Início » Telecomunicações » Nono dígito chega aos celulares de BA, SE e MG (eis o que você não precisa fazer no WhatsApp)

Nono dígito chega aos celulares de BA, SE e MG (eis o que você não precisa fazer no WhatsApp)

Lucas Braga Por

9-digito

Com o objetivo de ampliar a capacidade para novas linhas telefônicas, o nono dígito chega aos celulares de Bahia, Sergipe e Minas Gerais. Todos os números dos DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37, 38, 71, 72, 73, 74, 75, 77 e 79 passarão a ter um nove à esquerda a partir da meia-noite de domingo (11).

Vários outros estados já receberam o nono dígito; Minas Gerais, Bahia e Sergipe são os últimos das regiões Sudeste e Nordeste a terem a novidade implementada.

O processo de transição deverá ser tranquilo, sem afetar o funcionamento das linhas telefônicas. Quem discar números de oito dígitos terá a chamada completada durante o período inicial, mas precisará ouvir uma gravação que ensina a nova forma correta de discar.

Anatel_Informa_2015-Oct-01

É importante lembrar que apenas celulares receberão a mudança, ou seja, nada de incluir o nove à esquerda ao ligar para fixos. Mas a confusão é maior para quem usa Nextel: o serviço prestado pela tecnologia iDEN configura Serviço Móvel Especializado e continuará com oito dígitos. Já as linhas GSM da Nextel receberão o nono dígito como as outras operadoras, porque a tecnologia se encaixa no Serviço Móvel Pessoal.

Se você usa um smartphone, não é necessário alterar a agenda de contatos manualmente. Basta procurar na loja de aplicativos da sua plataforma pelo termo “9 dígito”; diversas opções gratuitas e pagas estão disponíveis para download. Antes de fazer a alteração, é recomendável fazer um backup em caso de erros.

Preste bastante atenção ao usar uma ferramenta de operadora, pois ela poderá incluir o código de seleção de prestadora em todos os números – normalmente é possível desativar tal opção.

Não altere o número no WhatsApp

Nos últimos cronogramas de implementação do nono dígito, o WhatsApp alterou automaticamente os números de todos os seus contatos. Em hipótese alguma você deverá alterar seu número por conta própria ou criar uma nova conta com o número corrigido, porque isso poderá gerar conflitos no servidor — e resultar na perda de todas as suas conversas e grupos.

Como todos os contatos também receberão o nono dígito, será necessário que sua agenda esteja atualizada para que você consiga encontrar seus amigos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre Mask
Qual o respaldo dessa informação? Não vi nada oficialmente dizendo oficialmente pelo pessoal do whatsapp...
pedrowillyam
Esse erro acontece muito com a TIM, nunca consigo ligar colocando o DDD na frente dos números aqui em Alagoas.
Eliézer José
O problema no meu caso é que não tenho na agenda anotados os DDDs justo da minha área (31) porque para mim em um dado momento dava erro ao tentar ligar utilizando DDD então criei o hábito de salvar sem DDD :(
Liploren
Em casa (MG) são quatro celulares que possuem, em média 600 contatos cada. Ha algum tempo reuni todos os celulares de cada usuário e centralizei as agendas nos seus respectivos emails do gmail. Tal procedimento me foi de grande valia nesse momento, vez que pude fazer um backup dessas agendas por segurança. Notei que ao adicionar os contatos locais ninguém adicionou o prefixo regional e, como os celulares possuem dois chips, cada um usou um tipo de operadora de DDD diferente conforme a operadora do contato, alem de possuirem alguns contatos com DDD 031, por isso não obtive resultado satisfatório com os aplicativos retro citados. Acessei cada email pelo notebook e já que teria que acrescentar o prefixo local um a um (para q os aplicativos alterassem os numeros) ja inseri logo o tal do 9. Enfim, acabou saindo tudo manualmente mesmo. Ao menos pude faze-lo pelo computador!!!
Leandro Das Neves
Bom saber. Tenho alguns amigos nesses estados, ia trocar na mão!
Bruno Vaz
Esse app não altera os contatos de Minas Gerais. Estou sofrendo com o aparelho do meu pai, que tem centenas de contatos pra atualizar.
Gabriel Brito
Ótimo! Tinha visto esse, mas pensei que não estava preparado para essa nova leva de DDDs.
Pedro Teles

Gabriel, tem este app aqui que resolve a vida toda: https://www.microsoft.com/p...

Pedro Henrique
Gabriel, tem este app aqui que resolve a vida toda: https://www.microsoft.com/pt-br/store/apps/br9/9wzdncrcwnk3
Vitor

Em maio teve a inclusão do 9 digito dos celulares com DDD 81-89, porem o whatsapp ainda não inlcuiu o 9 digito como fez com os numeros de SP e do Rio. Basta vc ter um grupo com pessoas desse DDD que não estão em sua agenda que vc consegue ver que o número deles estão sem o 9 digito.

Vitor Carvalho
Em maio teve a inclusão do 9 digito dos celulares com DDD 81-89, porem o whatsapp ainda não inlcuiu o 9 digito como fez com os numeros de SP e do Rio. Basta vc ter um grupo com pessoas desse DDD que não estão em sua agenda que vc consegue ver que o número deles estão sem o 9 digito.
Eliézer José
Realmente Gabriel ainda falta. O que tem é um app funcional que edita os DDDs. https://www.microsoft.com/pt-br/store/apps/codigos-de-area-e-operadora/9nblggh5wnkk?entitlementsync=true
Lucas Braga
(E, risos, a Nextel tem rede 2G em MG)
Lucas Braga
GSM é o padrão.
David
Sim então seria acordo de Roaming com a VIVO. Mas a Nextel não tem rede 2G, somente 3G,4G e iden.
Exibir mais comentários