Não tente colocar a S Pen ao contrário no Galaxy Note 5

Isso pode danificar o smartphone permanentemente

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

A caneta S Pen do Galaxy Note 5 tem uma falha de design: quando inserida ao contrário, o acessório fica travado no slot e pode danificar o smartphone de maneira permanente. Isso acontece mesmo colocando a caneta naturalmente no dispositivo, sem forçá-la, abrindo margem para que crianças inocentes estraguem seu aparelho de alguns milhares de reais.

O problema foi descoberto inicialmente pelo Android Police. Segundo o blog, não há nenhuma diferença na “resistência” que a caneta apresenta ao colocá-la do jeito certo ou errado. Além disso, não é necessário apertá-la no slot até sentir um clique; a caneta fica travada antes mesmo que você perceba.

Quando a S Pen fica presa no slot, existem algumas possibilidades. O Ars Technica foi mais sortudo: eles conseguiram remover a caneta, mas as funções de detecção da S Pen pararam de funcionar temporariamente — quando você remove a caneta do slot com a tela desligada, o aparelho automaticamente abre o aplicativo de notas, o que não acontecia mais. Depois de algumas tentativas, o mecanismo voltou a funcionar.

Já o Android Police não conseguiu fazer o mesmo. Na primeira tentativa, foi possível remover a caneta inserida ao contrário, mas a detecção da S Pen foi danificada permanentemente. Quando eles resolveram gravar o vídeo abaixo, a caneta ficou presa e não saiu mais — talvez fosse possível removê-la com a ajuda de ferramentas específicas, mas eles preferiram evitar mais danos ao aparelho.

Essa falha acontece no Galaxy Note 5, não nos anteriores, porque a Samsung decidiu mudar o design da caneta. Não é mais necessário puxá-la do slot, basta pressioná-la. E a largura da nova S Pen é uniforme em todo o corpo, inclusive na ponta. Nos aparelhos anteriores da linha Note, a ponta traseira era mais larga, impedindo a inserção ao contrário.

É um defeito grave, porque hoje os componentes são desenhados de forma a impedir essas coisas: você dificilmente irá queimar uma placa-mãe por ter ligado errado a fonte de alimentação ou danificar um processador por não ter prestado atenção na posição dos pinos; as peças simplesmente não encaixam da maneira errada. Não é o que acontece com o Galaxy Note 5, pelo visto.

Você foi avisado.

Atualização às 12h16. Em comunicado à BBC, a Samsung apenas sugere que o usuário leia o manual. “Nós recomendamos fortemente que nossos usuários do Galaxy Note 5 sigam as instruções no manual do usuário para garantir que eles não enfrentem um cenário inesperado causado pela inserção da S Pen no sentido inverso”. É isso.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados