Início » Telecomunicações » Falta pouco para o início do fim da TV analógica, mas…

Falta pouco para o início do fim da TV analógica, mas…

Na cidade-piloto, a migração para o sinal digital está mais complicada que o previsto. E agora?

Paulo Higa Por

O sinal da TV analógica está próximo de acabar. Pelo menos na teoria. Na prática, a migração para o sinal digital está mais complicada que o previsto. No município de Rio Verde (GO), que foi escolhido para ser o primeiro a ter o switch-off, marcado para 29 de novembro, pouca gente tem acesso à televisão digital — e as coisas estão tão confusas que não dá nem para saber exatamente quantas são.

O desligamento ocorrerá em várias fases, até 25 de novembro de 2018, e será importante para liberar a frequência de 700 MHz para o 4G. Neste ano, apenas os habitantes de Rio Verde, que foi escolhida como cidade-piloto, irão parar de receber a TV analógica. Ao longo de 2016, será a vez das principais capitais, começando por Distrito Federal, São Paulo e Belo Horizonte — aqui tem a lista completa.

telefunken

O problema é que, conforme determinado pelo Ministério das Comunicações, pelo menos 93% dos domicílios do município devem estar aptos a continuar assistindo TV para que o sinal analógico seja desligado. Em Rio Verde, isso está longe de acontecer. O Convergência Digital teve acesso a uma pesquisa do Ibope revelando que “entre 24% e 53% dos cerca de 55 mil lares da cidade de 200 mil habitantes tem condições de continuar assistindo televisão aberta depois do desligamento”.

Tirando a margem de erro absurda, é uma penetração muito baixa para um desligamento que acontecerá daqui a menos de três meses: na melhor das situações, pelo menos metade dos domicílios teria que comprar TVs novas ou conversores digitais (que custam entre 180 e 220 reais na cidade) em pouco tempo, e a situação econômica do país não parece favorecer esse tipo de gasto.

É verdade que o governo dará conversores gratuitamente para 14 milhões de beneficiários do Bolsa Família, o que pode ajudar na transição, mas não tanto na cidade goiana — lá, são apenas 7 mil famílias beneficiadas. Além disso, o governo terá que adquirir conversores alternativos para os habitantes de Rio Verde, já que não haverá tempo para comprar os aparelhos compatíveis com Ginga, que serão distribuídos apenas a partir de 2016.

Calma que tem mais problema para resolver: em muitas cidades, o que inclui Rio Verde, as retransmissoras de sinal pertencem à prefeitura local. Nem sempre, especialmente nas cidades menores, há profissionais capacitados ou verba disponível para digitalizar os equipamentos. Também não basta simplesmente que as prefeituras peçam ajuda para as emissoras de TV, porque isso depende de ajustes jurídicos.

O desligamento da TV analógica já foi adiado algumas vezes. O plano inicial era encerrar as transmissões em todo o território nacional em 2016, enquanto o projeto atual é fazer um desligamento progressivo até 2018. Com todas essas dificuldades, será que agora vai? Eu tenho minhas dúvidas.

Você já tem sinal de TV digital em casa?

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vagner "Ligeiro" Abreu
Não.

Primeiro porque na verdade são faixas padrões e já estabelecidas por órgãos internacionais. Segundo, porque a manutenção de transmissão analógica não é de interesse dos grupos de comunicação. Sistemas analógicos ocupam mais áreas de transmissão do que sistemas digitais. Considerando que a ideia é aproveitar parte da faixa VHF ou UHF para telefonia celular / telecomunicações, continuar com a TV analógica pode gerar problemas.
Vagner "Ligeiro" Abreu
Quem sente que precisa se atualizar, se atualiza. Há mais pessoas que vocÊ imagina que conhece uma Santa Ifigênia ou similar na cidade, pois as pessoas sempre buscam coisas baratas e boas para comprar, e não querem ficar reféns de quem cobra caro para fazer as coisas.

Quem prefere comodidade, já contrata um antenista e compra com ele conversores e antenas. E isso ainda tem no mercado. O giro está rápido, mas tem.

Não costumo entrar em lojas grandes de departamentos, mas tenho que admitir - não vejo muito conversor sendo vendido por lá. Até porque eles vendem TV já com conversor embutido.

