Início » Celular » Primeiros benchmarks do iPhone 6s: a Apple continua fazendo ótimos processadores

Primeiros benchmarks do iPhone 6s: a Apple continua fazendo ótimos processadores

Desempenho por núcleo do Apple A9 é superior a qualquer processador de smartphone Android

Paulo Higa Por

iphone-6s

A Apple nunca divulga especificações detalhadas dos processadores que acompanham seus gadgets, por isso, temos que esperar os primeiros reviews saírem para descobrirmos como os novos chips se comportam. Pois bem: as primeiras análises do iPhone 6s saíram nesta terça-feira (22) — e os resultados do Apple A9 nos benchmarks são bastante positivos.

iphone6svs6geekbench

Assim como o Apple A8, usado no iPhone 6, o Apple A9 possui uma CPU dual-core, mas a frequência aumentou para 1,8 GHz, contra 1,4 GHz do processador antigo. Além disso, o Geekbench também confirma que o iPhone 6s passou para 2 GB de RAM, o dobro da geração anterior.

Os números obtidos pelo Mashable foram bem altos: 2.530 pontos em single-core e 4.402 pontos em multi-core, resultados entre 50% e 70% maiores que os obtidos pelo Apple A8.

Como ele se compara em relação aos outros processadores móveis do mercado? Bom, vamos traçar isso num gráfico:


O desempenho por núcleo é mais relevante para a maioria dos aplicativos, já que poucos softwares são desenvolvidos de modo a usar mais de um núcleo ao mesmo tempo. Nele, o Apple A9 é superior a qualquer processador disponível para Android, incluindo o poderoso Exynos 7420, do Galaxy S6 Edge+ — na verdade, o Apple A8 já era melhor que o chip da Samsung nesse quesito.

Já no desempenho multi-core, o Apple A9 ainda fica um pouco atrás do Apple A8X, um processador triple-core usado no iPad Air 2, e do octa-core Exynos 7420. Mesmo assim, é interessante notar como a Apple conseguiu desenvolver uma CPU que é "só dual-core" com desempenho melhor que processadores de seis (Snapdragon 808 no Moto X Style) e oito núcleos (Snapdragon 810 no G Flex 2).

O Geekbench é um benchmark interessante porque é multiplataforma e consegue medir o desempenho dos processadores de maneira comparável — ou seja, se o Apple A9 estivesse rodando um Android nas mesmas condições, os números seriam similares. Parece que os engenheiros da Apple continuam fazendo um bom trabalho.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

matheusnasc97
concordo......sao esperto mas nao pareçe xD
matheusnasc97
digo que meu amd E1-1500 e ruin pra ediçao de videos...sim e, mas pra roda jogos por mas incrivel que pareça ele roda os jogos muito melhor q os programas de ediçoes q uso ex;skyrim e gta4 pode nao pareçe muita coisa mas vai ver o amd E1-1500 pra se te uma ideia do que to falando os intel sao bem iquilibrados em jogos engasga de vez enquando mas pra uso de editores e melhor q amd no meu caso ja testei intels equivalente ao meu
André Dourado
O Antutu não dá esse resultado mágico da reportagem. O iphone está em 19º lugar em processamento unitário e 28º em conjunto. Um celularzinho intermediário se comparado aos zillions de cores e ultra-octa-cores. Rsrsrs.
Justiceiro Implacavel
Wendel o comparativo é de processadores para smartphones e tablets, não tem nada a ver com a briga entre AMD e INTEL, nos computadores de mesa e notebooks.
O SNAPDRAGON por exemplo é da Qualcomm, não vi nesse comparativo nenhum processador da AMD.

