Início » Legislação » Fim dos benefícios fiscais: governo aumenta impostos sobre smartphones

Fim dos benefícios fiscais: governo aumenta impostos sobre smartphones

Smartphones, tablets e computadores deverão ficar mais caros dentro de três meses

Paulo Higa Por

Prepare o bolso: os smartphones, tablets, computadores e outros eletrônicos ficarão mais caros nos próximos meses. Em mais um esforço para equilibrar as contas públicas, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou nesta segunda-feira (31) que o governo reviu os benefícios fiscais do Programa de Inclusão Digital, que zera as alíquotas de PIS/Cofins na venda desses produtos.

No ano passado, o benefício fiscal havia sido prorrogado para 31 de dezembro de 2018, mas a grave crise econômica fez o governo mudar de ideia. A Lei do Bem previa que as alíquotas de PIS/Cofins, que recentemente tiveram aumento aprovado de 9,25% para 11,75%, eram zeradas caso as fabricantes seguissem determinadas regras — os smartphones, por exemplo, deveriam custar até R$ 1.500, ser produzidos no Brasil e trazer um pacote embarcado de apps nacionais.

ipad-bandeira-brasil

Segundo o G1, a desoneração de impostos custará cerca de R$ 8 bilhões aos cofres públicos em 2015. No próximo ano, com as medidas de aumento de tributos, o governo espera arrecadar mais R$ 11,2 bilhões. Também haverá reajustes nos impostos de bebidas, IOF sobre as operações do BNDES e imposto de renda sobre direito de imagem.

A medida provisória 690/2015 já foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União. O texto revoga os artigos 28, 29 e 30 da lei 11.196/2015, que dispunham sobre os benefícios fiscais do Programa de Inclusão Digital. O aumento dos tributos entrará em vigor em três meses.

Para 2016, o governo prevê déficit de R$ 30,5 bilhões nas contas públicas. É a primeira vez que um projeto de orçamento prevê gastos maiores que as receitas.

Atualizado às 11h14 com a publicação da MP 690/2015.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Primeira Divisão
Então eu nem abasteço o carro como forma de protesto ao PT, e se abastecer que moral tenho eu de protestar né?! Jogo comprado? Tem provas?!
CavalleroRS
Então eu nem abasteço o carro como forma de protesto ao PT, e se abastecer que moral tenho eu de protestar né?! Jogo comprado? Tem provas?!
Primeira Divisão
Pelo menos ia mudar o rumo do país, daqui há 4 anos mudaríamos novamente, pior são os petistas que querem o PT no poder para sempre, bem ou mal.
CavalleroRS
Pelo menos ia mudar o rumo do país, daqui há 4 anos mudaríamos novamente, pior são os petistas que querem o PT no poder para sempre, bem ou mal.
Primeira Divisão
Eles você deve estar se referindo aos políticos, pq os servidores de carreira (sou um) estamos há quase 10 anos sem aumento.
CavalleroRS
Eles você deve estar se referindo aos políticos, pq os servidores de carreira (sou um) estamos há quase 10 anos sem aumento.
Primeira Divisão
Exato, ele acha que em um ano se muda todo o sistema educacional do país, Deveria ser 6, 7, 8% por décadas.
CavalleroRS
Exato, ele acha que em um ano se muda todo o sistema educacional do país, Deveria ser 6, 7, 8% por décadas.
PinPortal ✔️
Infelizmente sim :(
pinportal
Infelizmente sim :(
PinPortal ✔️
Muito obrigado pelo elogio, Marcelo!
PinPortal ✔️
Muito obrigado pelo elogio!
pinportal
Muito obrigado pelo elogio!
pinportal
Muito obrigado pelo elogio, Marcelo!
PinPortal ✔️
Hahaha obrigado pelo elogio. Infelizmente eu estou certo, mas realmente gostaria de estar totalmente equivocado sobre o quê eu disse. Boa sorte para nós!
pinportal
Hahaha obrigado pelo elogio. Infelizmente eu estou certo, mas realmente gostaria de estar totalmente equivocado sobre o quê eu disse. Boa sorte para nós!
PinPortal ✔️
Desculpa, mas tenho que discordar de seu argumento.O real problema de nosso país é que esses 6,6% do PIB em 2013 investidos na educação a maioria foi desviada. Se você quiser falar na teoria, nosso país vai muito bem, obrigado. Olha quantos bilhões são investidor na educação!Só espere alguns alguns (talvez 5 ou 10) para que se descubra que bilhões foram desviados em 2013, 2014, 2015 de colégio e universidades públicos para políticos.Na teoria é lindo, mas na prática só uma pequena porcentagem disso chega até os alunos. A própria saúde também recebe bilhões de investimento e está sucateada. Não leve a teoria como verdade absoluta, no papel é tudo muito bonito, na prática esse dinheiro vira quadros que custam milhões na casa de Renato Duque (um exemplo).
pinportal
Desculpa, mas tenho que discordar de seu argumento.

O real problema de nosso país é que esses 6,6% do PIB em 2013 investidos na educação a maioria foi desviada. Se você quiser falar na teoria, nosso país vai muito bem, obrigado. Olha quantos bilhões são investidor na educação!

Só espere alguns alguns (talvez 5 ou 10) para que se descubra que bilhões foram desviados em 2013, 2014, 2015 de colégio e universidades públicos para políticos.

Na teoria é lindo, mas na prática só uma pequena porcentagem disso chega até os alunos. A própria saúde também recebe bilhões de investimento e está sucateada. Não leve a teoria como verdade absoluta, no papel é tudo muito bonito, na prática esse dinheiro vira quadros que custam milhões na casa de Renato Duque (um exemplo).
Ed. Blake
Por "Uma coisa não justifica ou exclui a outra." entenda-se que não votar na Dilma não torna menos controverso e hipócrita o fato de você pagar uma fortuna pra assistir um jogo de uma Copa encomendada (e embolsada) pelo PT e depois ir no Estádio protestar contra o PT, ponto.O PSDB rouba sim, mas não sai na veja e nem passa no Jornal Nacional (alusão aos maiores veículos de mídia do país, não só aos dois citados). Então não é fato e vira "boato".
Comediante
Por "Uma coisa não justifica ou exclui a outra." entenda-se que não votar na Dilma não torna menos controverso e hipócrita o fato de você pagar uma fortuna pra assistir um jogo de uma Copa encomendada (e embolsada) pelo PT e depois ir no Estádio protestar contra o PT, ponto.


O PSDB rouba sim, mas não sai na veja e nem passa no Jornal Nacional (alusão aos maiores veículos de mídia do país, não só aos dois citados). Então não é fato e vira "boato".
Henrique Bonfim
0 (zero)
Henrique Bonfim
Pois é..... Desistiram da CPMF pra isso?! Melhor ter ficado com o imposto do cheque.
Ademilson Moreira
Caros por causa de imposto no caso, não só do dólar.
Hugo Vinícius
Olha, não participei das manifestações desse ano, mas aquela, de junho de 2013, fez os políticos se borrarem de medo. Mas daí, o que veio depois? Nada. A gente não fez nada. E tudo voltou ao normal. Agora, eles nem tem medo de manifestação mais.
Omena
Eu não estou defendendo, está bem claro no final, só disse que não acredito nesse governo e no oportunismo das acusações, eu acho muito estranho...se não acha estranho quem está com viseira é você. Bom mesmo é continuar com o país como está então né? Morei próximo da Venezuela e o que estamos passando é parecido com o que ocorreu lá, lógico que aqui estamos melhor porque temos instituições consolidadas, o problema ao meu ver são os políticos, em especial os vermelhinhos, esses precisam agir ou sair, não existe meio termo.
Carlos Eduardo Omena
Eu não estou defendendo, está bem claro no final, só disse que não acredito nesse governo e no oportunismo das acusações, eu acho muito estranho...se não acha estranho quem está com viseira é você. Bom mesmo é continuar com o país como está então né? Morei próximo da Venezuela e o que estamos passando é parecido com o que ocorreu lá, lógico que aqui estamos melhor porque temos instituições consolidadas, o problema ao meu ver são os políticos, em especial os vermelhinhos, esses precisam agir ou sair, não existe meio termo.
Marcelo Rodrigues
Cara, de longe, foi o melhor comentário que eu li em anos. Sério mesmo. Se tivéssemos pelo menos mais 6 dúzia de pessoas lúcidas com um análise imparcial assim comentando em todos os lugares, já mudaríamos algo.
Keaton
O texto revoga os artigos 28, 29 e 30 da lei 11.196/2015, que dispunham sobre os benefícios fiscais do Programa de Inclusão Digital.

