Início » Internet » Haddad planeja regulamentar Uber em São Paulo

Haddad planeja regulamentar Uber em São Paulo

Paulo Higa Por

uber-logo

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), planeja regulamentar o funcionamento de serviços de transporte privado, como o Uber, na capital paulista. Durante um evento em Paris nesta quinta-feira (24), o prefeito afirmou que estuda “um caminho que não afaste a moderna tecnologia”, citando Nova York como um exemplo de cidade que encontrou uma solução para resolver o impasse entre taxistas e motoristas privados.

O projeto de lei 349/2014, do vereador Adilson Amadeu (PTB), proíbe o uso de carros particulares para transporte remunerado de passageiros, o que afeta diretamente o funcionamento do Uber em São Paulo. O texto foi aprovado na Câmara Municipal em duas votações, acompanhadas de perto pelos taxistas, e aguarda apenas a sanção do prefeito para valer.

Uber faz projeção durante a votação na Câmara (Foto: Tiago Silva)

Uber faz projeção durante a votação na Câmara (Foto: Tiago Silva)

Haddad declarou que não quer se fechar à tecnologia, embora defenda que deva haver uma vigilância do estado em relação aos aplicativos de transporte privado. Ao Estadão, o prefeito diz: “Estamos estudando os modelos no mundo e encontrando soluções muito inovadoras, que preservam o direito dos taxistas, mantêm a regulação do Estado, mas não se fecham à tecnologia, que é a qualidade do serviço”.

Em Nova York, o Uber opera com várias modalidades: além do uberX (econômico) e UberBlack (carro de luxo), disponíveis em São Paulo, é possível pedir um uberXL (econômico espaçoso), UberSUV (carro de luxo espaçoso) ou uberT (táxi comum). Também existe o UberPOOL: você informa o destino e o Uber se encarrega de encontrar um usuário que queira uma corrida para a mesma região, dividindo a tarifa.

O Uber funciona normalmente em Nova York, mas muitas discussões ainda estão em andamento. Este texto do Fusion explica o que aconteceu com a indústria de táxis após o surgimento do Uber. Atualmente, existem mais carros do Uber do que táxis na capital novaiorquina. O prefeito Bill de Blasio tentou limitar o crescimento da frota do Uber em 1% ao ano, mas voltou atrás. No mercado paralelo, uma licença de táxi pode custar US$ 1 milhão, mas poucas estão mudando de mãos porque… bem, ninguém sabe quanto elas realmente valem.

Para competir com o Uber, os taxistas de Nova York se uniram e criaram um aplicativo chamado Arro, que suporta cartão de crédito e pagamento automático da gorjeta. Diferentemente do Uber, que aumenta o preço das corridas dinamicamente em situações de muita demanda, o aplicativo dos taxistas cobra sempre por tempo e distância.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dario Netto
Pessoal Eu tinha uma opinião diferente. Mas quando conheci a empresa fiquei encantado. Tanto que agora sou motorista Uber em minhas horas vagas e posso melhorar minha renda nessa crise que estamos. A Uber da todo o apoio. A inclusive fui convidado por um amigo e recebi R$200,00 reais a título de incentivo. Basta ser convidado que todos ganham. Inclusive, clique no link e cadastre https://partners.uber.com/i/q6dftg1eue . Recomendo a todos.
Anderson Doria Aue
Uber é como empresa pós-capitalistas. São plataformas monopolistas em busca de lucro. Elas poderiam facilmente ser replicadas como verdadeiros negócios colaborativos, que não visam o lucro – mas você pode apostar que elas estão fazendo o possível para evitar que isso venha a acontecer. Taxista em sp 13 anos ninguem nunca saiu do meu carro insatisfeito,orgulho e amor no na profissao,quando vc ve aquelas reportagens na televisao de clandestinos abordando passageiros em rodoviarias e aeroportos,combinado preço mais alto,e levando para fora do lugar por que o veiculo nunca se encontra presente,esse é o uber regularizado,no começo da desconto e oferce agua,bala,mais na verdade o motorista é o mesmo so que trajado de uber. Em SP funciona assim,qualquer paulista sabe,ar ligado se nao estiver e o cliente pedir agente liga,qual caminho o SR a SRA deseja,carros limpos e novos,atualmente a 3 melhor frota de taxi do mundo ,maus condutores SIM existem,mais tambem a lei funciona pra nois,denuncie 156,verificaçao de taximetro no ipem+ taxa e dia de serviço perdido pra que se o passageiro nao liga se o taximetro ta lacrado no ``ùber´´´,entendem a diferença o taximetro e pra segurança de todos,sem mais desculpem o desabafo,boas corridas. abraços.
Daniel Mathias
Inclusive se os taxistas forem espertos, farão o deles, apesar que a briga é dos mafiosos da venda do Alvará ( Adilson Amadeu e Natalício Bezerra ) que não querem perder a boquinha e ainda arriscam ter de devolver o dinheiro de muita gente, hehe
Daniel Mathias
Assim que ele regulamentar o UBER vai ser um entre vários, aguardem!!!!!
RodrigoCard
Quero ver se vai regularizar o UberTab em MG. Isso sim! :P
Tiago Andrade
Pois é. Lembra que os aplicativos de táxi também geraram a maior polêmica quando começaram a ganhar espaço, chegando até a ser proibidos em algumas cidades?
Lucius Quinctius Cincinnatus
Eu adoro ver imbecis como você chamando de fascistas os liberais que defendem o indivíduo e odeiam coisas estúpidas coletivistas como o fascismo e o comunismo. Só muda a cor da camisa, os otários estão lá, na rua, de mãos dadas. Enfia Brecht no ânus.
Leandro
Mas é feito um estudo pra chegar a essa velocidade. E é justamente a velocidade reduzida que faz o trânsito não truncar ou engarrafar. Dê uma pesquisada sobre o assunto e vai entender. A distância entre os carros diminui, mas o fluxo da via aumenta.
Gustavo Lopes
É sério? Não acredito que finalmente Haddad vai fazer de útil.
RodrigoCard
Lendo essa discussão, me surpreende como você conseguiu manter a compostura com alguém que não sabe argumentar e cospe ofensas gratuitamente. Tiro o chapéu.
RodrigoCard
Um dia eu vou ter a paciência do G.C. Ele conseguiu discutir de forma elegante com alguém sem raciocínio lógico que só sabe ofender quando vão contra ele... :o
RodrigoCard
Não diria somente calar-se , mas rir e ignorar enquanto isso. Rs
Thiago Pereira
Finalmente! Espero que sigam o exemplo no resto do país!
Antony
Até onde sei, regulamentação de transporte urbano é municipal.
Antony
Como você é burro. Lembre que nesse lixo de povo, está sua mãe, seu pai, você e todos que conhece. Estando aqui ou não.
Exibir mais comentários