Início » Celular » Não tente colocar a S Pen ao contrário no Galaxy Note 5

Não tente colocar a S Pen ao contrário no Galaxy Note 5

Isso pode danificar o smartphone permanentemente

Paulo Higa Por

A caneta S Pen do Galaxy Note 5 tem uma falha de design: quando inserida ao contrário, o acessório fica travado no slot e pode danificar o smartphone de maneira permanente. Isso acontece mesmo colocando a caneta naturalmente no dispositivo, sem forçá-la, abrindo margem para que crianças inocentes estraguem seu aparelho de alguns milhares de reais.

O problema foi descoberto inicialmente pelo Android Police. Segundo o blog, não há nenhuma diferença na “resistência” que a caneta apresenta ao colocá-la do jeito certo ou errado. Além disso, não é necessário apertá-la no slot até sentir um clique; a caneta fica travada antes mesmo que você perceba.

galaxy-note-5-s-pen

Quando a S Pen fica presa no slot, existem algumas possibilidades. O Ars Technica foi mais sortudo: eles conseguiram remover a caneta, mas as funções de detecção da S Pen pararam de funcionar temporariamente — quando você remove a caneta do slot com a tela desligada, o aparelho automaticamente abre o aplicativo de notas, o que não acontecia mais. Depois de algumas tentativas, o mecanismo voltou a funcionar.

Já o Android Police não conseguiu fazer o mesmo. Na primeira tentativa, foi possível remover a caneta inserida ao contrário, mas a detecção da S Pen foi danificada permanentemente. Quando eles resolveram gravar o vídeo abaixo, a caneta ficou presa e não saiu mais — talvez fosse possível removê-la com a ajuda de ferramentas específicas, mas eles preferiram evitar mais danos ao aparelho.

Essa falha acontece no Galaxy Note 5, não nos anteriores, porque a Samsung decidiu mudar o design da caneta. Não é mais necessário puxá-la do slot, basta pressioná-la. E a largura da nova S Pen é uniforme em todo o corpo, inclusive na ponta. Nos aparelhos anteriores da linha Note, a ponta traseira era mais larga, impedindo a inserção ao contrário.

É um defeito grave, porque hoje os componentes são desenhados de forma a impedir essas coisas: você dificilmente irá queimar uma placa-mãe por ter ligado errado a fonte de alimentação ou danificar um processador por não ter prestado atenção na posição dos pinos; as peças simplesmente não encaixam da maneira errada. Não é o que acontece com o Galaxy Note 5, pelo visto.

Você foi avisado.

Atualização às 12h16. Em comunicado à BBC, a Samsung apenas sugere que o usuário leia o manual. “Nós recomendamos fortemente que nossos usuários do Galaxy Note 5 sigam as instruções no manual do usuário para garantir que eles não enfrentem um cenário inesperado causado pela inserção da S Pen no sentido inverso”. É isso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Passos C
Como retirar a caneta https://www.youtube.com/watch?v=Ascb3A3OEoA
Tiago Celestino
Putz! Pior é a Samsung pedindo para o usuário ler o manual, achando que vai resolver o problema. Realmente, tirando as tv's, eu não compro mais nada que a marca Samsung fique evidente.
aziz ur rehman
Keaton
Ai tá na hora dessa pessoa cobrar dos amiguinhos dela ou trocar de amiguinhos. =p
Renan Birck Pinheiro
"por que a pessoa colocaria a caneta ao contrário?" A pessoa não colocaria, os "amiguinhos" dela colocariam "só de brincadeira" num momento de distração.
Louis
Pior do que a falha a design é a Samsung ter a cara de pau de mandar o consumidor ir ler o manual.
Bruno Pinho

Distração...

Bruno Pinho
Distração...
Higo Ferreira
E o pior: no manual provavelmente vem escrito "nunca insira a S pen ao contrário". Q diferença isso faz? Nenhuma, já q ninguém faria isso conscientemente, e sim por distração.
Keaton
Tudo bem que a Samsung poderia ter criado uma maneira de evitar isso, mas sério... por que a pessoa colocaria a caneta ao contrário?
adrianonorthingan

não entendi muito bem, mais a Samsung tem razão horas para por a caneta ao contrario ( ah sei que essa porra chama S Pen)

Adriano Northingan
não entendi muito bem, mais a Samsung tem razão horas para por a caneta ao contrario ( ah sei que essa porra chama S Pen)
FaloNaCara ¯ _ (?) _ / ¯
A Samsung trata os consumidores dela como lixo, nem sei porque me surpreendo.
Lenovo Nexus
Tem que ser ptista pra clocar errado no buraco Burroos
Marcelo Julião
Samsung é uma piada... Fazem um design industrial de m3rd4 e se esquivam pedindo que o usuário leia o manual...! Manual?? Só pode ser brincadeira né... iPhone nem vem com manual. Ta na hora da Samsung aprender... Aliás, já passou da hora.
Exibir mais comentários