Início » Gadgets » Financie isso: SmartHalo, o dispositivo que transforma a sua bicicleta em “smartbike”

Financie isso: SmartHalo, o dispositivo que transforma a sua bicicleta em “smartbike”

Por
4 anos atrás

SmartHalo

Você decide trocar o carro por uma bicicleta para ir ao trabalho. É uma ideia bacana: você faz atividade física, não gasta com combustível, não polui o ar e tal. E se fosse possível melhorar ainda mais essa experiência deixando a sua bike “inteligente”? Essa é a proposta do SmartHalo, projeto que entrou em campanha no Kickstarter nesta semana.

Na primeira olhada, o dispositivo se passa por um enfeite de gosto duvidoso. Mas os LEDs existentes ali é que tornam a ideia interessante. Essas luzinhas são contextuais, digamos assim.

Em primeiro lugar, você deve instalar o SmartHalo no guidão da bicicleta — de qualquer bicicleta. Depois, sincronizar o dispositivo com o seu smartphone via Bluetooth (há versões do app do aparelho para Android e iOS). Com isso, você conseguirá usar determinados recursos do celular sem tirá-lo da bolsa ou mochila.

Você pode, por exemplo, traçar uma rota na função de mapas do aplicativo. O SmartHalo te ajudará a chegar ao destino acendendo luzes para você virar à esquerda, seguir em frente, fazer uma conversão, entrar na próxima rua à direita, enfim.

O dispositivo também aciona LEDs para te notificar sobre chamadas ou mensagens e emite alertas sobre o clima (o SmartHalo é à prova d’água e poeira, não se preocupe se chover ou se houver lama no seu caminho).

SmartHalo

Para os esportistas de plantão, o aplicativo também analisa a sua corrida para informar distância percorrida, velocidade média, estimativa de calorias gastas e por aí vai. Esses parâmetros são verificados por sensores presentes no SmartHalo.

Um desses sensores mede a iluminação. Quando estiver escurecendo, o SmartHalo ligará a luz frontal automaticamente. Essa luz, afirmam os projetistas, tem 250 lúmens, o suficiente para iluminar o seu trajeto e fazer você ser notado por motoristas na mesma via.

SmartHalo

Com todos esses recursos, é bom guardar o SmartHalo ao deixar a bicicleta em algum lugar, certo? Na verdade, não precisa. O dispositivo também funciona como alarme contra furto.

Talvez você tenha que tirar o SmartHalo da bicicleta apenas para recarregá-lo, já que o procedimento é feito via porta USB. Mas essa não será uma tarefa frequente: a autonomia da bateria (de 2.000 mAh) é estimada em três semanas.

SmartHalo

Por que é legal? O SmartHalo oferece recursos que tornam as suas pedaladas mais seguras e interessantes. Só faltou um assistente de voz: “vai, molenga! Mais 10 km!”.

Por que é inovador? Porque o dispositivo funciona em praticamente qualquer bicicleta e se baseia em sinais luminosos que são fáceis de interpretar — avisos escritos podem tirar a sua atenção sobre o tráfego.

Por que é vanguarda? A ideia não é nova. O Cobi apareceu antes e é um dispositivo com funções semelhantes. O diferencial do SmartHalo é que você não precisa acoplar o smartphone ao dispositivo, basta deixá-lo por perto.

Vale o investimento? Se a bicicleta fizer parte do seu dia a dia ou se você costuma percorrer distâncias consideráveis com ela, é uma ideia a se considerar. No momento, é possível adquirir uma unidade por US$ 131 (os pacotes mais baratos estão esgotados).

A meta de arrecadação é de US$ 67 mil. A CycleLabs, startup responsável pelo projeto, precisou de pouco mais de 24 horas para batê-la. Ou seja, a campanha já deu certo. O envio do SmartHalo está previsto para maio de 2016.