Quem quer usar um conversor só para sua tv antiga, recorre a lojinha de importados e eletronicos do bairro. E os preços estão dentro de uma média - entre 100 a 150 reais.
Victor Melo
Exato, esqueci de mencionar a internet (ou antena secundária). Obrigado pela correção.
Victor Mello
Exato, esqueci de mencionar a internet (ou antena secundária). Obrigado pela correção.
@Sckillfer
Bom, eu já fui em uma Casas Bahia e não tinha TV de lcd convencional e menor que 32" a venda, só led cara. Quanto a conversores, quem precisa converter suas TVs (a massa) vai saber que tem que ir na Santa Efigênia? Ou sequer tem uma Santa Efigênia por perto? O foco aqui não é quem acessa blog de tecnologia e tem acesso a isso, tv tá na casa de qualquer um em qualquer lugar e é esse qualquer um em qualquer lugar que precisa se atualizar.
F. S.
Bom, eu já fui em uma Casas Bahia e não tinha TV de lcd convencional e menor que 32" a venda, só led cara. Quanto a conversores, quem precisa converter suas TVs (a massa) vai saber que tem que ir na Santa Efigênia? Ou sequer tem uma Santa Efigênia por perto? O foco aqui não é quem acessa blog de tecnologia e tem acesso a isso, tv tá na casa de qualquer um em qualquer lugar e é esse qualquer um em qualquer lugar que precisa se atualizar.
Vagner "Ligeiro" Abreu
Da última vez que dei uma olhada, uma Philco 18" com conversor era em torno de 600 reais. E TVs abaixo de 32" costumo ver muito por aí, mas o carro chefe de vendas devido ao conforto visual é o de 32.

Quanto a conversores, isso na verdade está tendo giro rápido. Costumo ir a Santa Ifigênia e os preços até que aumentaram - um modelo considerado bom é em torno de 110 reais.

Quando você fala de "modelo velho", na verdade é como o sistema aparenta. Os conversores mais baratos e feitos na China tem uma interface que lembra muito sistemas 8-16 bits.
Vagner "Ligeiro" Abreu
Há muita coisa que é falada, mas o pessoal não vê o todo, como até a matéria fez bem :)

O custo de implantação de TV digital é realmente muito caro. Não sei quanto, mas basta imaginar quanto sai o valor de equipamentos de edição digital. Fora os custos (no site da Anatel) de fiscalização e ativação da antena.

Outro ponto também é a visada: onde um transmissor pode ficar ligado e ter eficiência suficiente para atender uma cidade. Um raio de ação de um transmissor chuto que se daria em 20 km aproximadamente - se eu estiver errado, agradeço correções.

Uma coisa que falta também é identificar onde ficam estas torres de transmissão. A Globo mesmo tem um site que identifica onde fica cada transmissor, retransmissor e afiliada em uma região - coisa rara de ver em outras emissoras.

A questão do uso da parabólica também conta. Se um sistema de transmissão de TV digital tem alcance de 20 km, não atende todas as cidades. Tanto é que serviços de parabólica são mais usados que os de antena UHF (e VHF, no caso do sistema antigo). Existem hoje a venda aparelhos que prometem "todos os canais abertos" por um preço único relativo ao aparelho - Claro Livre, Oi Aberta, Satmax, etc...

Se fosse barato e prático a adoção da TV Digital, pode ter certeza que já teriam desligado o sinal da TV analógica antes do tempo.