ô bacana isso.
Roberto
Provavelmente não consideram isso. E pensei o mesmo quando li a notícia, eles imaginam que as vendas irão se manter, o que é uma falácia.
Júnior Antunes
E qual a melhor maneira de cobrar um político? Qual a única palavra que eles entendem? O voto. Se reelegeram ela sem reforma tributária, para que ela iria fazê-lo no segundo mandato? Os políticos só melhorarão quando as pessoas derem mais valor ao voto, por esta razão discordo frontalmente de sua opinião, o voto interessa sim. Ah, e não votei nem no 13 e nem no 45 no primeiro turno.
Cobalto
Já ouviu falar em uma coisa chamada Venezuela?
Cobalto
"Uma coisa não justifica ou exclui a outra."Isso é contra ou a favor do meu ponto?Ninguém votou no Aécio como santo (ok, alguns devem ter votado, mas tem gente que acha que o Lula é o Filho do Brasil e chamam a Dilma de Dilmãe), votou como a opção que existia para tirar o PT do governo.E não, a tese do voto nulo/branco não existe enquanto houver um exército de amortadelados votando na corja do PT."Se o rumo da eleição passada fosse outro mudariam as moscas, mas a merda era a mesma." - Só o PT tem coragem (Dilma Coração Valente) pra roubar tanto na nossa cara. O PSDB nem oposição sabe fazer.
Daniel Cobalto
Já ouviu falar em uma coisa chamada Venezuela?
Daniel Cobalto
"Uma coisa não justifica ou exclui a outra."
Isso é contra ou a favor do meu ponto?
Ninguém votou no Aécio como santo (ok, alguns devem ter votado, mas tem gente que acha que o Lula é o Filho do Brasil e chamam a Dilma de Dilmãe), votou como a opção que existia para tirar o PT do governo.

E não, a tese do voto nulo/branco não existe enquanto houver um exército de amortadelados votando na corja do PT.

"Se o rumo da eleição passada fosse outro mudariam as moscas, mas a merda era a mesma." - Só o PT tem coragem (Dilma Coração Valente) pra roubar tanto na nossa cara. O PSDB nem oposição sabe fazer.
SR 71 Pássaro Preto
Falou tudo mano, diminuir os próprios salários eles n querem!
Anthony Fernando
Falou tudo mano, diminuir os próprios salários eles n querem!
SR 71 Pássaro Preto
Nós, brasileiros, somos obrigados a passar por isso?!
Anthony Fernando
Nós, brasileiros, somos obrigados a passar por isso?!
AnnoyingOrange
Esse país tá condenado, cara.
Eu vivo no Rio Grande do Sul e aqui a polícia anunciou pra bandido que tava liberado só pra pressionar o governo. "Proteja-se como puder"


Só eu que acho isso puta escandaloso? É o fim de qualquer sociedade.
AnnoyingOrange
Dólar
Ed. Blake
Mas teria tornado presiente o cara que quebrou MG, construiu um aeroporto particular na fazenda do tio com verba pública e também foi delatado na Lava-Jato. Uma coisa não justifica ou exclui a outra.Não acredito em Super-Herói (fora nós, os Watchmen. Nós somos foda!) menos ainda brasileiro.Se o rumo da eleição passada fosse outro mudariam as moscas, mas a merda era a mesma.
Comediante
Mas teria tornado presiente o cara que quebrou MG, construiu um aeroporto particular na fazenda do tio com verba pública e também foi delatado na Lava-Jato. Uma coisa não justifica ou exclui a outra.
Não acredito em Super-Herói (fora nós, os Watchmen. Nós somos foda!) menos ainda brasileiro.
Se o rumo da eleição passada fosse outro mudariam as moscas, mas a merda era a mesma.
Sergio
Gostaria de discordar de você, mas, infelizmente é a realidade....
Sergio
Mais uma boa notícia!


