Apple lança versão final do OS X 10.11 El Capitan

Nova versão do sistema operacional dos Macs tem melhorias de desempenho e pequenas novidades nos apps

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
os-x-el-capitan

Como prometido, a Apple lançou nesta quarta-feira (30) a versão final do OS X 10.11, também conhecido como El Capitan. Desta vez, o sistema operacional dos Macs não recebeu grandes funcionalidades ou alterações no visual: a exemplo do iOS 9, o foco da atualização ficou nas melhorias de desempenho e estabilidade.

Isso não significa que não haja recursos novos, claro. O Split View permite que você use dois aplicativos em tela cheia, assim como no Windows — dá para editar um documento no Pages enquanto você pesquisa alguma informação no Safari, por exemplo. O Mail ganhou suporte a gestos e ficou mais parecido com a versão para iOS: deslize o dedo para marcar um email como lido ou exclui-lo. O Safari agora suporta abas fixas e tem um botão para silenciar páginas barulhentas.

split-view
safari

Para quem já atualizou para o iOS 9, o El Capitan é mais importante: o OS X 10.11 traz o novo aplicativo de notas, que suporta imagens, vídeos, mapas e páginas da web, além de permitir a criação de listas de maneira rápida. Assim como no iPhone ou iPad, é possível compartilhar informações de outros aplicativos diretamente no Notas. Virou quase um Evernote.

A Apple melhorou o desempenho do OS X, portanto, se você ficou traumatizado com o Yosemite, talvez as coisas melhorem no El Capitan. A novidade é a API Metal, já usada no iOS para aumentar o desempenho gráfico. No Mac, os aplicativos e jogos passam a ter acesso praticamente direto à GPU, o que segundo a Apple torna a renderização dos gráficos até 50% mais rápida. Além disso, os softwares estão até 40% mais rápidos para abrirem.

el-capitan-mission-control

Estou usando o El Capitan há duas semanas e a experiência tem sido boa; o sistema já se mostra bastante estável. Os poucos aplicativos que pararam de funcionar, como o iStat Menus, receberam atualização para adicionar o suporte ao OS X 10.11. Alguns usuários relatam que o Office 2016 está instável; aqui, ao menos nos aplicativos que uso diariamente (Word e OneNote), não tive nenhum problema.

O El Capitan já está disponível para download gratuito e funciona em todas as máquinas que rodam Mavericks ou Yosemite. Para atualizar, basta abrir a Mac App Store e acessar o menu Atualizações. Caso a nova versão ainda não tenha aparecido no seu Mac, clique aqui e baixe o instalador, que pesa 6,08 GB. E faça um backup pelo Time Machine antes de começar a instalação. Você foi avisado.

Você já está usando o El Capitan? Como está sendo sua experiência?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados