Início » Aplicativos e Software » Como espelhar (e controlar) a tela do seu Android no Windows e OS X

Como espelhar (e controlar) a tela do seu Android no Windows e OS X

Vysor transmite a tela do seu Android pelo cabo USB e permite controle com mouse e teclado

Por
4 anos atrás

Não faltam métodos para espelhar a tela do seu Android no computador. Mas um novo aplicativo lançado em beta nesta terça-feira (25), o Vysor, permite exibir a tela do smartphone ou tablet no Chrome e tem um diferencial importante: você pode até mesmo controlar seu aparelho remotamente.

Você pode se interessar por:

Se você usa o iOS, consegue encontrar uma solução para o iPhone, iPad ou iPod touch neste post.

Segundo Koushik Dutta, faltava um método para navegar no seu Android como se ele fosse uma simples janela em seu sistema operacional. Assim, ele criou o Vysor, que recebe comandos do seu teclado e mouse para abrir aplicativos, digitar mensagens e o que mais sua conexão permitir.

vysor-chrome-android

Voltada para desenvolvedores, a ferramenta requer que o Android esteja conectado por um cabo USB ao computador. Dessa forma, o smartphone não só funciona como um dispositivo remoto, como também pode ser explorado com o Android Debug Bridge (adb), ferramenta para desenvolvedores que possui comandos que dão maior controle ao sistema.

Outro aspecto interessante do Vysor é a função Vysor Share. Ao abrir o assistente de conexão, visível abaixo, há um botão ao lado do modelo do seu dispositivo que permite compartilhar o controle do seu dispositivo com alguém. Basta clicar em Share que um link será copiado na sua área de transferência e poderá ser enviado para qualquer um que também tenha o Vysor.

Como fazer a instalação

vysor-share-chrome-android

Antes de tudo, é necessário que a depuração USB esteja ativada. Para fazer isso, é necessário ir em Sobre o telefone e tocar repetidamente em Número da versão. A opção Programador aparecerá no menu de configurações do Android; entre nela e habilite a depuração USB.

vysor-chrome-android-2

Com o Chrome instalado e seu Android conectado ao computador por um cabo USB, baixe e instale a extensão do Vysor na Chrome Web Store. Com o Vysor aberto, clique em Find Devices, selecione o seu dispositivo e, no Android, aceite a depuração USB no aviso que aparecerá.

Tudo pronto: basta controlar o seu smartphone como se ele fosse qualquer outra janela. Caso necessário, o Vysor também tem atalhos de teclado: o Esc funciona como o botão de voltar, o F1 ativa o botão de menu nos apps que o suportam e o botão Home… bem, funciona como o botão Home.

A conexão não é perfeita, mas atende à necessidade de controlar o Android para fazer alguns experimentos, ver o Snapchat sem pegar o celular ou até jogar Magic Touch ou TwoDots para passar o tempo. Durante os meus testes, notei que, se você usar o SwiftKey, a digitação funciona inclusive com o corretor automático.

É importante lembrar que o Vysor ainda está em fase beta, então alguns bugs ou travamentos inesperados podem surgir. Uma ou duas vezes a ferramenta travou comigo ao usar a rolagem do mouse em alguns aplicativos. Informações mais técnicas e um vídeo de demonstração podem ser acessados em vysor.io.

Mais sobre: , , ,