi 3h de músicas e podcasts por streaming no 4G e naveguei na internet (entre redes sociais, emails e páginas da web) pela rede móvel por 2h30min. A tela ficou ligada por exatamente 2h44min, com brilho no automático. No final do dia seguinte, às 23 horas (ou seja, 33 horas depois), a bateria chegou a 15%.

Portanto, mesmo com uso intenso de dados, o maior vilão das baterias, o Moto X Play consegue dar conta do recado. A autonomia é menos impressionante do que nas peças de marketing da Motorola, mas, a não ser que você jogue muito no celular ou faça um uso muito específico, é pouquíssimo provável que tenha problemas com a duração da bateria.

Notas relevantes

  • O Moto X Play perdeu os sensores infravermelho do Moto X de 2ª geração, que acionavam o Moto Tela. Mais um motivo pelo qual o recurso perdeu a razão de existir.
  • Tecnicamente falando, o Moto X Play não é um sucessor legítimo do Moto X de 2ª geração, até por causa do hardware inferior. O verdadeiro "Moto X de 3ª geração" é o Moto X Style, que traz hardware atualizado, o mesmo acabamento caprichado e as vantagens na bateria e na câmera do Moto X Play. Mas ele será bem mais caro.
  • Alguns colegas que possuem Moto Maxx reclamaram da autonomia depois de meses de uso, e há suspeitas sobre a longevidade da bateria com o carregamento rápido. Só seria possível descobrir se existe uma possível degradação na bateria do Moto X Play com um teste de longa duração.
  • O Snapdragon 615 chama a atenção por ser octa-core (o que deve ficar bem bonito na vitrine da loja), mas continuo defendendo que não deveria estar em um aparelho dessa faixa de preço. A Adreno 405 é uma GPU fraca para a categoria e o Cortex-A53 é um núcleo econômico de CPU. Isso é processador para Moto G, não Moto X.

Conclusão

moto-x-play-6

A Motorola queria entregar um smartphone com boa duração de bateria e conseguiu. O Moto X Play aguenta um dia inteiro de uso intenso sem reclamar e se mostra uma boa opção de compra para usuários que ficam conectados o tempo todo e não querem depender de um carregador (mesmo que ele seja rápido). O hardware é suficiente para rodar de maneira satisfatória tudo o que você quiser, e a Motorola melhorou bastante a qualidade da câmera.

Mas vamos pensar um pouco. Embora o Moto X Play não tenha um ponto negativo muito grave, ele não tem a mesma competitividade que vimos no Moto X de 2ª geração na época do lançamento, que continua sendo vendido pelos mesmos R$ 1.399, ou bem menos em promoções do varejo. Pelo mesmo valor, eu não acho tão interessante se abster de um design mais refinado e um hardware muito superior em troca de uma bateria maior e uma câmera melhor, mas vai de cada um pesar o que é mais importante.

Fato é que a Motorola (e não apenas ela), na faixa dos R$ 1.000 a R$ 1.500, está sofrendo uma forte concorrência da Asus, que entrega um conjunto muito interessante no Zenfone 2. Por R$ 1.299 (16 GB) ou R$ 1.499 (32 GB), os taiwaneses oferecem um aparelho com performance superior em todos os pontos — e os 4 GB de RAM certamente farão diferença na longevidade do dispositivo. Embora o Zenfone 2 também tenha seus pontos negativos, não há nada que desabone o aparelho da Asus.

A briga da nova geração de aparelhos intermediários-quase-tops-mas-com-preço-decente, portanto, fica entre Moto X Play e Zenfone 2. O que você prefere? Desempenho? Vá de Zenfone 2. Câmera e bateria? A Motorola é a melhor opção.

Moto X Play

PRÓS

  • A Motorola finalmente investiu em câmera boa!
  • Excelente duração de bateria.
  • Tela de alta qualidade, com boa saturação e contraste.

