iphone-6s

O Foursquare vai muito além de um app de check-ins e dicas de lugares: a companhia diz ter a maior base de dados de tráfego de pessoas no mundo. Por causa dos serviços de localização do aplicativo, a empresa consegue analisar toda essa informação obtida para identificar tendências — e calcular que serão vendidos de 13 a 15 milhões de unidades dos novos iPhones apenas nesse final de semana.

Lançamentos de iPhones sempre fazem bastante sucesso, gerando filas e horas de espera para as pessoas conseguirem colocar suas mãos no novo aparelho. Apesar de ser uma estimativa alta, os cálculos do Foursquare chegam próximos dos números da Apple, que espera vender 10 milhões de iPhones 6s no primeiro final de semana. O vídeo a seguir mostra o tráfego de pedestres nas proximidades de uma Apple Store em São Francisco, na Califórnia, em uma semana convencional.

O mais interessante de tudo isso é que um mero “aplicativo de check-ins” consegue calcular esse tipo de informação. Para obter tal estimativa, o Foursquare combinou os dados oficiais da Apple sobre as vendas em lançamento do iPhone 5, 5s e 6. A companhia utiliza dados de localização de usuários em mais de 7 bilhões de check-ins (!) em 65 milhões de locais. Essa é a primeira vez que o Foursquare prevê o número de vendas de um produto.

Será interessante comparar os números estimados com os dados oficiais que deverão ser divulgados posteriormente. De qualquer forma, dá para começar a entender que o Foursquare pode se tornar uma empresa lucrativa. Neste post, o Foursquare explicou detalhadamente como foi feita a previsão.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados