Se você estuda, sabe como às vezes é chato fazer com que seu trabalho acadêmico siga todas as normas ABNT de prontidão. Depois de um tempo é possível se acostumar, mas no começo isso chega a ser um empecilho para terminar a tarefa rapidamente.

Em decorrência dessa dificuldade que muitos enfrentam no início, existem várias ferramentas para facilitar a formatação. Uma delas é o FastFormat, site que ajuda a escrever vários tipos de trabalhos acadêmicos sem precisar seguir as regras na hora de digitar o conteúdo do texto ou as referências.

fastformat-abnt-2

O site tem um simples editor para escrever o trabalho, que divide a tela com uma prévia do documento devidamente formatado. As ferramentas mais comuns para editar o texto estão presentes, como corretor ortográfico, opção de justificar o texto, citar outros autores e uma busca que também é capaz de substituir palavras ou frases.

Para quem precisa colocar equações e operações matemáticas, o FastFormat também faz a formatação em LaTeX, com direito a visualização da equação logo após a escrita. Também é possível, a partir do editor, contabilizar os caracteres e palavras do seu trabalho, seja no resumo, título ou conteúdo principal.

Outro benefício da ferramenta é que ela guarda um histórico de alterações de todo o seu trabalho, então é possível comparar as versões e até mesmo recuperar alguma versão antiga. A menos que o seu computador desligue subitamente durante a elaboração do trabalho, não é necessário se preocupar com perda de dados: tudo o que é feito no FastFormat é salvo na nuvem e você só guarda o documento na hora da impressão ou se quiser fazer alguma alteração no futuro.

fastformat-abnt-1

A biblioteca de templates do FastFormat é bem ampla, inclusive: vai desde os mais comuns, como trabalhos acadêmicos e artigos científicos nas normas da ABNT, até periódicos, conferências científicas, TCCs e teses. Para algumas universidades, como USP, UFSC, UFAL, UnB, UECE e outras, há um template com capa personalizada para ser utilizado.

Também é possível, a partir da ferramenta, automatizar uma das partes mais chatas na hora da confecção de qualquer trabalho acadêmico: a padronização das referências. Livros, sites, periódicos, artigos e muitos outros podem ser cadastrados no gerenciador de referências e copiados para o seu documento sem problemas.

Por fim, o FastFormat aceita a exportação do trabalho em PDF, que também pode ser aberto no Word ou Google Drive. Qualquer um pode criar uma conta no site ou fazer login pelo seu perfil do Facebook ou conta do Google aqui.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruna Gonçalves

É sério isso Márcio?
Vou baixar então, tenho um PAPER para fazer.

Márcio Silva
O pior de tudo é o tempo que leva pra padronizar. Meu colega teve a brilhante ideia de criar um padronizador de trabalho acadêmico. Rerere. Agora com poucos click a gente padroniza um trabalho. Não acredita? rsrrs segue o linck e seja feliz http://bit.ly/2n8kzxS
João Santana
De boa :)
Sergio
Muito obrigado!
Ailson Junior
Espetacular.
Di Almeida
"como a insistência em dizer que Times New Roman é ABNT, quando a norma diz "fonte serifada"" interpretei errado esse trecho. =P
João Santana
De fato, jovem padawan, TNR é uma fonte serifada. Mas não é a única. Georgia, por exemplo, também é serifada; entretanto, há orientadores que teimam em dizer que Gerogia (e Constantia, Garamond, Palatino, entre outras serifadas) não pode ser usada "porque não é ABNT".
Di Almeida
Desculpe a leiguice, mas times new roman não é serifada? Pra mim, sempre foi mais correto usá-la do que arial, por ex.
G. C.
Espero que seja atualizado automaticamente. ABNT lança novas normas praticamente todo ano pra vc ser obrigado a comprar o livro deles (a maior bizarrice do planeta. Um padrão acadêmico ser um padrão proprietário e fortemente protegido por direitos autorais).
Gabriel Arruda
Ótimo mesmo, usar LaTeX é uma libertação mas sei como é "inacessível" para a maioria das pessoas.
Carlos Aurélio
Muito bom.......
Marcos Villas
Bom ou ruim tem de estar dentro da norma. O conteúdo é uma outra fase de avaliação, que não está em questão. A ferramenta é de grande valia.
Louis
Matéria excelente.
Jorge Bevilacqua

Aí você já está entrando em outra questão. O foco da ferramenta, que é a formatação nos padrões, é uma excelente iniciativa. Inclusive parabéns aos autores do projeto, muito interessante.

Renato Dantas
Aí você já está entrando em outra questão. O foco da ferramenta, que é a formatação nos padrões, é uma excelente iniciativa. Inclusive parabéns aos autores do projeto, muito interessante.
Exibir mais comentários