CONTRAS

  • Acabamento inferior em relação à geração anterior.
  • Baixo desempenho gráfico.
Nota Final 8.9

Especificações técnicas

  • Bateria: 3.630 mAh;
  • Câmera: 21 megapixels (traseira) e 5 megapixels (frontal);
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11ac, GPS, GLONASS, Bluetooth 4.0, USB 2.0;
  • Dimensões: 148 x 75 x 10,9 mm;
  • GPU: Adreno 405;
  • Memória externa: suporte a cartão microSD de até 128 GB;
  • Memória interna: 16 GB ou 32 GB;
  • Memória RAM: 2 GB;
  • Peso: 169 gramas;
  • Plataforma: Android 5.1.1 (Lollipop);
  • Processador: octa-core Snapdragon 615 de 1,7 GHz;
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, bússola;
  • Tela: LCD de 5,5 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels e proteção Gorilla Glass 3.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcello Corrêa
https://goo.gl/eShocr
Marcello Corrêa
https://goo.gl/dvrhhP
Marcello Corrêa
https://goo.gl/XFf1zz
Marcello Corrêa
https://goo.gl/Xt8fYS
Marcello Corrêa
https://goo.gl/EqWb7g
Marcello Corrêa
https://goo.gl/9dfZkg
Marcello Corrêa
https://goo.gl/ZUyWpo
Marcello Corrêa
https://goo.gl/nH4JBr
Marcello Corrêa
https://goo.gl/rZinRQ
Marcello Corrêa
https://goo.gl/boQEL1
Marcello Corrêa
https://goo.gl/udxwih
Marcello Corrêa
https://goo.gl/TjFC2x
Marcello Corrêa
https://goo.gl/dEo6XV
Marcello Corrêa
https://goo.gl/cTidfD
Marcello Corrêa
https://goo.gl/4f5bVW
Marcello Corrêa
https://goo.gl/c51w4Q
Marcello Corrêa
https://goo.gl/XdnMMt
Marcello Corrêa
https://goo.gl/XrRuZa
Marcello Corrêa
https://goo.gl/pycn1U
Marcello Corrêa
https://goo.gl/VkDTd6
Marcello Corrêa
https://goo.gl/TFtPpd
Marcello Corrêa
https://goo.gl/hcY3CB
Marcello Corrêa
https://goo.gl/NF4XZS
Marcello Corrêa
https://goo.gl/MpAcg6
Marcello Corrêa
https://goo.gl/L35HVd
Marcello Corrêa
https://goo.gl/iBr4y5
Marcello Corrêa
https://goo.gl/DtTfJ3
Marcello Corrêa
https://goo.gl/qmjC6d
Marcello Corrêa
https://goo.gl/KBwCXc
Marcello Corrêa
https://goo.gl/6W1Bht
Marcello Corrêa
https://goo.gl/uZr8ZM
Marcello Corrêa
https://goo.gl/P8HyHq
Marcello Corrêa
https://goo.gl/AqnbZH
Marcello Corrêa
https://goo.gl/mZg44K
Marcello Corrêa
https://goo.gl/HSvWPZ
Marcello Corrêa
https://goo.gl/epaj6E
Marcello Corrêa
https://goo.gl/2vgXuy
Marcello Corrêa
https://goo.gl/wHCVnv
Marcello Corrêa
https://goo.gl/FHW3NN
Marcello Corrêa
https://goo.gl/tLvoY5
GTR TELEFONIA
ainda fico com o x2
Vsoco
Higa, agora que o Moto X Play já está na estrada há algum tempo, é possível notar alguma degradação na bateria?
Fabiano Xrd
Comprei o Zenfone 5, problemas com a bateria e o Sim parou de funcionar, fiquei em duvida com o o Z2 e o XPlay, peguei o Z2 2 dias de uso bateria não dura 4h e o sim deu problema novamente, Hardware dele top dms porem o que adianta ter um hardware excelente e não sair da tomada ? fiz a troca pelo XPlay vamos ver agora!
Bruno Araujo
tem como concertar ?
Paulo Freitas
Dúvida entre moto x play, zenfone selfie, xperia c4, alguém pode me ajudar?
Thiago
Passando pra avisar que saiu o oficial motorola update do marshmallow no MOTO X PLAY. Não tenho root nem bootloader destravado. fui ver se tinha saído no android e quando mandei verificar ela popou.
Thiago
somos 3, se poluir o android, mudar o launcher já nem olho, por isso pra mim só existe 2 marcas de smartphone NEXUS(depende quem a google escolhe) ou Motorola, o resto simplesmente NÃO EXISTE AOS MEUS OLHOS. PS: Aquilo que o a sanguesuga vende poder ser qualquer coisa menos android, tem que fazer curso de anos pra aprender mexer naquilo que além de extremamente bagunçado e cheio de crapwars parece um carnaval de tanta cor, TENSO.
Thiago Mocci
Saio de casa as 6h, passo cerca de quatro horas com a tela ligada e usando 4G e umas três horas no Wifi e com uso médio de WhatsApp e tal. Volto em casa umas 20h. Será que esse celular sustenta meu uso intenso?
Pedro Antunes
Comprei um aparelho desse no dia 22/10/15 e com menos de 30 dias o microfone parau de funcionar , sendo assim, não consigo realizar ligações. Não consigo utilizar a função primaria de um smartphone, imagina se eu prescisar entrar em contato com algum serviço de emergencia? Procurei a fabricante e não foi feito nada além do descumprimento do CDC que diz que o aparelho deve ser trocado. Voces acham correto eu ter de ficar sem aparelho (nem que seja 30 minutos) mesmo tendo pago uma grana por ele?
Segue a comprovação das informações:

