Início » Aplicativos e Software » Apple lança versão final do OS X 10.11 El Capitan

Apple lança versão final do OS X 10.11 El Capitan

Nova versão do sistema operacional dos Macs tem melhorias de desempenho e pequenas novidades nos apps

Paulo Higa Por

os-x-el-capitan

Como prometido, a Apple lançou nesta quarta-feira (30) a versão final do OS X 10.11, também conhecido como El Capitan. Desta vez, o sistema operacional dos Macs não recebeu grandes funcionalidades ou alterações no visual: a exemplo do iOS 9, o foco da atualização ficou nas melhorias de desempenho e estabilidade.

Isso não significa que não haja recursos novos, claro. O Split View permite que você use dois aplicativos em tela cheia, assim como no Windows — dá para editar um documento no Pages enquanto você pesquisa alguma informação no Safari, por exemplo. O Mail ganhou suporte a gestos e ficou mais parecido com a versão para iOS: deslize o dedo para marcar um email como lido ou exclui-lo. O Safari agora suporta abas fixas e tem um botão para silenciar páginas barulhentas.

split-view safari

Para quem já atualizou para o iOS 9, o El Capitan é mais importante: o OS X 10.11 traz o novo aplicativo de notas, que suporta imagens, vídeos, mapas e páginas da web, além de permitir a criação de listas de maneira rápida. Assim como no iPhone ou iPad, é possível compartilhar informações de outros aplicativos diretamente no Notas. Virou quase um Evernote.

A Apple melhorou o desempenho do OS X, portanto, se você ficou traumatizado com o Yosemite, talvez as coisas melhorem no El Capitan. A novidade é a API Metal, já usada no iOS para aumentar o desempenho gráfico. No Mac, os aplicativos e jogos passam a ter acesso praticamente direto à GPU, o que segundo a Apple torna a renderização dos gráficos até 50% mais rápida. Além disso, os softwares estão até 40% mais rápidos para abrirem.

el-capitan-mission-control

Estou usando o El Capitan há duas semanas e a experiência tem sido boa; o sistema já se mostra bastante estável. Os poucos aplicativos que pararam de funcionar, como o iStat Menus, receberam atualização para adicionar o suporte ao OS X 10.11. Alguns usuários relatam que o Office 2016 está instável; aqui, ao menos nos aplicativos que uso diariamente (Word e OneNote), não tive nenhum problema.

O El Capitan já está disponível para download gratuito e funciona em todas as máquinas que rodam Mavericks ou Yosemite. Para atualizar, basta abrir a Mac App Store e acessar o menu Atualizações. Caso a nova versão ainda não tenha aparecido no seu Mac, clique aqui e baixe o instalador, que pesa 6,08 GB. E faça um backup pelo Time Machine antes de começar a instalação. Você foi avisado.

Você já está usando o El Capitan? Como está sendo sua experiência?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Arnaldo Alvarenga
bom dia, prezados, eu atualizei e, a princípio, tudo estava correto até que eu precisei de usar a câmera via photo booth ou face time, a câmera não funciona, meu é macbook pro 2012 retina. obrigado, quem puder ajudar. abraços
Carlos Aurélio
Eu fiz a atualização ontem, as minhas primeiras impressores foram que de cara não curtir a nova fonte padrão do sistema San Francisco realmente preferia a Helvetica Neue muito mais fácil de ler. Em questão de desempenho até agora não vir muita diferença no meu mac de 4 Gb notei que ele voltou a consumir mais memória eram do que o Yosemite consumia, até o momento é que eu preferia o Yosemite mesmo no meu mac..
João Rosa
El Capitan... depois de uma demora descomunal, baixou por completo, mas o instalador apareceu e depois sumiu! e na aba “comprado” aparece como “baixado”, mas não há como clicar… :( alguém mais com esse problema? ou alguém saberia onde/como chamar o instalador novamente? obrigado https://uploads.disquscdn.com/images/964514b1ce5122fac262d1a0dd3b24bd54ede655f8e6b5cc1ad1e12b59b0b708.png
Leandro
Aconteceu o mesmo comigo, acabei desistindo, mas como a atualização é de 6gb, talvez o download deve estar devagar.
Leonardo Caldas
Cara, DPs eu tento evitar por causa de possíveis instabilidade, sabe. Uso essa máquina para umas coisas mais sérias, e ficar sofrendo com possíveis bugs seria problemático e contra produtivo pra mim (apesar de que tenho lido que as DPs do El Captan especificamente tem sido bastante estáveis).
Leonardo Caldas
Na verdade eu também não uso as ferramentas do TonyMac (uso uma estrutura parecida com a tua também), mas ainda assim acesso os fóruns lá com frequência por conta das discussões. Todas as vezes que sai uma atualização grande como esta, o povo passa muitas informações úteis. A propósito, para quem usa Clover indico a atualização, e ela é muito tranquila. Aqui eu fiz como se estivesse num Mac real, e em meros 20 minutos já estava no El Captan, e com tudo funcionando perfeitamente (LAN, vídeo, TRIM... Só não o áudio ainda... Mas acredito que sua reinstalação resolva). Ao que parece TonyMac já está indicando o Clover como padrão em suas instalações. É uma ferramenta excelente.
Gabriel Bueno
Você tem que ficar pressionando em cima do ícone de tela cheia (Botão verde) e depois é so arrastar para o lado que você quiser :D Enjoy
tuneman
barbada! vou acompanhar os topicos do capitan
Mario Junior
Você pode usar uma imagem já pronta. Tem mavericks e Yosemite (daqui a um dias sai a do capitan.) Olha aqui: Yosemite 10.10: http://olarila.com/forum/viewtopic.php?f=35&t=5008 Mavericks 10.9.5: http://olarila.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=4578
Mario Junior
yo no soy marinero yo no soy marinero soy capitán soy capitán xD
tuneman
mas voce cria o USB pelo OSX? o meu problema é que não disponho de um Mac pra isso. preciso fazer pelo Win10 mesmo.
Rodrigo Fante

Aqui está lindo, tudo redondo.

rodrigofante
Aqui está lindo, tudo redondo.
Cristina Monteiro
Tenta pausar e retomar, pra mim funcionou!
Cristina Monteiro
Como funciona o splitview?
Exibir mais comentários