#sqn....
Marcio Gomes
Finalmente alguém que compartilha e enxerga o que realmente o que está acontecendo nesta Banania... Infelizmente se esse país tivesse mais pessoas com você com menos partidarismo e mais noção da merda que estamos talvez, apenas TALVEZ, as coisas estariam melhores. P.s.: Salvei seu comentário aqui hahaha
Victor Cordeiro
Investimento em educação não é sinônimo de desenvolvimento tecnológico, aliás investimento em educação 'per se' não diz nada, vide os investimentos - chegou a 6,6% do PIB em 2013 - do governo Lula e Dilma em contraposição à qualidade do ensino.

Aqui - http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/04/1612236-gasto-publico-em-ensino-atinge-66-do-pib-mas-crise-ameaca-expansao.shtml

E aqui - http://spotniks.com/10-numeros-que-mostram-como-a-educacao-no-brasil-esta-pior-do-que-voce-imagina/



O real problema da educação está nas pessoas, falta interesse, é mais fácil assistir futebol e novela do que ler um livro, escola é pra "pega mina" e ostentar, estudar já era, vivemos em uma 'idiocracia'.
Burnerman_X
O dólar também valorizou muito perante as demais moedas, e foi potencializado aqui pela crise política. Para você ter uma ideia, o dólar americano valorizou quase 30% perante o dólar canadense desde o inicio esse ano.
XXRS
Olha os dentes desta jumenta, dente de jumento mesmo. Amarelos, imundos. As mulheres que tiveram suas bcetas chupadas por essa desgraçada devem ter tido alguma doença infecciosa.
ochateador
Projeto para 2 ou 300 anos ?
Baidu feat MC Brinquedo
A culpa é de todos, não importa se votou 13 ou 45. Enquanto nós não cobrarmos de nossos governantes uma reforma tributária, entrará governo e sairá governo e continuaremos numa infinita crise.
Hao123
A culpa é de todos, não importa se votou 13 ou 45. Enquanto nós não cobrarmos de nossos governantes uma reforma tributária, entrará governo e sairá governo e continuaremos numa infinita crise.
Leandro
Cara, venha para a atualidade. Guerra fria já acabou.
Leandro
Tire a viseira amigo, Aécio e Cunha são corruptos sim, você tem todo direito de desconfiar do governo, mas confiar nesses aí, é pedir pra ser roubado também.

Infelizmente, política no Brasil é beco sem saída.
Júnior Antunes
A culpa não é minha. Eu não votei na Dilmanta.
Alisson Silva
Você está certo em partes, no entanto, atualmente o real está muito desvalorizado em relação ao dólar, fazendo com que seja mais vantajoso para as fabricantes manter a fabricação nacional em vez de importar. Com o dólar a R$ 4,00, alguém que já fabrica no Brasil vai se manter assim. Os únicos atingidos serão os consumidores. Como sempre.
Alisson Santos
Você está certo em partes, no entanto, atualmente o real está muito desvalorizado em relação ao dólar, fazendo com que seja mais vantajoso para as fabricantes manter a fabricação nacional em vez de importar. Com o dólar a R$ 4,00, alguém que já fabrica no Brasil vai se manter assim. Os únicos atingidos serão os consumidores. Como sempre.
Omena
Muito consciente seu comentário. Pra piorar o Brasil não tem credibilidade internacional, graças às diversas manobras que geram imprevisão, o que gerou a saída de investimentos e também a interrupção de outros. Concordo que a oposição nossa é fraca, mas mais estranho é essas denúncias direcionadas à oposição. Cadê os presidentes da Petrobrás que sabiamente deveriam fazer algo? O procurador geral sem dúvidas segue orientações e até o caso dos delatores mudarem de opinião é muito, mais muito estranho, e tese apresentada pior ainda. Vivemos em uma democracia e se dizer acuado pra fazer um depoimento em plena justiça Federal é no mínimo brincar com a delação. Fora o caso da advogada que tinha vários cliente delatores que deu a doida e foi embora. Na boa, diante de tudo que esse governo fez pra se manter, eu acredito mais no Cunha e Neves que os acusadores. Que fique claro que não estou defendendo, mas mostrando que tem mais coisa entre o bem e o mal.
Carlos Eduardo Omena
Muito consciente seu comentário. Pra piorar o Brasil não tem credibilidade internacional, graças às diversas manobras que geram imprevisão, o que gerou a saída de investimentos e também a interrupção de outros. Concordo que a oposição nossa é fraca, mas mais estranho é essas denúncias direcionadas à oposição. Cadê os presidentes da Petrobrás que sabiamente deveriam fazer algo? O procurador geral sem dúvidas segue orientações e até o caso dos delatores mudarem de opinião é muito, mais muito estranho, e tese apresentada pior ainda. Vivemos em uma democracia e se dizer acuado pra fazer um depoimento em plena justiça Federal é no mínimo brincar com a delação. Fora o caso da advogada que tinha vários cliente delatores que deu a doida e foi embora. Na boa, diante de tudo que esse governo fez pra se manter, eu acredito mais no Cunha e Neves que os acusadores. Que fique claro que não estou defendendo, mas mostrando que tem mais coisa entre o bem e o mal.

