Início » Celular » Primeiros benchmarks do iPhone 6s: a Apple continua fazendo ótimos processadores

Primeiros benchmarks do iPhone 6s: a Apple continua fazendo ótimos processadores

Desempenho por núcleo do Apple A9 é superior a qualquer processador de smartphone Android

Paulo Higa Por

iphone-6s

A Apple nunca divulga especificações detalhadas dos processadores que acompanham seus gadgets, por isso, temos que esperar os primeiros reviews saírem para descobrirmos como os novos chips se comportam. Pois bem: as primeiras análises do iPhone 6s saíram nesta terça-feira (22) — e os resultados do Apple A9 nos benchmarks são bastante positivos.

iphone6svs6geekbench

Assim como o Apple A8, usado no iPhone 6, o Apple A9 possui uma CPU dual-core, mas a frequência aumentou para 1,8 GHz, contra 1,4 GHz do processador antigo. Além disso, o Geekbench também confirma que o iPhone 6s passou para 2 GB de RAM, o dobro da geração anterior.

Os números obtidos pelo Mashable foram bem altos: 2.530 pontos em single-core e 4.402 pontos em multi-core, resultados entre 50% e 70% maiores que os obtidos pelo Apple A8.

Como ele se compara em relação aos outros processadores móveis do mercado? Bom, vamos traçar isso num gráfico:


O desempenho por núcleo é mais relevante para a maioria dos aplicativos, já que poucos softwares são desenvolvidos de modo a usar mais de um núcleo ao mesmo tempo. Nele, o Apple A9 é superior a qualquer processador disponível para Android, incluindo o poderoso Exynos 7420, do Galaxy S6 Edge+ — na verdade, o Apple A8 já era melhor que o chip da Samsung nesse quesito.

Já no desempenho multi-core, o Apple A9 ainda fica um pouco atrás do Apple A8X, um processador triple-core usado no iPad Air 2, e do octa-core Exynos 7420. Mesmo assim, é interessante notar como a Apple conseguiu desenvolver uma CPU que é “só dual-core” com desempenho melhor que processadores de seis (Snapdragon 808 no Moto X Style) e oito núcleos (Snapdragon 810 no G Flex 2).

O Geekbench é um benchmark interessante porque é multiplataforma e consegue medir o desempenho dos processadores de maneira comparável — ou seja, se o Apple A9 estivesse rodando um Android nas mesmas condições, os números seriam similares. Parece que os engenheiros da Apple continuam fazendo um bom trabalho.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

