A Motorola anunciou nesta sexta-feira (2) quais smartphones receberão atualização para o Android 6.0 Marshmallow, a versão mais recente do Android. Desta vez, a fabricante surpreendeu alguns usuários e segurou a atualização até para dispositivos que foram lançados este ano (!).

Ainda que a maioria da sua base de dispositivos esteja rodando o Android 5.1 e, para alguns, essa tenha sido a primeira atualização que o aparelho recebeu, a fabricante omitiu smartphones que teoricamente teriam capacidade para receber o Android 6.0.

motorola-style-play-abre-alt2

Moto X Style e Moto X Play receberão a atualização para o Marshmallow.

Eis a lista completa dos aparelhos:

  • Moto X Style
  • Moto X Play
  • Moto X (2ª geração)
  • Moto G (3ª geração)
  • Moto G (2ª geração)
  • Moto G (2ª geração com 4G)
  • Moto Maxx

E... não, eu não esqueci de mais nenhum dispositivo. Moto X e Moto G de 1ª geração não serão mais atualizados, assim como o Moto E de 2ª geração, que foi lançado em fevereiro deste ano. A única atualização que ele chegou a receber foi o Android 5.1 Lollipop.

Por que o Moto E morreu tão cedo? Uma das possibilidades é que a Motorola decidiu poupar os usuários de ter um celular ainda mais lento, uma vez que o Moto E não rodava bem nem o Android 5.0. Mesmo assim, há uma contradição aqui: em fevereiro, como aponta o Android Police, a Motorola disse em um vídeo o seguinte:

E enquanto outros smartphones nessa categoria [de preço] nem sempre suportam atualizações, nós não esquecemos de você, e garantimos que o seu Moto E será atualizado depois da compra.

O problema é que ele não será mais, segundo o post no blog oficial da Motorola escrito por Bjorn Kilburn, vice-presidente de gerenciamento de software de produtos da Motorola. A fabricante não deu nenhuma justificativa para a falta de atualização, mas a página brasileira informa que algumas inclusões podem ser feitas na lista de dispositivos.

Quais as novidades?

Como de praxe, o software da Motorola continua sendo um dos mais próximos ao Android puro, com poucas modificações e a adição de alguns recursos úteis. Algumas novidades, como o modo Não perturbe, conflitam com o que o Moto Assist faz hoje na linha de dispositivos da Motorola. Por isso, a fabricante optou por remover o Moto Assist do Android 6.0.

Outro recurso da atualização é o backup automático para o Google Drive, no qual os dados do app serão criptografados, salvos e a restauração para um novo dispositivo é automática. A Motorola também matou o Moto Connect, serviço de espelhar SMS para o Chrome, justificando que pouca gente o usava.

Now on Tap

Outras novidades do Android 6.0 Marshmallow incluem o novo gerenciamento de energia, batizado de Doze, que impede os apps de gastarem muita bateria quando o smartphone não está sendo usado. Com o Now on Tap, o Google Now pode exibir uma informação contextual que se relaciona com o que você está vendo. Por exemplo: você está ouvindo Twenty One Pilots no Spotify e pergunta para o Google "quem é o cantor principal?", sem explicitar a banda. A resposta vem logo a seguir: Tyler Joseph.

Recursos menores, como melhorias no compartilhamento, controles de volume e Android Pay também chegarão para todos os dispositivos listados acima. Para conferir a lista completa de novidades do Android 6.0 Marshmallow, clique aqui.

Você possui algum dispositivo que não será atualizado pela Motorola?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jose Marcone

boa tarde gostaria de saber quando vou instalar as atualizaçoes do meu moto G2 esta dando erro como posso resolver esse problema

Jose Marcone
boa tarde gostaria de saber quando vou instalar as atualizaçoes do meu moto G2 esta dando erro como posso resolver esse problema
Djalma Sampaio
A versão 6.0.1 da motorola é 32 bits, não adianta ter um processador 64bits se o sistema é 32bits. Todos os moto g4 e os g3 tem processador 64 bits, mas a rom cedida pela motorola é 32 bits. É um verdadeiro boicote da marca, pro camara comprar outro ano que vêm
Adriano Fim
após instar a atualização o meu cel (moto x 2) ficou horrível... esta com uns legs que nunca teve ...
ronaldo hannouche
Outra CAGADA feita nesta versão se refere ao fato de que para poder instalar app no cartao de memória, agora somos OBRIGADOS a formatar o mesmo como MEMORIA INTERNA, e caso o aparelho de defeito vc NAO CONSEGUE mais acessar o cartão e todos os arquivos que lá estiverem fora do celular. Acredito que isto irá causar muitos problemas aos usuários como já me causou. Sugiro uma alteração no Android para acabar com o problema
julio gabriel
Moto E 2,Sim recebeu atualização nao só o meu como o de meus colegas
GTR TELEFONIA
Moto e2 foi atualizado sim
Gabriel Augstroze
Tenho um moto Maxx e ainda não saiu a atualização para o Android 6.0 o que eu faço?
Rodolfo

Comprei moto x play xt1563 ainda n chegou mas ja li q se atualizar p android6 o consumo d bateria dobra e para d funcionar o sd card ou seja n vou atualizar nem a pau

Jairo Martins de Oliveira

Minha pergunta é vale a pena atualizar o Moto G? Tenho instalado o Prip da Nextel, não vai interferir?

Stephanie Corrêa
Fiz a burrice de baixar a atualização (no meu moto G 2) e meu sistema morreu: "nenhum comando" é a única informação que ele dá agora.
Jacqueline Semblano
Então, meu smartphone é Moto E e tá enchendo meu saco dizendo q tem nova att e pedindo pra att pro novo Android 6.0 Explica essa!
Jessica Marinho
Eu tenho um moto E 2 geração e ele foi atualizado
André Sá
sacanagem deixar o MOTOG1 DE FORA SEM DUVIDA um dos melhores da série...A MOTOROLLA sempre fazendo feio.
André Zezo
Sim, mas na época que eu comentei, a Motorola não tinha anunciado a atualização pro Moto E 2015. :) E ainda bem que desfizeram esse erro, pois ele merecia ser atualizado desde o início.
Exibir mais comentários