Sobre o que você comentou, também não é como você pensa, a AMD assim como a INTEL tem vários seguimentos de processadores.
O Bulldozer é melhor que o I7 desde a série X6, em todos benchmark que vejo são assim. Além disso a série FX BLACK já vem preparada para overclock. Eu não sei em que benchmarck você se baseou para dizer que um octacore da AMD apanha de um I5.. Realmente a quantidade de cores não é tão relevante, dependerá muito do software, especialmente do SO que, se não puder aproveitar o poder de vários núcleos de processamento não adiantará nada comparar. Não vi nenhum benchmark que justifique o que você diz, se puder colocar o link...
Luis Figueiredo
nossa quanta inveja kk, nunca precisou, os iphones sempre foram mais fluidos independente das specs.. pra q se preocupar com os cores
Luis Figueiredo
parece q existe algo q n entendem.. 8 cores n foi inventado pela samsung, android ou o q for.. a samsung apenas usa a tecnologia da arm, tal como os ultimos snapdragons e outras fabricantes.. ja a apple tanto como a nvidia teem outro tipo de licensa com a ARM q possibilita construir o seu proprio processador apenas usando o mesmo instruction set, sendo q as outras apenas se limitam a fabricar o q foi desenhado pela ARM, a samsung se diferencia no processo de fabricacao q o faz otimamente inclusive nos A9 (e pequenas adaptacoes no exynos). Só os mais leigos chamam 8 cores vantagem de performance para menos cores.
Félix
Se fosse para comparar um PC "gamer" essa questão de desempenho seria mais relevante pra mim. Mas no uso de smartphone cada um tem que olhar para suas próprias prioridades. Por ex, pra mim importa uma boa fluidez, uma ótima tela e uma "pegada" firme e sólida na mão sem que eu necessite de "capinhas"... e um preço razoável, claro.
Matheus Siqueira Moreno
Pelo jeito o 'poderoso Exynos 7420' não é tao 'poderoso'
Luis de Vaz Lobo
Wow! Sem mais.
Luis Carlos Rodrigues
Wow! Sem mais.
Zanac_Compile
Teoria linda, só falta os aparelhos e toda sorte de fabricantes permitirem atualizar. Já passou de 20% os Android do doce antigo .? Pois já tem doce novo e o antigo nem chegou perto de toda a fragmentação que existe!

Qual é pior? A porcaria do iOS que não permite airdrop no 4s de 2011 ou a porcaria do Android fragmentado que nem a versão antiga do sistema chegou em todos os hardware de 2015.
Zanac_Compile
Sem esquecer que a Samsung trapaceia nos testes com adulterações nos seus microcodigos para se comportar diferente nos testes. Tipo o escândalo da Volkswagen
Vitor
Não é um mito estúpido, e você sabe. Sabe que:
1- "Se fosse tão otimizado assim, dispositivos antigos, como o iPhone 4, não
se tornariam bomba após atualização de OS (o mesmo com o 4S)" -- obsolescência programada.
2- Os testes devem ser feitos de maneiras diferentes nos sistemas diferentes. Não faz sentido um processador com a mesma arquitetura ter um desempenho TÃO diferente assim, e ser TÃO inferior assim nos números. Se fosse um pouco inferior, as otimização no próprio processador poderiam levá-lo a ser superior, mas não dessa forma exagerada. Acha que nenhuma outra fabricante de SoC's, que investem milhões/bilhões de dólares em pesquisas, teria chegado a um resultado semelhante?
Vitor
4S já é "pré-histórico" também. Você provavelmente vê porque tem umas pessoas viciadas em iPhone que não tem dinheiro (ou, talvez, vontade) para comprar um novo.
Mario Junior
Desempenho gráfico em geral

Quem trata disso são as GPUS. Não as CPUS.

AMD menos potentes conseguem até engasgar as placas de vídeo potentes

Como assim "engasgar"? Gargalo? Se for isso mesmo, em que área você se refere? A área de games?

mas em placas inferiores acho que eles se saem melhor do que os processadores Intel mais básicos

Mesma pergunta acima (tirando a parte do gargalo.)

edit: Aliás, em algumas coisas, os velhos Athlons ganham em processamento de novos i7...