Burnerman_X
Comentário mais lúcido sobre o problema que vejo em MESES. Parabéns.
Ademilson Moreira
"A crise passou? Vamos aumentar nossos salários e benefícios. Afinal, fomos capazes de livrar o Brasil da crise, merecemos!"
Acho q eles pensam assim.
Ademilson Moreira
E se os produtos ficam caros comprando-os dentro do Brasil, o que acontece? Mercado alternativo (Paraguai e outros).
Knot Root
Lógica Brasileira:


- Estamos em crise e precisamos de dinheiro? Sim, então vamos aumentar e criar novos impostos!
- A crise passou? Sim. Vamos diminuir os impostos?
Uberdam Andrade
Lacrality! É DILMA 13!
Uberdam Walker
Lacrality! É DILMA 13!
Rodolfo Alves de Abreu
Essa precisão de arrecadação não deve levar em conta que, com o aumento dos preços, menos pessoas vão comprar os produtos e muitos que normalmente trocam de aparelhos de maneira constante o deixarão de fazer. Afinal, quem vai pagar 1000 reais num smartfone que entrega o mesmo ou menos que o celular antigo que custou 800 ou 700 reais?
Vinicius Vasques
O Governo espera aumentar arrecadação, mas não pensa na desaceleração de consumo que está acontecendo, forçadas pela crise, desemprego agora pelo aumento de preços.
PinPortal ✔️
Faz sentido, mas nesse exato o momento o Governo Federal quer ver o lado dele, ano que vem terá um déficit de R$ 30 bilhões no orçamento e isso é proibido segundo a Lei Fiscal do Tribunal de Contas da União.Basicamente é: ¨Arranja dinheiro pra gente resolver os nossos problemas e depois nós nos preocupados com as consequências negativas dessas atitudes (Como o desemprego)¨.Ué, mas então o governo faliu? Sim, faliu. Tanto é que se você acompanha as notícias, deve saber a crise monstruosa que o Rio Grande do Sul atravessa, sendo obrigado a parcelar o salário de funcionários públicos. E mesmo assim o quê o Governo Federal fez? Bloqueou as contas públicas do estado, enquanto o mesmo não pagar tudo que deve ao Governo Federal fica impedido de arcar com seus outros gastos (Como hospitais estaduais, colégios, pagamento de funcionários públicos, etc etc etc).E tudo isso poderia ter sido evitado se lá no passado (não no governo Dilma, porquê não daria tempo), mas no governo Lula ou até antes no FHC, Collor, etc tivessem continuado com os mega investimentos em educação que eram feitos no regime militar, pois hoje o Brasil iria exportar tecnologia e ganharia dinheiro com suas multinacionais (Como a Alemanha faz com a Volkswagen, BMW, etc), que ganham bilhões atuando em outros países e exportam seus lucros para a matriz (na Alemanha) que por sua vez abocanha uma boa parte em impostos. O quê o nosso país faz? Como não pode fabricar millhões de notas na Casa da Moeda para pagar seus gastos (além de ser ilegal, isso cria uma inflação altíssima) e de não exportar tecnologia (Esquece Petrobrás, Vale e Embraer, o quê elas ganham no exterior não paga a conta do nosso país). Qual é a única saída? Aumentar impostos.Ué, mas se aumenta o imposto e o salário continua o mesmo, então antes você ganhava R$100,00 e gastava R$50,00 de impostos e R$50,00 em compras. Hoje continua com os R$100,00, porém gasta R$75,00 de imposto, então só sobra R$25,00 para gastar na indústria e comércio. Resumindo: Crise.E qual a solução para isso? Realmente não sei. O país quebrou e diferente da Grécia que tinha/tem a mamãe União Europeia dando suporte, aqui teríamos somente o FMI que transformaria a vida da sociedade em um caos, com aumentos de impostos, diminuição da aposentadoria, venda de empresas públicas, etc.Então eu sou contra a Dilma, pró Aécio, pró ditadura, etc? Não, só estou dizendo friamente a situação. E quando um país quebra, todos são afetados, porquê seu estado pode ser o mais rico do país (SP), mas sempre dependerá do Governo Federal. Não vejo com otimismo nosso futuro. E o pior de tudo é que a oposição no Brasil é uma piada. Essa semana também apareceu denúncia contra o Aécio. Eduardo Cunha também é denunciado, Renan Calheiros idem. Vergonhoso esse país, sério.
pinportal
Faz sentido, mas nesse exato o momento o Governo Federal quer ver o lado dele, ano que vem terá um déficit de R$ 30 bilhões no orçamento e isso é proibido segundo a Lei Fiscal do Tribunal de Contas da União.