Uma coisa que não vejo pesquisar: quantas pessoas em Rio Verde realmente usam o sinal aberto, e quantas pessoas usam outras formas de recepção (Parabólica paga, parabólica livre, "gatonet", via internet)?
Fabio Lima
Tenho sinal Digital!Mas vejo que será um grande problema fazer desligamento do sinal analogico.
Fabio Vieira Lima
Tenho sinal Digital!
Mas vejo que será um grande problema fazer desligamento do sinal analogico.
Eliezer
Aqui na minha cidade de menos de 10 mil hab. sem chance nunca vai chegar o sinal digital...
Roberto
Aqui acaba ano que vem e só tem a Globo e o SBT em HD! Quero só ver...
Higo
Na cidade q moro, pelo menos, o problema não é conversor, mas sim a penetração do sinal. Basta um morrinho pra não pegar mais nada.
Yago G. Oliveira
Minha cidade com 160 mil hab. Ainda nem tem Globo digital... Assim não dá também!O certo seria desligar de uma vez, obrigar a população a migrar para uma coisa que funcione bem melhor. E as emissoras também precisam fazer o trabalho delas.
Yago G.
Minha cidade com 160 mil hab. Ainda nem tem Globo digital... Assim não dá também!
O certo seria desligar de uma vez, obrigar a população a migrar para uma coisa que funcione bem melhor. E as emissoras também precisam fazer o trabalho delas.
R0gério
TV aberta faz tanta falta assim? Se parassem de ver trocentas novelas por dia, jornais com notícias "questionáveis" e etc talvez fosse até melhor.
Eduardo Papa
e deveriam mesmo fazer isso e acabar com essa bobagem... nos E.U.A foi +/- assim...
vide pelo mundo http://goo.gl/aDkZ
Eduardo Papa
fora que qualquer um tem R$ 200 ou pouco mais para comprar os galaxy pocket ou lumia mais simples... mas comprar uma caixinha para fazer a televisao ninguem vai gastar...
Luciano
Em Aracaju-SE, temos 13 canais analógicos, sendo 7 religiosos. Dos 13 canais, 7 já são digitais, sendo 2 religiosos. Já aqui em casa, apenas uma TV, a da cozinha, é analógica, as demais são todas digitais e com conversores integrados.Sobre a TV aberta, eu mesmo já abandonei até a TV por assinatura, hahaha, e só consumo vídeo do Netflix, Crackle, TED, um pouco de Red Bull TV e canais no YouTube e Vimeo.Eu adquiri um Roku Streaming Stick ($39,90 = ~R$ 150,00) recentemente para por na TV LCD (sem função "Smart") da sala na tentativa de fazer com que meus pais abandonem a TV aberta e a TV por assinatura, no caso atual, a GVT, e entrem em um mundo melhor (rs). Eu não consegui, ainda, tirá-los da TV aberta, mas praticamente os convenci de cancelarem a GVT TV, sendo que eles assinam TV via satélite desde o ano de ~1996/97, e partam para a criação de sua própria programação. Também ajudou nessa decisão parcial a criação de um servidor FTP com a disposição de conteúdo selecionado e disponível na internet, como no archive.org e southpark.cc.com (esse último para mim e minha irmã :))
Luciano Lima
Em Aracaju-SE, temos 13 canais analógicos, sendo 7 religiosos. Dos 13 canais, 7 já são digitais, sendo 2 religiosos. Já aqui em casa, apenas uma TV, a da cozinha, é analógica, as demais são todas digitais e com conversores integrados.
Sobre a TV aberta, eu mesmo já abandonei até a TV por assinatura, hahaha, e só consumo vídeo do Netflix, Crackle, TED, um pouco de Red Bull TV e canais no YouTube e Vimeo.
Eu adquiri um Roku Streaming Stick ($39,90 = ~R$ 150,00) recentemente para por na TV LCD (sem função "Smart") da sala na tentativa de fazer com que meus pais abandonem a TV aberta e a TV por assinatura, no caso atual, a GVT, e entrem em um mundo melhor (rs). Eu não consegui, ainda, tirá-los da TV aberta, mas praticamente os convenci de cancelarem a GVT TV, sendo que eles assinam TV via satélite desde o ano de ~1996/97, e partam para a criação de sua própria programação. Também ajudou nessa decisão parcial a criação de um servidor FTP com a disposição de conteúdo selecionado e disponível na internet, como no archive.org e southpark.cc.com (esse último para mim e minha irmã :))
@Sckillfer
Já começa errado por escolher como piloto uma cidade tão atrasada, ao invés de ver qual já tá mais encaminhada pro processo. Daí vem o detalhe de que ninguém vai trocar de TV até interomperem o sinal.É certo interomper o sinal sendo que a maioria das pessoas da cidade vão ficar sem acesso a tv? Depende, tem uma marca da água/avisos constantes da udança a alguns meses? Considerando que TVs analógicas geralmente são pequenas e tvs LCD com sinal digital pequenas são baratas, o problema seria de quem deixar pra comprar em cima da hora. E forçar a compra pode ajudar a economia (não se saí da crise sem a circulação do dinheiro aumentar).Mas a realidade é... Alguém que fala em conversor digital realmente já procurou por um? Alguém já foi procurar uma TV menor pra comprar? Conversores digitais basicamente não existem no mundo real, os que existem são modelos velhos, caros, complicados e difíceis de achar. E as fabricantes de TV basicamente baniram as TVs pequenas/baratas do mercado, vá em uma casas Bahia da vida... Só tem TV de LED de 32" ou mais a venda.
F. S.
Já começa errado por escolher como piloto uma cidade tão atrasada, ao invés de ver qual já tá mais encaminhada pro processo. Daí vem o detalhe de que ninguém vai trocar de TV até interomperem o sinal.