http://www.reclameaqui.com.br/15452751/motorola-do-brasil/motorola-conivente-com-falhas/

Obs.: Isso está acontecendo em varios modelos novos da fabricante.

#naoAdianteSerBonito #motorolaLixo #descumprimentoCDC
goncalves
Um aparelho muito bom mais ainda com preços muito salgados.
Neo Neoo
Pensei que o desempenho geral fosse melhor, ainda perde meu meu z1 lançado em 2013 e que, apos quase 2 anos e meio do lançamento ainda tem desempenho melhor ou igual ao dos atuais i termediarios. To vendo que o z1 veio ainda tem pelo menos um ano pela frente...
Lucas Guilherme
Poise, mas me diga oq resta com android puro? só o Style e Force que diga-se de passagem estão bem carinhos.
Moto X2 geração tá meio defasado já, comprar um em praticamente 2016 é complicado
R0gério
Eu falei que o Play era um G disfarçado de X. ;)
Valentina
E não é que hoje (13/11/2015) lançaram exatamente o Moto G Turbo, com o mesmo processador e basicamente as mesmas configurações? HAHAH
notBeto
E não é que hoje (13/11/2015) lançaram exatamente o Moto G Turbo, com o mesmo processador e basicamente as mesmas configurações? HAHAH
Euphoria Manhuaçu
Moto X Play, Galaxy A7 ou Xperia C4?
Rafael Guimarães
Ótimo review. Bastante esclarecedor, pra mim. Valeu, Higa. Os comentários também mostram o alto nível dos leitores do tb. Valeu, pela discussão, galera. Tenho várias dúvidas de usuário leigo, que sou.

Não sei se sou um usuário tão dependente de performance, mas meu celular atual pode ter me deixado mal acostumado. Uso um Nexus 5 e, apesar de alguns vídeos de comparação mais tendenciosos que outros, vejo que para a navegação e jogos o celular da LG ganha do X Play. Nem discutamos a bateria. Essa, sim, me atrai no X Play.

Como pode um celular desses "engasgar" com o Chrome? Seria mais um problema do android em geral, ou um caso isolado com o Chrome? Seria uma má escolha, da Motorola, esse processador (dois quad cores)? Será que é o caso de uma atualização resolver essas insatisfações ou vocês acreditam que o problema é pior?

Vale a pena sair de um Nexus 5 (que por sinal é meu favorito até hoje) pra o Moto X Play? Meu problema é que a tela do N5 espatifou e não quero importar uma tela agora, com as moedas estrangeiras tão fortes.

Abraço, galera.
Lucas
Comprei este celular e arrependo amargamente. Muito lento
Claudinho Ardea
Oi, então comprei um Moto X, a tela simplesmente espatifou quando houve um super aquecimento ao carregar na energia. A Motorola informou que isso não é coberto pela garantia.
Verifiquei junto ao site reclame aqui e já existe outras reclamações do mesmo problema..
Infelizmente fui cotar para colocar outra tela e o preço é absurdo, na casa dos R$ 700,00.
O aparelho é ótimo, mas infelizmente aconteceu isso, 2 meses de uso apenas
Ralison Barros
Me digam, opção ZenFone 2 ou Moto X Play ? Esta dúvida está cruel !!!!!!!!
Ralison Barros
Me digam uma coisa... O Moto X Play, ambos os chips possuem conexão 3g/4g ou apenas um deles ? O ZenFone 2 que tenho, apenas um tem este tipo de conexão... ou seja um dos chips fica sem internet !
Ricardo
Outro dia vi uma promoção do Moto Maxx por 1300, compensaria ter pego ele ou o play? Estaria saindo de um iPhone 4S/Galaxy note 2
.sauro
Sim, que saudade do Moto X 2013 e suas confortáveis 4,7".Realmente uma pena. Depois de aderir e acreditar na Motorola desde o X 2013, me vejo na infeliz necessidade de buscar na concorrência por bons hardwares com menos de 5".Dessa onda crescente e ridícula de phablets, estou fora.... olá HTC One M7.
Alexandre Marinho
Sim, que saudade do Moto X 2013 e suas confortáveis 4,7".
Realmente uma pena. Depois de aderir e acreditar na Motorola desde o X 2013, me vejo na infeliz necessidade de buscar na concorrência por bons hardwares com menos de 5".
Dessa onda crescente e ridícula de phablets, estou fora.

