Quem já comprou um smartphone com Android, certamente se deparou com a questão da fragmentação no momento da escolha do aparelho. Isso porque, por conta das customizações dos fabricantes, os dispositivos demoram para receber a versão mais nova do sistema, ou às vezes nem recebem.

A fragmentação do Android

Mas será que a falta de atualização influencia em alguma coisa? O que você perde ao utilizar um smartphone com o sistema desatualizado? Dá o play e vem com a gente!

Participantes

Guia Semanal

Caixa Postal

Mande a sua mensagem: [email protected]

Tecnogrupo

Participe do grupo de discussão do TB no Facebook.

Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Arte da Capa

Arte da capa por Paulo Moraes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

George Tavares
Na minha opinião a propria Google esta disposta a aceitar e trabalhar com essa imensa fragmentação do ambiente android. Foi citado o no episodio o caso do google services mas acredito que isto vai alem, como por exemplo as proprias api's de programaçao que são portadas para as versões anteriores. Posso citar como exemplo os layouts baseados de fragmentos que comecaram a serem criados para o android 3 a fim de facilitar o desenvolvimento de aplicacao para tablets, e hoje ele se encontra portado para a api do 2.1, assim como o desenvimento usando o conceito de actionbars do material design, que também foi portado para a api 2.1 . Assim acho que cabe mais ao desenvolvedor escolher qual sera o target da sua aplicação e a plataforma oferece um ambiente de desenvolvimento a fim de suportar grande gama de devices
Caio Gomes

Pesado hein? Android tem muito que aprender ainda, e sempre tem que usar ele com uma proteção do lado. Essas falhas são frequentes... eu uso psafe pra não ter erro!

Luis de Vaz Lobo

Graças a um defeito no meu smart, a assistência técnica voltou meu G3 pro Kit kat. Muito feliz! Se for pra mudar de sistema, que seja pra evoluir e melhorar a usabilidade. Chega de perfumarias...

Luis Carlos Rodrigues
Graças a um defeito no meu smart, a assistência técnica voltou meu G3 devolta pro Kit kat. Muito feliz! Se for pra mudar de sistema, que seja pra evoluir e melhorar a usabilidade. Chega de perfumarias...
Jonathan Braga
A Google tem que ter uma maior controle no desenvolvimento do SO fazendo com que o Android fique parecido com o Windows Phone / 10 Mobile na questão de atualizações fazendo a fabricantes só fazer os apps exclusivos( como um app de câmera) e diminuir a quantidade de customização da interface deixando com uma customização mais simples para mostrar de que fabricante que é o aparelho.
Júnior Antunes
Curiosidade boba sobre a Tecnosto.re: o domínio é das Ilhas Reunião? Ou o ".re" não diz respeito ao país neste caso?
Louis
Mas o que eles citaram está bastante desatualizado. Uma pesquisa mais recente indica que o Android Lollipop já atingiu 21% do mercado. Poderia ser melhor, mas é um bom número se tratando de um sistema tão fragmentado. Fonte; http://developer.android.com/about/dashboards/index.html
Henrique Ferreira Lima
Legal, meu primeiro Podcast e gostei bastante. Sobre essas customizações do Android, eu vejo como ponto ideal as empresas manterem o design "puro" do SO como ponto de partida do aparelho e manter uma "loja" própria com suas customizações visuais. O que poderia se mexer nele é exatamente o que o Android não oferece por padrão. Adoraria ter o Ultra Power Saving da Samsung e o pós processamento da câmera mas manter o design puro do Android no restante. Caso eu opte por escolher a TouchWiz (HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA nunca isso) eu baixo o app na loja da Samsung. A mesma coisa com as outras fabricantes. Pois a maior parte do peso nesses aparelhos é a ROM pesada (no caso das coreanas). Assim, manteria o esquema de sistema aberto, mas tem o controle da Google pra não virar a casa da Mãe Joana.
Geraldo Lopes
. Bem que vocês poderiam incluir uma forma de BAIXAR O VOLUME!!! .
Thiago Mobilon
Vamos começar a divulgar quando saírem as estampas novas
Mario Junior
Pode tirar a linha Z da lista, pois são uma vergonha em termos de fotografia, mesmo a Sony sendo a fabricante dos próprios sensores.
Ygor Nascimento
Excelente podcast como sempre!
Ygor Nascimento
Só pra lembrar que, se não me engano, das aproximadamente 320 patentes que compõe o Android (ou boa parte dele), parece que 200 são da Microsoft.
Ygor Nascimento
Olá Tecnoblogers! Referente ao assunto camera, vou expressar minha opinião. Existe um público sim de usuários que são fotógrafos/entusiastas que mesmo não tendo todo o poder que uma camera DSLR professional pode lhe oferecer em um smartphone, gostariam sim de ter esses recursos em seus devices. Vide Nokia/Microsoft que sempre são lembrados por terem em seus devices um dos melhores conjuntos de lentes, softwares e configurações manuais que um smart já teve nesses ultimos cinco anos. Isso teve uma importância muito grande para o Mercado e, a concorrência vem se mexendo cada vez mais (vide LG G3, G4, Xperia Z3, Z2, Z1), por ter visto alí um grupo de usuários que, mesmo com um pequeno device no bolso, não abrem mão de tirar uma boa foto mesmo tendo um hardware/câmera de bolso. Existem grupos no Facebook inclusive que o assunto principal são as fotos tiradas com smarts. Alí abordam justamente como usar as configurações manuais das cameras e tirar o máximo delas para ter os efeitos desejados e etc... Vale a pena dar uma conferida, é um assunto bem interessante.
Jairo ☠️

Bom e interessante podcast , parabéns, aprendi algo, apenas sugiro que antes de comentarem algo sobre um OS, no caso BB10 , sugiro que usem antes de comentar , consigo usar meu Z10 tanto nos parâmetros corporativo /pessoal sem problema . , embora possua , mas não há necessidade de um 2o para o pessoal. Quanto ao Android , ou utiliza-se Nexus ou Mororola ou o usuário está morto no parâmetro atualizações oficiais, fora os malditos bloatwares nao removiveis sem root que outras OEMs insistem em instalar, achei muito interessante que finalmente o Android one está desembarcando por aqui.

Exibir mais comentários