É certo interomper o sinal sendo que a maioria das pessoas da cidade vão ficar sem acesso a tv? Depende, tem uma marca da água/avisos constantes da udança a alguns meses? Considerando que TVs analógicas geralmente são pequenas e tvs LCD com sinal digital pequenas são baratas, o problema seria de quem deixar pra comprar em cima da hora. E forçar a compra pode ajudar a economia (não se saí da crise sem a circulação do dinheiro aumentar).

Mas a realidade é... Alguém que fala em conversor digital realmente já procurou por um? Alguém já foi procurar uma TV menor pra comprar? Conversores digitais basicamente não existem no mundo real, os que existem são modelos velhos, caros, complicados e difíceis de achar. E as fabricantes de TV basicamente baniram as TVs pequenas/baratas do mercado, vá em uma casas Bahia da vida... Só tem TV de LED de 32" ou mais a venda.
Caleb Enyawbruce
Como minha LCD é de antes dessa história de conversor integrado, comprei um conversor ha muito tempo atrás, e uso de boas aqui.
Ramon Gonzalez
Como minha LCD é de antes dessa história de conversor integrado, comprei um conversor ha muito tempo atrás, e uso de boas aqui.
Douglas B
Receptor digital é uma porcaria, pois é 8 ou 80: ou pega, ou não pega. Não tem essa de ficar chiando mas dar pra ver. Se onde vc mora o sinal for fraco, perde a imagem e o som! E a transmissão é horizontal, ou seja: mora em região montanhosa (tipo BH)? Estás f*****o. Aqui na divisa de BH com Ibirité, onde moro, só pega Record, Band e Rede Minas no digital. A Globo e o SBT raramente são exibidos, e as demais nem sequer aparecem. E só o meu bairro sozinho tem 20 mil habitantes. Seria melhor o governo investir de modo que todos possam adquirir TVs via satélite, pois essa pega até no pior buraco. Tudo bem que com chuva o sinal cai, mas o modelo digital tbm é ruim, então... e não é toda hora que chove forte, logo, vantagem pro satélite. Mas o governo sempre pensa pelo lado errado, né? Incrível a capacidade dos especialistas que temos nos governando.Já temos os satélites, só falta o povo comprar a antena! Agora, no caso da digital, terão de IMPLANTAR todo o sistema... mais dinheiro desaparecendo em projetos estranhos.
Douglas Baião
Receptor digital é uma porcaria, pois é 8 ou 80: ou pega, ou não pega. Não tem essa de ficar chiando mas dar pra ver. Se onde vc mora o sinal for fraco, perde a imagem e o som! Aqui na divisa de BH com Ibirité, onde moro, só pega Record, Band e Rede Minas no digital. A Globo raramente é exibida, e as demais nem sequer aparecem. E só o meu bairro sozinho tem 20 mil habitantes.
Seria melhor o governo investir de modo que todos possam adquirir TVs via satélite, pois essa pega até no pior buraco. Tudo bem que com chuva o sinal cai, mas o modelo digital tbm é ruim, então... e não é toda hora que chove forte. Mas o governo sempre pensa pelo lado errado, né? Incrível a capacidade dos especialistas que temos nos governando.
Douglas B
Ou então os Sky Livres, Oi Livres, Claro Livres que tem por aí...
Douglas Baião
Ou então os Sky Livres, Oi Livres, Claro Livres que tem por aí...
Robledo Gomes
Acredito que não, porque a antena da Sky livre é uma pequena, e a deles é da normal, da grande.
reinaldol
No momento não tenho, e nem tenho interesse, já que assisto muito pouco essa programação lixo da tv aberta, no fim de semana praticamente não temos o que assistir, então logo a tv aberta que aí esta não me fará falta.
FeripeHatsune
Resumindo, o (des)governo mudou tudo, o GINGA apesar de ser suportado em algumas TVs, virou perfumaria.
Jamis Casusa
A Oi oferece
tuneman