... olá HTC One M7.
Luiz Felipe
Né. E tipo, vi um teste de câmera entre o Zenfone2 X Moto X Play e o asus deu um banho no Play, que levou nota 9 aqui. Vai entender, né?
Magnosama
O Higa tbm respondeu (depois apagou, acho)

"A câmera é nota 10 dentro da categoria, assim como o Galaxy S6 Edge+ é nota 10 dentro da categoria.

Não faz sentido ser uma nota geral; por essa lógica, os básicos/intermediários sempre ganhariam nota 7 ou menos e os tops 9+."

Está explicado o critério adotado, com o qual não concordo diga-se,

Sim, os básicos/intermediários sempre devem ganhar nota 7, afinal, é isso o que eles são. Cobra-se mais caro pelo melhor, isso se explicita na eficiência, desempenho, qualidade e... nas notas.
A "conclusão" do review, o próprio texto (muito bem escrito) está aí pra explicitar o custo-benefício, para relativizar as vantagens e desvantagens de cada aparelho.
As notas deveriam ser objetivas e valer pra todos. Na minha opinião

Pra mim, a criação de subcategorias só gera confusão.
Mas aceito os critérios adotados pelo Higa.
Paulo Higa
A câmera é nota 10 dentro da categoria, assim como o Galaxy S6 Edge+ é nota 10 dentro da categoria.

Não faz sentido ser uma nota geral, porque todos sabem que um smartphone de R$ 1.499 não vai ser melhor (no geral) que um de R$ 3.999. Se fosse assim, os básicos/intermediários sempre ganhariam nota 7 ou menos e os tops 9+.
Caio Alexandre
As notas dos reviews do Tecnoblog, até onde eu sei, levam em consideração features x custo x benefício. Ou seja, é nota 10 pelo preço que se paga. Não vai adiantar comparar com câmera de celular de 3.000 reais.
Magnosama
Se vc der 10 pra câmera desse celular, que nota daria pra do GS6???
Não faz sentido.
Júnior Antunes
Na minha opinião o Higa ficou em cima do muro. Deu 8,9 tanto para o Zenfone 2 quanto para o Moto X Play...
Jairo ☠️
Somos 2
jairo
Somos 2
Diego Medeiros
Quem já teve um Razr I passa londe de x86. Nem Candy Crush estava disponível na época pra essa arquitetura.
Diego Medeiros
Se tivesse um Pure Edition, eu comprava.
Diego Medeiros
Acho que as telas de 5.2" tão bom tamanho. Pela cara, não veremos mais smartphones decentes da Motorola desse tamanho (um equivalente ao Moto X 2ª Geração). O jeito é pesquisar e ver o que a concorrência planeja nesse segmento.
Luiz Felipe
Então, por isso tive essa dúvida... Ainda quero ele ver batalhando com outros do mesmo patamar.
Filipe Lopes Tenorio Cavalcant
Parabéns ao autor.. Matéria perfeita!
Magnosama
Software modificado pra mim, também é impeditivo.
Magnosama
Essas notas são muito zoadas,
o próprio Higa disse que as fotos não estão ao nível dos top de linha,
a nota não cria padrão de comparação algumas com outros aparelhos...
Magnosama
Se puder,
Sempre opte por um NEXUS.

