Início » Cultura » Como eu vazei a capa de um álbum e vi a internet se virar contra mim

Como eu vazei a capa de um álbum e vi a internet se virar contra mim

Encontrei a imagem no código-fonte do site do artista e divulguei na internet. Muita gente ficou chateada.

Jean Prado Por

Olá, meu nome é Jean e eu vazei a capa do álbum novo do meu artista favorito. Curioso com o lançamento do novo CD, acabei encontrando um link que me levou à capa completa do álbum antes do anúncio oficial. Antes de explicar como isso quase virou um desastre, vamos conhecer o cenário em que eu estava inserido e entender como se comporta a base de fãs desse artista.

Troye Sivan tem um canal no YouTube há mais de quatro anos que conta com 3,6 milhões de inscritos. Foi a partir do canal que ele começou a entrar no mundo da música. Sempre muito próximo de seus fãs, Troye provoca o público com novos lançamentos, que chegam como surpresa e são muito bem recebidos.

troye-sivan-wild

Para anunciar WILD, seu último EP, Troye decidiu trocar sua foto de perfil uma vez por dia para fazer com que ela “desaparecesse” aos poucos em uma semana. No anúncio do EP, a cada dois dias da data de lançamento, ele soltava um conteúdo novo no site, Snapchat ou canal do YouTube. Na semana do lançamento, Troye lançou um vídeo por dia com trechos de dez segundos de cada música do EP.

Junto a todo esse processo, os fãs foram à loucura e sempre o ajudaram a divulgar o material. Até Taylor Swift ficou sabendo do EP e resolveu postar uma foto dele em seu Instagram. Sam Smith fez o mesmo. Depois que a poeira de WILD abaixou, Troye começou a fazer surpresa novamente, retweetando partes de uma imagem (que seria a capa do álbum) divulgadas por uma série de personalidades com a hashtag #BlueNeighbourhood.

troyesivan.com

Blue Neighbourhood, que ainda não foi lançado, é o mais novo álbum do artista. Troye foi convidado para anunciá-lo na Beats 1, no Apple Music, no programa de Zane Lowe, que passou 12 anos na BBC Radio 1 e agora é um dos maiores DJs que têm espaço na Beats 1. Lowe chegou a comentar que, em todos esses anos que passou acompanhando a indústria da música, nunca viu fãs tão engajados quanto os de Troye. Os fãs seguem até os pais do artista, que conta com mais de 60 mil seguidores.

Então ontem, quando Troye estava dando dicas de seu novo lançamento, seus seguidores ficaram loucos por mais evidências do possível álbum. Com uma fandom desse tamanho e uma paixão tão grande por alguém, você imagina que qualquer pessoa que vai de encontro a ela tem um enorme problema nas mãos.

Ontem eu fui essa pessoa.

Mas não me entenda errado: eu também fui o fã que passou a procurar mais pistas. E acabei achando, afinal. O site do artista também estava sendo atualizado aos poucos com as partes da capa que estavam sendo divulgadas por pessoas próximas a Troye. Abri a janela de inspeção de elementos no Chrome e acabei encontrando um código JavaScript que levava ao link de uma imagem intitulada “tsbn_X”, sendo X um número qualquer.

Esse era o código-fonte do site depois do vazamento.

Esse era o código-fonte do site depois do vazamento.

Como se tratava de uma parte da capa, decidi trocar esse número pelo algarismo sucessor e, para minha surpresa, o link resultou em outra imagem ainda não divulgada. Como um fã curioso, baixei as 25 partes da capa do álbum e juntei todas no Photoshop. E assim eu consegui: gerei a capa completa de um álbum que ainda não havia sido divulgada.

Então publiquei a imagem em minha conta no Twitter, mencionando duas contas de fãs que logo replicaram a imagem, sem me creditar. Fiquei um pouco chateado no começo, afinal, eu havia descoberto algo que ainda era segredo e nem pra me darem o crédito? Mal sabia eu que não terem escrito o meu nome na divulgação foi algo muito bom nessas circunstâncias.

Em questão de minutos, a capa do álbum já estava como avatar de muitas contas dedicadas ao artista, assim como na timeline de qualquer fã. Todos estavam adorando… até Troye se pronunciar. Naturalmente, a aba de interações dele no Twitter estava lotada de fãs elogiando a imagem que ainda não havia sido totalmente revelada, e assim ele descobriu que sua surpresa já era de conhecimento público.

(Foto: Reprodução/Billboard)

(Foto: Reprodução/Billboard)

Metade das respostas, no entanto, era de solidariedade pelo fato da surpresa, planejada por dias, ter sido estragada. No Twitter, em resposta a uma fã que demonstrou simpatia, Troye confessou que é bem chato que a capa do álbum não tenha sido mais uma surpresa para seu público. “Mas isso é sobre agradecer todo mundo que ajudou tornar Blue Neighbourhood o que é”, completa.

Ainda assim, muitos estavam chateados que seu artista preferido não conseguiu manter a surpresa, como de costume. Então, eles começaram a procurar o responsável por ter estragado a surpresa; alguns ainda se perguntavam como foi possível que a imagem vazasse.