matheusnasc97
concordo......sao esperto mas nao pareçe xD
matheusnasc97
digo que meu amd E1-1500 e ruin pra ediçao de videos...sim e, mas pra roda jogos por mas incrivel que pareça ele roda os jogos muito melhor q os programas de ediçoes q uso ex;skyrim e gta4 pode nao pareçe muita coisa mas vai ver o amd E1-1500 pra se te uma ideia do que to falando os intel sao bem iquilibrados em jogos engasga de vez enquando mas pra uso de editores e melhor q amd no meu caso ja testei intels equivalente ao meu
André Dourado
O Antutu não dá esse resultado mágico da reportagem. O iphone está em 19º lugar em processamento unitário e 28º em conjunto. Um celularzinho intermediário se comparado aos zillions de cores e ultra-octa-cores. Rsrsrs.
Justiceiro Implacavel
Wendel o comparativo é de processadores para smartphones e tablets, não tem nada a ver com a briga entre AMD e INTEL, nos computadores de mesa e notebooks. O SNAPDRAGON por exemplo é da Qualcomm, não vi nesse comparativo nenhum processador da AMD. Sobre o que você comentou, também não é como você pensa, a AMD assim como a INTEL tem vários seguimentos de processadores. O Bulldozer é melhor que o I7 desde a série X6, em todos benchmark que vejo são assim. Além disso a série FX BLACK já vem preparada para overclock. Eu não sei em que benchmarck você se baseou para dizer que um octacore da AMD apanha de um I5.. Realmente a quantidade de cores não é tão relevante, dependerá muito do software, especialmente do SO que, se não puder aproveitar o poder de vários núcleos de processamento não adiantará nada comparar. Não vi nenhum benchmark que justifique o que você diz, se puder colocar o link...
Luis Figueiredo
nossa quanta inveja kk, nunca precisou, os iphones sempre foram mais fluidos independente das specs.. pra q se preocupar com os cores
Luis Figueiredo
parece q existe algo q n entendem.. 8 cores n foi inventado pela samsung, android ou o q for.. a samsung apenas usa a tecnologia da arm, tal como os ultimos snapdragons e outras fabricantes.. ja a apple tanto como a nvidia teem outro tipo de licensa com a ARM q possibilita construir o seu proprio processador apenas usando o mesmo instruction set, sendo q as outras apenas se limitam a fabricar o q foi desenhado pela ARM, a samsung se diferencia no processo de fabricacao q o faz otimamente inclusive nos A9 (e pequenas adaptacoes no exynos). Só os mais leigos chamam 8 cores vantagem de performance para menos cores.
Félix
Se fosse para comparar um PC "gamer" essa questão de desempenho seria mais relevante pra mim. Mas no uso de smartphone cada um tem que olhar para suas próprias prioridades. Por ex, pra mim importa uma boa fluidez, uma ótima tela e uma "pegada" firme e sólida na mão sem que eu necessite de "capinhas"... e um preço razoável, claro.
Matheus Siqueira Moreno
Pelo jeito o 'poderoso Exynos 7420' não é tao 'poderoso'
Luis de Vaz Lobo

Wow! Sem mais.

Luis Carlos Rodrigues
Wow! Sem mais.
Zanac_Compile
Teoria linda, só falta os aparelhos e toda sorte de fabricantes permitirem atualizar. Já passou de 20% os Android do doce antigo .? Pois já tem doce novo e o antigo nem chegou perto de toda a fragmentação que existe! Qual é pior? A porcaria do iOS que não permite airdrop no 4s de 2011 ou a porcaria do Android fragmentado que nem a versão antiga do sistema chegou em todos os hardware de 2015.
Zanac_Compile
Sem esquecer que a Samsung trapaceia nos testes com adulterações nos seus microcodigos para se comportar diferente nos testes. Tipo o escândalo da Volkswagen
Vitor
Não é um mito estúpido, e você sabe. Sabe que: 1- "Se fosse tão otimizado assim, dispositivos antigos, como o iPhone 4, não se tornariam bomba após atualização de OS (o mesmo com o 4S)" -- obsolescência programada. 2- Os testes devem ser feitos de maneiras diferentes nos sistemas diferentes. Não faz sentido um processador com a mesma arquitetura ter um desempenho TÃO diferente assim, e ser TÃO inferior assim nos números. Se fosse um pouco inferior, as otimização no próprio processador poderiam levá-lo a ser superior, mas não dessa forma exagerada. Acha que nenhuma outra fabricante de SoC's, que investem milhões/bilhões de dólares em pesquisas, teria chegado a um resultado semelhante?
Vitor
4S já é "pré-histórico" também. Você provavelmente vê porque tem umas pessoas viciadas em iPhone que não tem dinheiro (ou, talvez, vontade) para comprar um novo.
Mario Junior
Desempenho gráfico em geral Quem trata disso são as GPUS. Não as CPUS. AMD menos potentes conseguem até engasgar as placas de vídeo potentes Como assim "engasgar"? Gargalo? Se for isso mesmo, em que área você se refere? A área de games? mas em placas inferiores acho que eles se saem melhor do que os processadores Intel mais básicos Mesma pergunta acima (tirando a parte do gargalo.) edit: Aliás, em algumas coisas, os velhos Athlons ganham em processamento de novos i7... Em que os Athlons ganham dos i7?
Exibir mais comentários