Basicamente é: ¨Arranja dinheiro pra gente resolver os nossos problemas e depois nós nos preocupados com as consequências negativas dessas atitudes (Como o desemprego)¨.
Ué, mas então o governo faliu? Sim, faliu. Tanto é que se você acompanha as notícias, deve saber a crise monstruosa que o Rio Grande do Sul atravessa, sendo obrigado a parcelar o salário de funcionários públicos. E mesmo assim o quê o Governo Federal fez? Bloqueou as contas públicas do estado, enquanto o mesmo não pagar tudo que deve ao Governo Federal fica impedido de arcar com seus outros gastos (Como hospitais estaduais, colégios, pagamento de funcionários públicos, etc etc etc).


E tudo isso poderia ter sido evitado se lá no passado (não no governo Dilma, porquê não daria tempo), mas no governo Lula ou até antes no FHC, Collor, etc tivessem continuado com os mega investimentos em educação que eram feitos no regime militar, pois hoje o Brasil iria exportar tecnologia e ganharia dinheiro com suas multinacionais (Como a Alemanha faz com a Volkswagen, BMW, etc), que ganham bilhões atuando em outros países e exportam seus lucros para a matriz (na Alemanha) que por sua vez abocanha uma boa parte em impostos. O quê o nosso país faz? Como não pode fabricar millhões de notas na Casa da Moeda para pagar seus gastos (além de ser ilegal, isso cria uma inflação altíssima) e de não exportar tecnologia (Esquece Petrobrás, Vale e Embraer, o quê elas ganham no exterior não paga a conta do nosso país). Qual é a única saída? Aumentar impostos.


Ué, mas se aumenta o imposto e o salário continua o mesmo, então antes você ganhava R$100,00 e gastava R$50,00 de impostos e R$50,00 em compras. Hoje continua com os R$100,00, porém gasta R$75,00 de imposto, então só sobra R$25,00 para gastar na indústria e comércio. Resumindo: Crise.


E qual a solução para isso? Realmente não sei. O país quebrou e diferente da Grécia que tinha/tem a mamãe União Europeia dando suporte, aqui teríamos somente o FMI que transformaria a vida da sociedade em um caos, com aumentos de impostos, diminuição da aposentadoria, venda de empresas públicas, etc.


