Início » Ciência » NASA descobre evidências de água líquida em Marte

NASA descobre evidências de água líquida em Marte

Paulo Higa Por

marte-superficie

A NASA anunciou nesta segunda-feira (28) que encontrou fortes evidências da existência de água líquida na superfície de Marte. Não é nenhum reservatório de gelo abaixo da superfície; isso nós sabemos há anos. Não é nenhuma teoria dizendo que havia água num passado muito distante; isso vem sendo falado há décadas. É água líquida, na superfície, agora mesmo.

Isso cria algumas implicações. Primeiro, a água é um elemento essencial para que exista vida, ou pelo menos a vida que conhecemos, então as chances de existirem seres vivos em Marte são maiores. Segundo, essa descoberta afeta o futuro da exploração humana — e três espaçonaves, como o ExoMars, devem visitar o planeta vermelho nos próximos três anos para buscar vida. Por fim, as evidências podem mostrar que até micróbios podem gerenciar a água melhor que governadores humanos.

As suspeitas da existência de água líquida fluindo na superfície de Marte apareceram em 2010, quando cientistas perceberam que “rastros” surgiam sazonalmente em depósitos de sal no planeta. Nesta segunda-feira (28), o pesquisador Lujendra Ojha e sua equipe publicaram um artigo que detalha os rastros de sal crescendo a cada semana durante os verões marcianos e sumindo aos poucos quando o inverno chega.

marte-agua

Essas linhas de sais que se desenham na superfície de Marte de tempos em tempos provavelmente estão sendo produzidas por água salgada, segundo os pesquisadores. Ainda não foi possível flagrar a água líquida correndo em Marte, porque a sonda Mars Reconaissance Orbiter (MRO) infelizmente só consegue analisar a superfície do planeta uma vez por dia e justamente no horário em que Marte está mais quente e seco, quando a água teoricamente já evaporou.

Mas o CRISM, um instrumento acoplado à sonda, indica que há moléculas de água nos cristais de sal — na verdade, ele mostra que o padrão do espectro luminoso corresponde a um sal hidratado, e é difícil imaginar algo que não envolva água líquida. Ou seja, as evidências são fortíssimas, embora ninguém queira afirmar que “existe água líquida em Marte” com 100% de certeza.

Com informações: BBC, Wired.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Espetaria Facegrill
Engraçado com toda tecnologia que temos não enviamos sondas para lua para comprovar se o homem esteve ou não lá, eu acredito que existe vida em outros planetas, e talvez um dia o ser humano descubra que existe vida também aqui, e comece a se importa e não destruir.
Espetaria Facegrill
Engraçado com toda tecnologia que temos não enviamos sondas para lua para comprovar se o homem esteve ou não lá, eu acredito que existe vida em outros planetas, e talvez um dia o ser humano descubra que existe vida também aqui, e comece a se importa e não destruir.
disqus_urPXayysmj
Nem no Brasil tem estrutura pra ter internet, direito...
Pedro
Nem no Brasil tem estrutura pra ter internet, direito...
Ricardo - Vaz Lobo
Agora mesmo que neguinho esquece a Lua de lado e vai torrar trilhões para colonizar Marte.

E será que aquela turma que se voluntariou para seguir pro planeta vermelho vai MESMO fazer o check-in?
Bruno
Mais impressionante do que a agua de marte, eh o site da bbc de 2002! Que viagem no tempo cara...uahuhauhauhuha!!
Gabriela Garcia
Achar agua é fácil, quero ver encontrar estrutura pra ter internet por lá! rs