Em que os Athlons ganham dos i7?

Vitor
Desempenho gráfico em geral... É sabido que os AMD menos potentes conseguem até engasgar as placas de vídeo potentes, mas em placas inferiores acho que eles se saem melhor do que os processadores Intel mais básicos (na verdade eu já li isso em algum lugar alguns anos atrás).
Black Cat
Tá çerto.
Senju Hashirama
Tá çerto.
Bruno Cavalcanti
Deve ter rolado um bug no TB que transportou um comentário do Tech Tudo pra cá. Mas veio só a última linha. Aqui vai ele na íntegra:

"Uso android. Sou um hard user. Logo eu não preciso de calculadora. Faço conta de cabeça mesmo, porque eu sou hard. Não preciso de fluidez, porque eu tenho uma configuração secreta no submenu do subsolo do fim do poço que acessa um app massa que eu achei na play store que otimiza o uso da bateria e fecha os apps em desuso sozinho! Não preciso gastar dinheiro comprando apps pra ajudar os desenvolvedores porque nossa comunidade tem um repositório gratuito com tudo q tem na playstore, mas de graça. E nem tem problema vir com vírus, pq nós temos celulares que aceitam micro sd de 325 Teras e da pra instalar um montão de anti vírus legais da play store! (Os gratuitos da play store e os pagos do repositório, entendeu?). Nós não precisamos nos preocupar com travamentos, pq se travar nós temos o recurso de poder tirar a bateria e por de novo.
Meu celular tem NFC desde 1932. Nunca usei, mas o importante é ter o recurso.
Só playboy que quer aparecer compra iphone. É pura ostentação.
1 GB de Ram até hoje. Lixo de empresa. O meu tem 32 Gb, octacore opterus plus shadow of a doom colossus. Roda as TRÊS calculadoras que eu precisei baixar ao mesmo tempo!! Nenhuma funciona bem, mas roda TODAS ao mesmo tempo!! Multitarefa!
Iphone tem bastante processamento para rodar só calculadora e navegador."

O Português correto foi uma cortesia. Mas eu imagino você falando isso com outra fonética.

abs.
Bruno Cavalcanti
Eduardo, toda a engenharia é feita pela Apple. A área de engenharia da Apple é fortíssima. Depois de pronto, a Apple entrega o projeto para uma empresa produzir. (patentes e contratos de confidencialidade estão sempre prontos antes disso, claro).
Paulo Higa
Desde o Apple A4, do iPhone 4.
Bruno Cavalcanti
Tive uma experiência terrível com o S3. E nunca mais quis usar android. (Era um flagship na época). Mas por ser da área de TI ainda recebo muitos pedidos de ajuda de android users com celulares mais recentes. 99% reclamam que o sistema era bom mas ficou lento (tipo Windows).
Minha esposa mesmo está com um Moto G 2° Geração. Ela vive reclamando de
lentidão, travamentos. Eu tento mexer, perco o maior tempo tentando
otimizar e limpar coisas inúteis, mas ela continua reclamando.

Hoje se eu fosse investir um android, iria num Moto X ou num Nexus, justamente por não terem tantas intervenções de fabricantes. Porém o que acabo notando é que as fabricantes precisam fazer essas versões próprias dos androids pra conseguirem colocar recursos que não existem na versão nativa. Usar um android puro, mais limpo e fluido, significa abrir mão de uma série de recursos criados pelas fabricantes. Não consigo deixar de enxergar nisso um pouco do iOS. É mais limitado pra ser mais fluido. Foca no essencial e não em entupir o aparelho de features 90% das vezes inúteis.

Mas mesmo que esta seja a realidade, eu ainda compraria um android puro sem pensar ao invés de um android com trocentos recursos de uma fabricante.