aqui em Passo Fundo o sinal da RBS/Globo é o pior. Band, SBT e até a Rede Vida possuem sinal impecável. Agora se quiser assistir a rede Glóbulo vai precisar de uma antena externa.
tuneman
alguma delas oferece saida hdmi no plano mais básico?
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Acho que sim, mas teria que trocar os televisores e receptores igual.
Supersonic
Acho que sim, mas teria que trocar os televisores e receptores igual.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Não, para desbloquear o sinal da Claro tem que ter uma segunda antena ou tem que estar com o set-top-box ligado à Internet para pegar a codificação do canal.
Supersonic
Não, para desbloquear o sinal da Claro tem que ter uma segunda antena ou tem que estar com o set-top-box ligado à Internet para pegar a codificação do canal.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Será que não é o plano livre da Sky?
Supersonic
Será que não é o plano livre da Sky?
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Qualquer esquina tem antena com receptor a venda para fazer gato do satélite, mas pode ser também os planos livres que tem na Claro e Sky.
Supersonic
Qualquer esquina tem antena com receptor a venda para fazer gato do satélite, mas pode ser também os planos livres que tem na Claro e Sky.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
A claro e Sky tem sistema sem assinatura.
Supersonic
A claro e Sky tem sistema sem assinatura.
Trovalds
Gotcha!
alersson donski
já deveriam ter mudado, mas ficam com esse mimimi, mude de uma vez, quem quiser ver tv que vá atrás do conversor
Antônio
Eu já tenho sinal digital em casa. Pela parabólica. Eu acho que, em vez de esperar o sinal digital chegar à cidade/região (em Guaxupé — 55 km de onde moro — já há sinal digital de uma afiliada da Globo), as pessoas deveriam comprar um receptor digital para parabólica. Eu paguei um pouco caro no meu (R$ 349,00), porque ele é específico para TVs LCD/LED/Plasma FULL HD e não possui compatibilidade com sinal analógico da parabólica. Mas há receptores comuns que são digitais (apenas SD) e analógicos ao mesmo tempo por cerca de R$ 180.
Antônio Reis
Eu já tenho sinal digital em casa. Pela parabólica. Eu acho que, em vez de esperar o sinal digital chegar à cidade/região (em Guaxupé — 55 km de onde moro — já há sinal digital de uma afiliada da Globo), as pessoas deveriam comprar um receptor digital para parabólica. Eu paguei um pouco caro no meu (R$ 349,00), porque ele é específico para TVs LCD/LED/Plasma FULL HD e não possui compatibilidade com sinal analógico da parabólica. Mas há receptores comuns que são digitais (apenas SD) e analógicos ao mesmo tempo por cerca de R$ 180.
Wagner
A maioria das pessoas já tem conhecimento da TV digital, inclusive nas "comunidades", o que falta é vontade e necessidade de mudar. Se o sinal analógico ainda funciona, porque gastar uma grana comprando o conversor?
Wagner Bonfim
A maioria das pessoas já tem conhecimento da TV digital, inclusive nas "comunidades", o que falta é vontade e necessidade de mudar. Se o sinal analógico ainda funciona, porque gastar uma grana comprando o conversor?
Wagner
Eu nem me assusto mais quando vejo uma casa detonada, sem reboco, com uma telona LED na sala.
Wagner Bonfim
Eu nem me assusto mais quando vejo uma casa detonada, sem reboco, com uma telona LED na sala.
Bruno Guerreiro
Estava pensando nisso também...
Quanto mais tempo o governo adiar o desligamento do sinal analógico, mais as pessoas deixaram para 'depois' para resolverem a situação (seja comprando um conversor, ou trocando de tv/antena).


