Início » Inteligência Artificial » Fila é para os fracos: coloque um robô para esperar o iPhone 6s na frente da loja da Apple

Fila é para os fracos: coloque um robô para esperar o iPhone 6s na frente da loja da Apple

Jean Prado Por

Sempre que um iPhone é lançado, muitas pessoas dormem nas filas em frente às lojas da Apple para serem as primeiras a conseguir o aparelho novo. Todo ano tem alguma surpresa: pessoas dormindo em caixas de papelão, quarteirões de fila sendo formados (para ser exato, 12 quadras no último lançamento) ou que chegam antes de todo mundo para comprar os novíssimos iPhones e revendê-los no mercado negro.

O que ninguém esperava era ver uma pessoa pegando a fila... remotamente. Neste ano, o destaque da Apple Store em Sydney, na Austrália, é Lucy, um robô que está guardando o lugar de sua dona, Lucy Kelly.

lucy-robo-fila-apple-1

(Foto: Atomic 212)

O robô é composto basicamente de um iPad fixado em um diciclo automatizado que pode se mover livremente, levando a imagem do rosto da pessoa para qualquer lugar. Em entrevista ao Mashable Australia, Kelly explicou que o funcionamento do robô é possibilitado por um aplicativo que permite à pessoa conectar-se ao iPad de qualquer lugar e interagir com os outros pelo tablet.

lucy-robo-fila-apple-2

Kelly ainda pretende comprar um iPhone 6s sem visitar a loja.

Ela ainda afirma que está usando o robô para conversar com as pessoas da fila, que, segundo ela, não se incomodaram com a presença robótica. Como quase todo dispositivo eletrônico, há uma bateria que possibilita o funcionamento do robô por um tempo fora da tomada. Para passar a noite, então, Lucy terá de se abrigar em uma barraca especial que carrega o dispositivo e o protege da chuva que pode cair sobre Sydney no lançamento.

A ideia de levar o robô para a fila veio de seu chefe, segundo Kelly. Na agência de mídia Atomic 212, eles têm seis modelos disponíveis para os funcionários no escritório, tanto que o chefe de Kelly já assistiu a uma reunião com o pequeno robô. "Eu queria ser uma das primeiras pessoas a ter o iPhone 6s, mas obviamente por causa do meu trabalho eu não posso ficar dois dias na fila esperando por um celular. Então meu chefe disse 'Leve o robô pra lá, você ainda poderá trabalhar e continuará esperando na fila'", comentou.

Então, na hora da compra, Kelly vai tomar o lugar do robô e comprar o seu celular? Errado. A publicitária ainda pretende finalizar a compra sem por os pés na Apple Store. Outras pessoas da fila chegam a esperar por 17 dias (!), como o empresário Lindsay Handmer.

Não podia faltar: uma selfie. Com um robô. Na fila em torno da Apple Store.

Não podia faltar: uma selfie. Com um robô. Na fila em torno da Apple Store.

Por mais que seja um fato curioso, é claro que o mundo publicitário não poderia deixar de estar envolvido. A agência de mídia Atomic 212 aproveitou a vontade de comprar um iPhone de Kelly para divulgar seu negócio. "Na Atomic 212, nós entendemos o poder da tecnologia e inovação", diz o site da empresa. Por isso, lançaram Lucy, o robô, como "prova de que a tecnologia está transformando a forma como os humanos interagem entre si". Então tá.

Como essa é a primeira vez que um robô pega uma fila da Apple, não dá para saber se a ação vai ser bem sucedida. Enquanto esteve na fila, Lucy não teve de sair de seu lugar nem foi avisada de que essa atitude não é correta.

De acordo com o jornal britânico Telegraph, Kelly conseguiu comprar seu iPhone 6s com sucesso nesta sexta-feira (25). Depois de fazer o pagamento, o celular foi colocado em uma sacola e pendurado na base do microfone do robô, segundo ela. "As pessoas na fila foram fabulosas", completou. Os amigos de Kelly pegaram o iPhone de Lucy, que depois da fila foi direcionada até o centro da cidade, e entregaram para ela.

Trabalho remoto... dentro no escritório

Por mais que essa seja a primeira vez que alguém guarda o lugar na fila com um robô, esse tipo de dispositivo não é tão novo assim. Em 2013, a Double Robotics, uma empresa que fabrica "robôs de telepresença", começou a enviar seus dispositivos para companhias como Reddit e LinkedIn para estudar se a aplicação da tecnologia é viável.

Por mais que o Reddit use ferramentas de trabalho como Slack e e-mails, Jordan Oplinger, diretor de vídeo do Reddit, afirma no estudo de caso feito pela Double Robotics que a comunicação frente a frente ainda era necessária entre os escritórios de São Francisco e em Nova York.

O robô ainda é capaz de "virar o rosto" para outras pessoas, imitando o contato visual, além de levantar ou abaixar a tela para se equiparar à altura dos funcionários que estão conversando com ele no momento. "É um nível de interação que você não consegue no Slack ou por e-mail, por exemplo", explica Oplinger.

O modelo demonstrado nos vídeos de demonstração no site da Double Robotics parece o mesmo que é usado por Kelly para ficar na fila em torno da Apple Store. Outros vídeos de demonstração dessa tecnologia incluem um estudo de caso na Escola de Enfermagem da Universidade de Duke, na Carolina do Norte e na escola de ensino médio Sebasticook, em Maine, também nos Estados Unidos.

Mais informações sobre a Double Robotics e suas soluções podem ser encontradas no site oficial. Você se comunicaria com um robô desses em seu escritório?

Atualização em 25/09/2015 às 13h28. Uma vez que o lançamento do iPhone 6s foi realizado com sucesso na Austrália, Kelly conseguiu comprar seu desejado celular remotamente. As informações são do jornal britânico Telegraph.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Existe fila em todo lugar e pra tudo, imagine que uma padaria de uma celebridade da TV americana lançou um doce, vai ter fila... só que geralmente vão servir o doce de forma contada, tipo tem 2 por pessoa, 500 doces por dia, então a fila não vai muito longe e não dura muito tempo... mas fila pra iPhone lá sempre teve, e fica quem quer, quem comprar online recebe no dia do lançamento no conforto de sua casa.

PPKX XD
Existe fila em todo lugar e pra tudo, imagine que uma padaria de uma celebridade da TV americana lançou um doce, vai ter fila... só que geralmente vão servir o doce de forma contada, tipo tem 2 por pessoa, 500 doces por dia, então a fila não vai muito longe e não dura muito tempo... mas fila pra iPhone lá sempre teve, e fica quem quer, quem comprar online recebe no dia do lançamento no conforto de sua casa.
FeripeHatsune
Interessante, dizem que existe fila só no Brasil, mas agora com você dizendo que esteve em NY e viu pessoas simples fazendo a fila tipo a do INSS não acreditei.
Caleb Enyawbruce

Que bela jogada de marketing, isso sim!!

Ramon Gonzalez
Que bela jogada de marketing, isso sim!!
Lucas Cecconello
Também lembrei desse episódio UUHUHAHUSA
Leandro
Na Bahia o povo é mais prático.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Não defini só pela roupa e sim pelas maneiras, pela educação, pelas gírias, você vê que são pessoas do Brooklyn, Harlem, não estavam mal vestidos mas usavam roupas diferentes do resto que se vê em Manhattan, já estive em todos esses bairros e você nota a diferença entre as pessoas, se você já foi para lá sabe disso, ao invés de acreditar que todo americano se veste de qualquer jeito só porque viu fotos do povo no Walmart e Target. Pra ser sincero, em Manhattan é quase um desfile de moda na rua, as pessoas disputam quem chama mais a atenção ou parece mais rico que o outro.
Sobre serem despreocupadas, devem ser desempregadas também por estar em pleno dia útil as 10 da manhã na fila de uma loja.
Acho que você que erra em alguns pontos, talvez por nunca ter ido para lá e não conhecer a cultura, apenas ler na internet e fazer turismo por agência não adianta, eu trabalho para empresas de lá, viajo com frequência e convivo com moradores da cidade e arredores, conversamos sobre o país, costumes, economia, famílias, etc.
É o mesmo que dizer que todo americano é frio, que não se importam com os outros, que não fazem amizades, depende muito de quem você convive por lá.

PPKX XD
Não defini só pela roupa e sim pelas maneiras, pela educação, pelas gírias, você vê que são pessoas do Brooklyn, Harlem, não estavam mal vestidos mas usavam roupas diferentes do resto que se vê em Manhattan, já estive em todos esses bairros e você nota a diferença entre as pessoas, se você já foi para lá sabe disso, ao invés de acreditar que todo americano se veste de qualquer jeito só porque viu fotos do povo no Walmart e Target. Pra ser sincero, em Manhattan é quase um desfile de moda na rua, as pessoas disputam quem chama mais a atenção ou parece mais rico que o outro. Sobre serem despreocupadas, devem ser desempregadas também por estar em pleno dia útil as 10 da manhã na fila de uma loja. Acho que você que erra em alguns pontos, talvez por nunca ter ido para lá e não conhecer a cultura, apenas ler na internet e fazer turismo por agência não adianta, eu trabalho para empresas de lá, viajo com frequência e convivo com moradores da cidade e arredores, conversamos sobre o país, costumes, economia, famílias, etc. É o mesmo que dizer que todo americano é frio, que não se importam com os outros, que não fazem amizades, depende muito de quem você convive por lá.
Vanderson Lima
Usaram um desses robôs em um episódio de Modern Family. Foi muito engraçado.
Luis Henrique Torres
O passo 2 foi o melhor kkk
Theo Queiroz
Eu se fosse psicólogo faria um estudo sobre essas pessoas que ficam dias em filas para comprar qualquer produto que seja. Não é possível que isso seja coisa de gente saudável...
Luis de Vaz Lobo

Faz no Brasil...

Luis Carlos Rodrigues
Faz no Brasil...
Marcvs Antonivs
Robot é para os fracos. Coloquei meu espirito lá.
Exibir mais comentários