Mas por estar satisfeito com o iOS (entendendo que ele precisa de melhorias também, claro), não vejo ainda sentido pra trocar e arriscar de novo no android. Até porque eu também não uso mais Windows em casa a um bom tempo e faz mais sentido ter um iphone / mac do que um android / mac.
Wendel Schelhan
Well, o ecossistema do Android é muito complexo e realmente é muito complicado concluir alguma coisa do sistema quando existem tantas modificações de fabricantes, em tanto hardware diferente. Eu não duvido que um S2 com uma Custom ROM de um desenvolvedor de qualidade possa proporcionar uma experiência de uso melhor do que uma TouchWiz num Galaxy S4. Hoje a Samsung está começando a melhorar a situação dela, mas há pouco tempo atrás era considerável o número de pessoas que procurava por uma ROM alternativa no XDA para vencer a TouchWiz.

Sobre o PS, recomendo que você dê uma olhada nos aparelhos Nexus. Não que sejam aparelhos de outro mundo, mas como é Android livre das intervenções comuns das fabricantes e recebe atualizações direto do Google, você vai se surpreender com a fluidez na sistema. Fato é que o Android deixou de ser um sistema instável e pesado há tempos, sendo que o maior diferencial do iOS hoje, ainda são os apps (principalmente para tablets). Pra falar a verdade, existem até alguns estudos recentes que apontam o Android como um sistema operacional mais estável e com menos force closes que o iOS (diferença de décimos no percentual, portanto vamos considerar que sejam equivalentes).
Bruno Cavalcanti
Bom, você já tem a certeza. Quem sou eu pra questioná-la.

Mas ouço reclamações insanas e pesadas até do S4 e S5.
Como não conheço ninguém com o S2 ou S3 nos dias de hoje (talvez porque se tornem obsoletos rápido demais), fica difícil analisar.

Mas bom saber que ele é tão bom ainda. Usado capaz que você acha por uns 200 reais ou até menos. É um ótimo custo benefício então.

PS: É a primeira vez que vejo as palavras "desempenho, espetacular e android" na mesma frase. Nem de usuários android eu tinha ouvido isso antes, pois ele focam muito em liberdade, recursos, e etc.. mas desempenho sempre foi um tabu. Isso se torna mais incrível ainda quando você considera que esse espetacular é pra um aparelho de 4 ou 5 anos atrás.

abs.
Wendel Schelhan
Eu tenho um amigo com um S2. Colocou Lollipop e o desempenho é espetacular. O hardware do S2 é forte até os dias de hoje e a GPU Mali continua cavala. Com toda certeza vai oferecer uma experiência melhor que um 4S.
Bruno Cavalcanti
E só pra constar Wender, meu irmão ta com um 4S rodando iOS9 e tá super feliz..
Agora pega um galaxy S2 e tenta usar hoje.. com os apps de hoje.. Nem precisa por o android mais novo. Pode usar o android nativo dele.
Bruno Cavalcanti
Jonas, entendo sua ponderação. Mas esse tipo de coisa precisa ser analisada sempre. Sites tendenciosos e comprados como o Techtudo, soltam matérias falando que o hardware do iPhone 6S é humilhado pelos concorrentes por exemplo.
Mas não mostram nada... só falam..

Eles analisam apenas os números. Se eles fizessem uma análise do Galaxy S6 contra um Xing Ling de 400 nucleos, e trocentos GB de Ram que custa umas 6 vezes menos, pela lógica dele o Galaxy S6 seria um lixo de hardware perto deste xing ling.

Benchmarkings sérios devem considerar sim o fato de a Apple fazer mais com menos.

Mas no final você tem razão. Mesmo que o benchmarking do iPhone fosse horrível, e ele ficasse em último, a fluidez, a usabilidade, a simplicidade é o que contam. Apesar de ser da área de TI, foi-se meu tempo de harduser, onde eu passava mais tempo tentando otimizar meu hardware com usuário root (na época do N900) do que de fato usufruindo do gadget.

Se o uso é agradável, sem travamentos e o celular corresponde as expectativas do meu uso diário, de fato ter 1 ou 50 GB de Ram pouco importa.

abs.
Pedro Auter
ela desenvolve sim! outras empresas apenas fabrica o chip q ela criou.
Eduardo Santana
''... Apple conseguiu desenvolver...' ' E desde quando a Apple desenvolve processadores?
Wendel Schelhan
Android é rápido e fluído desde o 4.1 Jelly Bean. Está vivendo na época do Eclair.
Louis
Infelizmente não.
gabriel gon
Cara, a parte do uso de apenas um core dos aplicativos é mito: http://googleweblight.com/?...
Baidu feat MC Brinquedo
Ghostery for Android e no Lumia 530 uso o nativo Internet explode!Mas parece que tudo voltou ao normal, tanto no Android como no Lumia.
Hao123
Ghostery for Android e no Lumia 530 uso o nativo Internet explode!

Mas parece que tudo voltou ao normal, tanto no Android como no Lumia.
Panino, o Moço
Antigo não quer dizer fraco. Dual A9 1.2 GHz, Mali400MP4 e 1GB RAM, ainda está no mesmo nível de aparelhos de entrada lançados hoje em dia. Daí CustomROM vem limpa é claro que vai funcionar bem, até porque hoje o Android aproveita melhor aceleração de hardware do que antigamente.
Panino, o Manino
Antigo não quer dizer fraco. Dual A9 1.2 GHz, Mali400MP4 e 1GB RAM, ainda está no mesmo nível de aparelhos de entrada lançados hoje em dia. Daí CustomROM vem limpa é claro que vai funcionar bem, até porque hoje o Android aproveita melhor aceleração de hardware do que antigamente.
Mario Junior
Vish...


Hao123 instalado com sucesso!
Mario Junior
mas acho que nos gráficos


Que "gráficos" você se refere?
Matheus Siqueira Moreno
Apos atualizar para o IOS 9 meu Iphone 5S ficou dessa maneira. Creio que é algum problema do Safari e não dos sites
Lucas A.
Verdade, aqui no Safari fica todo bugado layout.
Vitor
Depende em que. Os processadores da AMD são superiores em umas funções (não tenho certeza, mas acho que nos gráficos, os AMD ganham). Ale´m disso, eles são muito mais abertos ao overclocking e, mesmo não sendo o foco do comentário, no custo x benefício a AMD é melhor que a Intel.
J_Eduardo
Interessante q os mac e seus OSX tb são bastante fluidos mesmo tenho uma "maquina" mais simples. No IOS a Apple consegue o mesmo. Como não compreendo dos processos e mecanismos internos posso deixar duas impressões do por que os Apple sao melhores mesmo sendo mais simples. Primeiro o fato de o usuário ter menos acesso aos arquivos internos e a abertura dos arquivos ser diretas pelos apps, sem poder escolher como por exemplo na pasta especifica do Android. Tem TB os controles e bloqueios impostos pela Apple em vários aspectos. Não se pode conectar mídias externas os cabos e gadgets são rigidamente controlados. Acho q tudo isso contribui muito para o sistema ser fluido. Eles, acredito eu em parte, imam determinadas funções por questão de fluidez.
De tudo isso ainda posso dizer com conhecimento, pois já usei jailbreak e a época meu iPod travava direto.
Josiel Hen
Luis e Wendel, eu acho que o Jonas não quis dizer que o aparelho antigo tem de receber novos recursos e sim que a função hardware+software faz com que recursos pesados ou irrelevantes (perfumaria) sejam tirados, fazendo assim com que o software melhor seja optimizado para o hardware.
Yan Minari
Moto E ficou uma merda com o lollipop da motorola (não tem nem espaço pra atualizar os apps pré instalados (???), além de não permitir mover os apps para o sdcard, como nas versões anteriores), fui obrigado a colocar uma versão customizada do lollipop pra voltar a caber alguma coisa.