O ideal é manter os prazos e investir nas campanhas incentivando a troca, a Globo atualmente coloca um discreto 'A' avisando que o sinal é analógico, mas acredito que se ficasse algo bem mais incomodo, com todas as emissoras usando uma enorme marca d'água no meio da tela, as pessoas agilizariam a troca.
Ricardo - Vaz Lobo
Conheço uma galera q comprou o plano TOP TOP da Sky e dá 88 barangotes p/ cada um.
Ricardo - Vaz Lobo
Gambiarra.
Rodrigo_dm
Fico imaginando onde você leu "todo brasileiro" em meu comentário... Mas tudo não passou de ironia, fique calmo.
Rodrigo Brandão Ferreira
Fico imaginando onde você leu "todo brasileiro" em meu comentário... Mas tudo não passou de ironia, fique calmo.
Vanderson Lima
Fiquei sabendo semana passada que já tinha o SBT com sinal digital na
minha cidade. Eu sempre assisto tudo, até os canais abertos pela OI TV.
Vanderson Lima
Existe gato em tv satélite.
São mais comuns aqueles de fazem uma assinatura completa e divide os pontos com outras pessoas.
Meu vizinho usa o ponto adicional do irmão que mora em outro bairro, ele apenas comprou uma antena e eles mesmos instalaram.
Danilio Costa Silva
Mas tem outras gambiarras mais "legais", tipo pedir um plano mais caro e comprar receptores adicionais, ai vc divide a custo com os visinhos/amigos (exemplo : plano de 350 reais /5 receptores = 70 reais para cada).
Tales Cembraneli Dantas
Concordo com o Andersom, os aparelhos antigos só funcionam nesta faixa
Danilio Costa Silva
Ok, talvez tenha me expressado mal, "gato" pq a pessoa não paga mensalidade, ela compra um aparelho pirata e ele rouba o sinal da operadora de TV, a Sky usa satélite e é a mais pirateada. Em São Paulo por exemplo, é só ir na Santa Efigenia, pagar uns 250 no aparelho e pronto, vc tem todos os canais e não paga mensalidade. Claro que é contra a lei e as vezes a operadora consegue bloquear, mas eles sempre encontram uma maneira de desbloquear.
Vanderson Lima
Algumas até sabem do sinal digital, mas pelo fato de ser muito ruim e imagem fica travando, por isso eles preferem assistir com a imagem normal, mas sem travamentos. Dependendo do lugar é isso que temos como oferta de tv digital.
Trovalds
Depois de muita "queda de braço", diga-se de passagem, adotaram um derivado do Japonês. As empresas de TV, puxadas pela Globo, queriam o padrão japonês, tanto que até tinham equipamentos prontos pra colocar em funcionamento, inclusive já testados. Já as empresas de telefonia móvel queriam adotar o padrão Europeu, que distingue sinal móvel (celulares, tablets) de sinal fixo (TVs) visando uma possível taxação pros usuários receberem o sinal. O (des)Governo, por sua vez, queria criar um padrão 100% BR, totalmente novo, que teria o GINGA como intermediário de interação nas transmissões digitais. Daí depois de quase 10 anos de discussão (aproximadamente desde quando foram ao ar as primeiras transmissões digitais no mundo), chegaram ao derivado do Japonês com as mudanças pra que o GINGA fosse implementado junto. Só que, na prática, o GINGA sequer passa de um projeto mal acabado e que, tirando uma ínfima parcela de conversores e TVs compatíveis (DTVi), é um enfeite.