Então eu sou contra a Dilma, pró Aécio, pró ditadura, etc? Não, só estou dizendo friamente a situação. E quando um país quebra, todos são afetados, porquê seu estado pode ser o mais rico do país (SP), mas sempre dependerá do Governo Federal. Não vejo com otimismo nosso futuro. E o pior de tudo é que a oposição no Brasil é uma piada. Essa semana também apareceu denúncia contra o Aécio. Eduardo Cunha também é denunciado, Renan Calheiros idem. Vergonhoso esse país, sério.
Lucas Ribeiro
13
CONFIRMA
Cobalto
Trocar o verde, amarelo e azul por vermelho, tirar algumas estrelas e colocar uma machadinha. Pronto, projeto deles concluído.
Daniel Cobalto
Trocar o verde, amarelo e azul por vermelho, tirar algumas estrelas e colocar uma machadinha. Pronto, projeto deles concluído.
Cobalto
hahahaha :'D
Daniel Cobalto
hahahaha :'D
Junior
Zero. não existe esta possibilidade na Banânia. não investimos em nada tecnológico de forma massiva. Os maiores incentivos na Banânia são nos salários dos nosso políticos de brasília e de seus subordinados, copeiros, garçons e ademais que ganham infinitamente acima do teto, sem falar nos fantasmas, etc
Cobalto
Pois é, mas certeza que essa elite não votou na Dilma durante as eleições.
Daniel Cobalto
Pois é, mas certeza que essa elite não votou na Dilma durante as eleições.
Ricardo - Vaz Lobo
Qual a possibilidade de ser criada uma empresa que fabrique todas tranqueiras eletrônicas, com matéria prima 100% brazuca, alta qualidade e preço decente?
Ricardo - Vaz Lobo
A pá de cal na economia grega foi uma tal de Olimpíada.
Sergio Fagundes
Remove impostos... aumenta o dólar... Grande bosta.
Raul Amoretti de Souza
Ao invés de fazer a reforma tributária, tão falada, o governo só quer adicionar ou alterar as alíquotas de impostos! é uma vergonha esse desgoverno! #voltacpmf #desgoverno
totoso8
As empresas vão poder "taxar" em seus produtos, oque elas acham "conveniente" a partir de agora. Mais uma triste notícia para o consumidor._____ panelas, estádios, tributos e água. 😢
Raphael Ribeiro Silva
As empresas vão poder "taxar" em seus produtos, oque elas acham "conveniente" a partir de agora. Mais uma triste notícia para o consumidor.

_____ panelas, estádios, tributos e água. ?
FeripeHatsune
A bandeira deveria ser atualizada para Desordem e Falta de Progresso!
Agora chegou a hora de pagarmos a conta que não é nossa!
A cada dia é mais motivos pra pular fora desse navio.
Ed. Blake
Custo da COPA e das Olimpíadas. Quem paga essa festa é você!Que bom que temos uma elite consciente que foi protestar no estádio e registrou tudo com seus iPhones.
Comediante
Custo da COPA e das Olimpíadas. Quem paga essa festa é você!
Que bom que temos uma elite consciente que foi protestar no estádio e registrou tudo com seus iPhones.
Palhaço dançarino B/W
faz sentido
Rennan Gomes
Constrói mais estádio e fica sem cobrar imposto da FIFA sim, tem de quem roubar depois.
Paulo Gräbin
Essa conta do governo é linda: deram os incentivos para as empresas virem e produzirem, agora acham que se retirarem os incentivos as empresas vão continuar fabricando no mesmo ritmo e toda essa diferença de valores magicamente vai parar nos cofres do tesouro. E enquanto isso a gente só se fode.
Rodrigo Natario
faz sentido
Alex Rodrigues
Por favor senhores tributaristas me corrijam se estiver errado (o que é bem provável). Essas isenções, não foi o que justamente fez trazer muitos fabricantes pra cá? E além disso montar fábricas e gerar empregos? Retirando, o que garante que eles continuarão por aqui? Prevejo muito desemprego nesse área... Ou não tem nada a ver o que estou falando? (Muito café agora de manhã. Sorry).
Alex Rodrigues
por favor senhores tributaristas me corrijam se estiver errado (o que é bem provável). Essas isenções, não foi o que justamente fez trazer muitos fabricantes pra cá? E além disso montar fábricas e gerar empregos? Retirando, o que garante que eles continuarão por aqui? Prevejo muito desemprego nesse área... Ou não tem nada a ver o que estou falando? (Muito café agora de manhã. Sorry).