No Android você é obrigado a usar o seu "direito" à liberdade.
Yan Minari
Quando atualizam o sistema né.
Wendel Schelhan
Cara, depende muito do desenvolvedor específico e até do próprio suporte da fabricante, mas você precisa ver como um Galaxy S2, dual core antigo, dá conta de um Android Lollipop.
Wendel Schelhan
O Android também é rápido e fluído em hardwares recentes. E é mais rápido e fluído que o iOS em hardware antigo.
Wendel Schelhan
Todos os usuários de Android se beneficiam de novos recursos provindos de atualização do sistema. Tem algo no iOS de tão novo que não possa ser implementado em modelos antigos?
Jonas S. Marques
Que?
Black Cat
Bastante processamento pra rodar só calculadora e navegador...
Louis
Entretanto é inegável a fluidez do iOS - por mais que o sistema seja difícil e limitado.
Senju Hashirama
Bastante processamento pra rodar só calculadora e navegador...
Panino, o Moço
Isso, e ainda adiciono que até o Android 5.1 o Android só priorizava dois núcleos, só a partir dali que o sistema passou a tentar distúrbio sempre o processamento em 4 núcleos. Por isso que Krait durou tanto com a Qualcomm elevando tanto o clock.
Panino, o Manino
Isso, e ainda adiciono que até o Android 5.1 o Android só priorizava dois núcleos, só a partir dali que o sistema passou a tentar distúrbio sempre o processamento em 4 núcleos. Por isso que Krait durou tanto com a Qualcomm elevando tanto o clock.
luiscesarfc
Você quer que o iPhone 4S receba um novo recurso? Eu sim, espero não estar lendo isso.
Luis Cesar
Você quer que o iPhone 4S receba um novo recurso? Eu sim, espero não estar lendo isso.
Paulo Higa
Qual navegador, @disqus_HS6QtrqJYG:disqus?
Pereira
Na verdade não chega a contrapor, apenas diz que o Android pode se beneficiar dos multi núcleos na medida em que ao invés de um ou dois núcleos trabalhando a uma frequência alta, pode utilizar 4 trabalhando em menor frequência, reduzindo o consumo de energia e eventualmente melhoria na performance.I think that 4 cores will be a quite reasonable target and sweet-spot for vendors to aim for.Na medida em que o Android é feito para se beneficiar dos multi núcleos, beleza, mas não significa que quanto mais núcleos melhor a performance na mesma proporção. Não significa que oito núcleos tem um desempenho duas vezes melhor que quatro núcleos, ou quatro vezes melhor do que dois núcleos.O próprio gráfico do post, se estiver correto, evidencia, além do Exynos, nenhum processador multi núcleo avaliado teve um desempenho melhor no benchmark do que o A9.
Rodrigo
Na verdade não chega a contrapor, apenas diz que o Android pode se beneficiar dos multi núcleos na medida em que ao invés de um ou dois núcleos trabalhando a uma frequência alta, pode utilizar 4 trabalhando em menor frequência, reduzindo o consumo de energia e eventualmente melhoria na performance.

I think that 4 cores will be a quite reasonable target and sweet-spot for vendors to aim for.

Na medida em que o Android é feito para se beneficiar dos multi núcleos, beleza, mas não significa que quanto mais núcleos melhor a performance na mesma proporção. Não significa que oito núcleos tem um desempenho duas vezes melhor que quatro núcleos, ou seis vezes melhor do que dois núcleos.