Daí a dificuldade de encerramento das transmissões analógicas se dá justamente pelo altíssimo custo da migração, visto que os equipamentos só funcionam aqui. Tentaram "reinventar a roda" mesmo e agora está se pagando o preço.
Tales Cembraneli Dantas
todo brasileiro tem esse celular? o conversor a baixo custo sim seria uma saída mas tv de led full hd é sacanagem heim amigo...
Victor Melo
Pra ter gato, basta ter antena apontada pro lugar certo. o setopbox é pirata, só pesquisar sobre AzBox, AzAmerica e tal. Vale salientar que o uso é crime no BR.
Vanderson Lima
Pensei nisso tb.
Victor Mello
Pra ter gato, basta ter antena apontada pro lugar certo.
o setopbox é pirata, só pesquisar sobre AzBox, AzAmerica e tal. Vale salientar que o uso é crime no BR.
Robledo Gomes
Em Boca do Acre, no Amazonas tem uma mini aldeia indígena que os índios são melhores que a gente... TV de 50 polegadas, com SKY (eles só gostam de SKY), geladeira da maior que tem... e quem olha por fora da casa parece uma extrema pobreza, mas entre em uma... kkkkk
XXRS
Mas Danilo, um gato em tv por satélite? Sabia que tinha na tv a cabo, onde tem gente que assina um ponto e faz extensão para outras casas, Se for assim, não seria necessário apenas uma casa com antena? O que eu vejo são várias casas em uma rua e todas elas tem o set top box da empresa junto da tv. Não entendo muito disso.
Robledo Gomes
Pessoal podia aproveitar aquelas promoções de TV por 1 real da Casas Bahia e se atualizar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Robledo Gomes
Aqui em Rio Branco/AC tem apenas duas emissoras de TV que possuem o sinal digital, a TV Gazeta (afiliada Rede Record), que por sinal é muito boa a qualidade, e a TV Acre (afiliada Rede Globo), a qualidade da imagem é excelente, mas o sinal é muito instável, fica saindo do ar várias vezes, o que faz muita gente preferir o sinal analógico. Enquanto isso, as afiliadas do SBT e Band nem dão sinal de melhorias, principalmente a do SBT, que é péssima. Gosto demais do SBT, mas a TV Rio Branco, que é a afiliada deles, é horrível. As outras emissoras nem comento...
Danilio Costa Silva
Além de que muitas dessas casas usam um "gato" para ver a TV, isso é bastante comum, mesmo nas capitais.
Alberto Prado
A Oi tb tem um sistema sem assinatura. A Claro não tenho certeza, mas ACHO que tem. A GVT realmente, nem pensa.
Rodrigo_dm
Brasileiro tem dinheiro pra pegar galaxy edge plus e não compra um conversor digital ou uma tv led full HD? #peloamordedeus
Rodrigo Brandão Ferreira
Brasileiro tem dinheiro pra pegar galaxy edge plus e não compra um conversor digital ou uma tv led full HD? #peloamordedeus
XXRS
Quem recebe o Bolsa Família mas tem tv por assinatura via satélite em casa vai receber o conversor mesmo sem usar? Digo isso porque nas periferias de cidades do interior aqui do RN o que não falta é casebre de uma porta e uma janela com antena Sky, Oi, Claro, GVT, em cima do telhado...OK, os da Sky podem ser a parabólica dela que não paga assinatura, mas as outras não. Fora que TODOS tem tv led em casa agora.
Anderson Oliveira
Assim, imagino que até seja possível, mas o problema ainda seria nos receptores (TVs) que procurariam no sinal antigo...


De toda forma, chamo os universitários para responder...rs
Alisson Santos
A lentidão se dá em grande parte na falta de interesse (ou de conhecimento) das pessoas sobre TV digital, sinal HD, etc. Tenho alguns vizinhos que possuem moderníssimas TV's, num lugar onde já há sinal HD digital aberto, mas que mesmo assim ainda assistem VHF.
Alisson Silva
A lentidão se dá em grande parte na falta de interesse (ou de conhecimento) das pessoas sobre TV digital, sinal HD, etc. Tenho alguns vizinhos que possuem moderníssimas TV's, num lugar onde já há sinal HD digital aberto, mas que mesmo assim ainda assistem VHF.
Vanderson Lima
Pode parecer loucura, mas não seria possível migrar a TV analógica para outra faixa?
Ibrahim Cássio
Desliga de uma vez que aí sim as prefeituras e cidadãos correm para adquirir ou adaptar o que for necessário para continuar assistindo TV. Brasileiro só funciona no susto, é impressionante.

Sabe quando essa política de desligar somente quando o mínimo de 93% for atingido será concluída, no Brasil? Nunca, nunquinha, jamais.
abraaocaldas
Esqueceram de levar em consideração que brasileiro só resolve alguma coisa faltando pouco tempo para o fim do prazo, ou seja, ninguém vai comprar o conversor até realmente o prazo chegar.
Jairo ☠️
Cacildes , agora tem até bolsa conversor....tem gente mamando..
jairo
Cacildes , agora tem até bolsa conversor....tem gente mamando..
ochateador
Quer resolver rápido a situação?
Bloqueia o sinal da tv analógica no brasil inteiro ao mesmo tempo e só permita o funcionamento da tv digital. Em 1 ano ninguém mais vai se lembrar da mudança.
Murilo Calegari
Troca pro sinal digital que eu não do um mês e 80% dos que não tinham passarão a ter para não perder as novelas...
Mario
Brasileiro (ISDB-TB) mesmo, mas tem como base o padrão japonês (ISDB-T).
Eles não são compatíveis.
Ricardo - Vaz Lobo
Lá no barraco chega o sinal de Band, Globo, TVBrasil, Record, REDETV e SBT. Se tem da CNT não faz muita diferença.
FeripeHatsune
O sinal digital aqui no BR qual padrão que é? O Japonês ou o Europeu?