Sempre.
Magnosama
Apoiado.
Forseti
https://tecnoblog.net/wp-content/uploads/2015/08/moto-x-play-11-1060x596.jpg

Rapaz que dedo peludo...
Só queria comentar isso mesmo :p
Brincs

Tenho um Moto X 2ªG tava pensando entre pegar esse Play ou desembolsar uma grana a mais e pegar um Nexus 5 2ªG

Acho que vou optar pelo Nexus ainda... saudades do meu antigo
João Marcelo
Obrigado pela resposta, Paulo.
Luiz Felipe
Dica: A melhor adaptação será com um android "puro". Dica para você. Tenho um amigo que tinha um 4s e comprou um Moto X 2014, e agradou muito o mesmo.
Luiz Felipe
Higa, a câmera dele levou 10 mesmo? Vocês poderiam fazer um teste comparando a câmera dos smarts que foram citados nos benchmarks, nessa faixa de preço (G3, Zenfone 2, Play, etc), né? Tenho um G 2013 e tô querendo trocar, mas câmera pra mim é essencial e a desse meu motorola está me decepcionando muito. Como sempre o tecnoblog com os melhores reviews. Parabéns!
Paulo Rezende
Testei ontem e não me pareceu lento para localização. Ja estava na estrada quando testei e ate que foi rapido. Usei apenas como teste mesmo, pois prefiro o do carro, mas mesmo assim gostei.
Daniel_F
O Moto X Play tem dado umas engasgadas ao rolar páginas no Chrome e às vezes na interface mesmo. Uma pena, pois o Style tem menos bateria e é maior.
Paulo Higa
Se você estiver querendo uma tela maior ou bateria melhor, sim. Caso contrário, acho que trocá-lo por um Moto X Play seria um downgrade em todos os aspectos.

O iPhone 5s ainda deve durar uns dois anos sem reclamar, a não ser que a Apple faça um iOS 10 muito, muito pesado.
Pedro Resende
Também acho que um 2014 com câmera e bateria atualizados seria perfeito.
Pedro Resende
Você já falou tudo, play tem câmera e bateria melhores, mas desempenho consideravelmente inferior. Em relação ao visual eu discordo completamente, o play é de plástico com uma montagem no máximo razoável, enquanto o 2014 tem uma construção impecável em metal, é um aparelho muito bonito, ainda mais em mãos.
Amanda
Olá, estou em duvida sobre comprar o Moto X2 e o moto X Play. Dou prioridade a câmera sim, e a uma boa duração na bateria. Porém como vi aqui que o desempenho do Play é inferior ao do X, queria a opinião de vocês. E aparentemente, o Play aos meus olhos, é mais bonito que o X!
Ornitonick
"Concordo com o Higa: o Play deveria ser chamado de Moto G Turbo. Seria mais honesto e inteligente."

Pois é... Chamava de Moto P, que tava alí + - entre o G e o X. Não rolava tanto problema. Muita gente desapontada por que o desempenho do "Moto X de 3ª geração" é pior que o da 2ª. Pra mim o Moto X 3ª geração é o Pure Edition.
Acho que o setor de marketing da Motorola errou feio com esse nome.
usuário678
Muito bom o aparelho mas a versão de 2014 ainda compensa mais
João Marcelo
Paulo, em relação ao GPS, vc já testou a precisão dele com waze ou o mapas? Demora muito para se localizar?
Caio Mello
@paulohiga:disqus beleza cara? ótimo review! me tire uma pequena duvida rs, você acha que vale a pena trocar um 5s pelo X play em termos de Hardware? não sou fanboy, gosto do android da motorola também, uso IOS A 3 anos e acho que adaptar ao Android de novo não seria uma problema! mais e ai vale a pena pelo quesito Hardware vs Hardware, e quanto tempo será que o 5S aguenta, será que está longe de ficar igual ao iphone 4 da vida?
Daniel
Fiz um bom negócio comprando o X de 2g antes que suma das lojas. Mais barato, tela menor, acabamento impecável... E a câmera e bateria não fazem feio também.
Daniel Herrera
Fiz um bom negócio comprando o X de 2g antes que suma das lojas. Mais barato, tela menor, acabamento impecável... E a câmera e bateria não fazem feio também.
Daniel_F
O botão power não tem tanta folga como o de volume. Mas realmente... esse detalhe faz o celular parecer brinquedo. O design é o calcanhar de aquiles do X Play na minha opinião. O Antutu dele é melhor que o do meu Nexus 4, então em questão de desempenho acredito que não sentirei diferença. Vou aguardar o próximo nexus da LG e o Z5.
Jairo ☠️
O que mata os novos smartphones da Asus são os incontáveis bloatwares , mais do que a Sambug.
jairo
O que mata os novos smartphones da Asus são os incontáveis bloatwares , mais do que a Sambug.
Exibir mais comentários