O próprio gráfico do post, se estiver correto, evidencia, além do Exynos, nenhum processador multi núcleo avaliado teve um desempenho melhor no benchmark do que o A9.
Jonas S. Marques
O objetivo não é simplesmente desempenho. Num processador como o Exinos 7420, por exemplo, o smartphone fica o tempo todo apenas com os cores mais fracos ativos, e ativa os superiores apenas quando demanda desempenho. Com isso economiza-se bateria, prolonga a vida do hardware, etc.
Rafael Gil
Cacete, o single core é mais rápido que o meu desktop (FX-8350). O que vai faltar pro iPad pro ser realmente pro é só software mesmo. Nao precisa mais fazer "app mobile" capado.
Panino, o Moço
Sim, há essa pegadinha. iOS chega aos IPhones antigos sim porém todo picotado. Não há diferença entre você ficar com um Android antigo que tem os serviços do Google atualizados automaticamente. É possível sim você instalar na marra um Android novo em um telefone antigo mas não fica tão bom como você está dizendo. Vai funcionar, não vai ficar mais rápido, pelo contrário. Talvez alguns tenham tido essa má impressão porque Android antigo era todo mal feito e mal otimizado, agora que começou a melhorar que está funcionando de forma decente.
Panino, o Manino
Sim, há essa pegadinha. iOS chega aos IPhones antigos sim porém todo picotado. Não há diferença entre você ficar com um Android antigo que tem os serviços do Google atualizados automaticamente. É possível sim você instalar na marra um Android novo em um telefone antigo mas não fica tão bom como você está dizendo. Vai funcionar, não vai ficar mais rápido, pelo contrário. Talvez alguns tenham tido essa má impressão porque Android antigo era todo mal feito e mal otimizado, agora que começou a melhorar que está funcionando de forma decente.
Panino, o Moço
É claro que você pode se beneficiar de vários cores, mas não adianta sair enfiando quantos conseguir. Se eu faço um uma CPU de 10 cores mas ninguém faz um software que use esses 10 cores é desperdício por mais que eu force de forma artificial os cores trabalharem. E lembrando que o objetivo de usar vários cores é fazer o trabalho mais rápido. Então porque não fazer menos cores que sejam mais potentes?
Panino, o Manino
É claro que você pode se beneficiar de vários cores, mas não adianta sair enfiando quantos conseguir. Se eu faço um uma CPU de 10 cores mas ninguém faz um software que use esses 10 cores é desperdício por mais que eu force de forma artificial os cores trabalharem. E lembrando que o objetivo de usar vários cores é fazer o trabalho mais rápido. Então porque não fazer menos cores que sejam mais potentes?
Anderson Ramos
Tem 3 dias que atualizei um iPhone 4s para o iOS 9, uso esse aparelho basicamente como iPod, e até melhora no desempenho da bateria eu observei. Então eu acho que você tem razão nesse ponto, basta tentar otimizar para hardware antigo que se consegue.
Jonas S. Marques
Eu espero não estar lendo isso.

Sério. Sistemas operacionais podem sim e são otimizados para seus processadores, é só rodar um benchmark com Windows em um I5 e depois com Linux em um I5. As APIS que o processador dispõe, conectividade, enfim, muita coisa influencia. E sim, o IOS roda no Iphone 4S a 5 anos. Mas o Iphone 4S não recebe nenhum recurso novo a pelo menos 2 anos.
Jonas S. Marques
O Anandtech fez um texto gigante contrapondo exatamente o que tu disse. Processadores de vários núcleos são sim importantes para o Android, especialmente para browsers e jogos.
Pereira
Eu já acho que é justamente o contrário, acho que este post é interessante pois mostra como um processador "só" dual-core é superior a processadores octa-core, mostrando que é bobagem essa corrida pelo número de núcleos dos processadores atuais.A qualcom e mediatek deveriam estar preocupadas em otimizar seus processadores, e não entupir de núcleos, tornando-os mais caros e com desempenho pífio (se compararmos ao A9 com apenas dois núcleos).Já tinha percebido isso no meu Moto X de 1a. geração, "só" dual core mas era superior aos quad core do Nexus 4 e do Xperia ZQ e afins.
Rodrigo
Eu já acho que é justamente o contrário, acho que este post é interessante pois mostra como um processador "só" dual-core é superior a processadores octa-core, mostrando que é bobagem essa corrida pelo número de núcleos dos processadores atuais.

