Início » Telecomunicações » Nono dígito chega aos celulares de BA, SE e MG (eis o que você não precisa fazer no WhatsApp)

Nono dígito chega aos celulares de BA, SE e MG (eis o que você não precisa fazer no WhatsApp)

Por
4 anos atrás

9-digito

Com o objetivo de ampliar a capacidade para novas linhas telefônicas, o nono dígito chega aos celulares de Bahia, Sergipe e Minas Gerais. Todos os números dos DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37, 38, 71, 72, 73, 74, 75, 77 e 79 passarão a ter um nove à esquerda a partir da meia-noite de domingo (11).

Vários outros estados já receberam o nono dígito; Minas Gerais, Bahia e Sergipe são os últimos das regiões Sudeste e Nordeste a terem a novidade implementada.

O processo de transição deverá ser tranquilo, sem afetar o funcionamento das linhas telefônicas. Quem discar números de oito dígitos terá a chamada completada durante o período inicial, mas precisará ouvir uma gravação que ensina a nova forma correta de discar.

Anatel_Informa_2015-Oct-01

É importante lembrar que apenas celulares receberão a mudança, ou seja, nada de incluir o nove à esquerda ao ligar para fixos. Mas a confusão é maior para quem usa Nextel: o serviço prestado pela tecnologia iDEN configura Serviço Móvel Especializado e continuará com oito dígitos. Já as linhas GSM da Nextel receberão o nono dígito como as outras operadoras, porque a tecnologia se encaixa no Serviço Móvel Pessoal.

Se você usa um smartphone, não é necessário alterar a agenda de contatos manualmente. Basta procurar na loja de aplicativos da sua plataforma pelo termo “9 dígito”; diversas opções gratuitas e pagas estão disponíveis para download. Antes de fazer a alteração, é recomendável fazer um backup em caso de erros.

Preste bastante atenção ao usar uma ferramenta de operadora, pois ela poderá incluir o código de seleção de prestadora em todos os números – normalmente é possível desativar tal opção.

Não altere o número no WhatsApp

Nos últimos cronogramas de implementação do nono dígito, o WhatsApp alterou automaticamente os números de todos os seus contatos. Em hipótese alguma você deverá alterar seu número por conta própria ou criar uma nova conta com o número corrigido, porque isso poderá gerar conflitos no servidor — e resultar na perda de todas as suas conversas e grupos.

Como todos os contatos também receberão o nono dígito, será necessário que sua agenda esteja atualizada para que você consiga encontrar seus amigos.