A qualcom e mediatek deveriam estar preocupadas em otimizar seus processadores, e não entupir de núcleos, tornando-os mais caros e com desempenho pífio (se compararmos ao A9 com apenas dois núcleos).

Já tinha percebido isso no meu Moto X de 1a. geração, "só" dual core mas era superior aos quad core do Nexus 4 e do Xperia ZQ e afins.
Wendel Schelhan
Bom, os desenvolvedores do XDA conseguem rodar Android Lollipop em telefones single core com uma qualidade surpreendente. Algo mais recente, como um Galaxy S2, dá opções quase que infinitas ao desenvolvimento. Se o Android "pesadão e bugadão" consegue rodar com qualidade nesses dispositivos, qual o problema com o iOS?

Pra mim, isso cheira a desleixo e obsolência programada. Mais ou menos uma forma da Apple matar o dispositivo, mas dando a impressão de que está pondo sua vida útil em extensão. O que mais tinha no lançamento do iOS 7 era gente perguntando como voltava pra versão 6.
luiscesarfc
Não tem como um OS ficar otimizado eternamente para um aparelho com 4, 5 anos de vida que não o acompanha. E o 4S, um aparelho lançado com iOS 5, só virou uma "bomba" a partir do iOS 8, coisa que vai muito além do que vemos por aí em termos de atualização e otimização.
Luis Cesar
Não tem como um OS ficar otimizado eternamente para um aparelho com 4, 5 anos de vida que não o acompanha.
E o 4S, um aparelho lançado com iOS 5, só virou uma "bomba" a partir do iOS 8, coisa que vai muito além do que vemos por aí em termos de atualização e otimização.
Wendel Schelhan
Mas não é nada de outro mundo saber que cores não querem dizer muita coisa.
Um 8-core da AMD pode apanhar de um Core i5 da Intel, que é um 4-core.
Wendel Schelhan
Existe esse mito estúpido de que o iOS é leve e otimizado para o hardware dos iGadgets porque ambos são desenvolvidos pela Apple. É por meio destes testes que percebe-se que esses dual-core da Apple são estupidamente rápidos, sendo que a única diferença realmente relevante do hardware da Apple pros Android é a memória RAM, que inclusive faz falta pra muita gente portadora de um iPhone. Se fosse tão otimizado assim, dispositivos antigos, como o iPhone 4, não se tornariam bomba após atualização de OS (o mesmo com o 4S).
Petter
Concordo, pouco importa frequência, quantidade de núcleos e demais aspectos isolados.
O que realmente fará a diferença é o "conjunto da obra", falando tanto de hardware como de software.
Silvio Ney
Bacana agora o mimimi daqueles que "meu celular tem um processador ultra-multi-octa-core e ele é melhor que o seu pq sim!

Um "mero" dual-core batendo na cara dos zilion-cores...

Tecnologia, não é bruxaria.
Jonas S. Marques
Por vezes não entendo posts como esse.
Nos dizem a vida toda que specs não mudam nada, que o importante é a fluidez e leveza do sistema, que hardware não significa tudo. Aí aparece um post como esse.
Nada contra, aliás, é sim notável o quão os processadores da Apple são superiores aos da Qualcomm ou Mediatek. Mas a inconsistência da abordagem desse tipo de coisa me soa bem estranha.
Baidu feat MC Brinquedo
Alô Tecnoblog, alguém mexeu no layout do blog?Pergunto isso pois fazem dias que a versão mobile carrega uma página bugada. Tipo uma mistura de desktop com mobile.
Hao123
Alô Tecnoblog, alguém mexeu no layout do blog?

Pergunto isso pois fazem dias que a versão mobile carrega uma página bugada. Tipo uma mistura de desktop com mobile.