Procurando por mais reações dos fãs, vi que alguns estavam furiosos; outros, decepcionados com uma conta de adoração ao artista que espalhou a imagem. “Cara pessoa que vazou a capa do álbum do Troye: venha até aqui para eu te dar um soco na cara, seu idiota”, dizia uma fã. “Me sinto muito mal pelo Troye. Nenhum artista merece que algum idiota que acha engraçado vaze alguma coisa que ele trabalhou duro por muito tempo”, outra.

blue-neighbourhood-4

blue-neighbourhood-1

blue-neighbourhood-2

blue-neighbourhood-6

blue-neighbourhood-5

blue-neighbourhood-3

Naturalmente, o sentimento em geral foi de decepção. Em meio à dúvida de quem havia publicado a imagem completa, eles começarem a procurar o culpado. Nesse ponto, apaguei os tweets (não queria arriscar a minha conta no Twitter caso uma legião de fãs se mobilizasse contra mim) e monitorei a reação das principais contas que divulgaram a imagem. Uma apagou o tweet e a outra não, e assim esta foi culpada por ter vazado a capa.

Para se redimir com o artista e com os fãs, essa segunda conta entrou em contato com Emma Confetti, a gerente de talentos de Troye. “Nós falamos com Emma e estamos tentando achar quem vazou a capa do álbum. Ela nos disse para seguir em frente”, dizia a conta. Nas respostas, vi alguém enviando screenshot do meu perfil do Twitter e a capa do álbum aparecendo, tweet que eu já havia apagado.

Me perguntei: e agora? E se os fãs perceberem que fui eu mesmo e começarem a me dar lição de moral? Eles estão tentando achar o culpado, e já tinham conseguido uma pista. Com medo de ser encontrado, cheguei até a mudar meu nome de usuário temporariamente no Twitter. “Mas Jean, pra que tudo isso? Você só achou uma imagem completa no código-fonte do site, não tem nenhum problema!” E como eu iria explicar isso para os milhares de fãs que estavam decepcionados com quem estragou a surpresa do seu artista preferido?

blue-neighbourhood-7

Vendo como outras pessoas que levaram a culpa pelo vazamento estavam sendo tratadas, achei que foi uma decisão razoável. Uma delas dizia: “Se algum de vocês têm Tumblr, por favor não participem do drama que está rolando lá. Minha amiga está praticamente sofrendo cyberbullying porque ela ‘supostamente’ vazou a capa de Blue Neighbourhood, mas ela não vazou. Ela está bem estressada e chateada”.

Então, no processo de mudar de nome de usuário e trancar a conta, recebi uma DM e solicitação de seguidor de ninguém menos que Emma, a gerente de talentos de Troye. “Hey Jean, estou tentando chegar até a raiz desse vazamento da capa do álbum e me falaram que tinha um site que mostrava a capa, você viu? Por favor, pode compartilhar esse site comigo?”, ela perguntava. Não entendi como a história do vazamento se transformou nisso, e meu primeiro impulso foi de responder que esse site era o próprio troyesivan.com.

Mas eu não fiz isso. Entendi que deveria ser triste ter uma surpresa estragada por uma falha do site e acabei explicando passo a passo como consegui a capa do álbum completa, além de me desculpar com a gerente e com o artista. Felizmente, ela entendeu e respondeu: “Ok, tudo bem, obrigado por explicar. É uma boa lição para os desenvolvedores do nosso site”. Ufa.

Troye em seu último clipe, Fools. Ele faz parte da triologia também batizada de Blue Neighbourhood.

Troye em seu último clipe, Fools. Ele faz parte da triologia também batizada de Blue Neighbourhood.

Ainda assim, os fãs continuaram falando sobre a capa. Alguns elogiando, outros ainda chateados que ela vazou e pedindo para outros não divulgaram. Muita gente chegou a apagar os tweets em solidariedade a Troye. Quanto todo mundo se acalmou, voltei o meu nome de usuário ao que era antes e ninguém havia me encontrado.

Por fim, ainda que eu estivesse ansioso para um lançamento musical e tenha encontrado uma informação que não era para ser pública no momento, teria sido melhor não divulgá-la. Principalmente quando uma base de fãs com um amor incondicional pelo artista está envolvida.

Ontem, a capa do álbum já estava completa em troyesivan.com e a URL não leva mais para um link numérico, mas sim ao endereço da imagem com caracteres aleatórios do Twitter. A capa, se você ficou curioso, é essa que aparece abaixo. Agora eu posso divulgá-la.

blue-neighbourhood

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Satanas
O que aprendi foi: ao codificar ou criptografar algo, evite sequencias muito óbvias como 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10, por exemplo, que? Pera! Kkkkkkkk aiai viu.
Edmilson_Junior
Fãs/seguidores de qualquer coisa podem ser muito perigosos quando se "ofende" o que acreditam/admiram, melhor não divulgar, não por não haverem outras pessoas também interessadas em ver mas por que este povo pode ser bem violento.
Roberto
Quero isso para descobrir o gabarito da prova.
Juan Macial
Ele ficou triste por estragarem a surpresa? Então porque não fez as coisas direito pra manter o segrego? A parada estava na cara de quem quisesse ver.
Caio Everton
Tira uns 5 parágrafos e o texto ficaria interessante. Qualquer ser humano desde a Beatlemania sabe como se comportam fãs fervorosos e basicamente foi o texto todo sobre isso. Porque a falha no site foi boba e não rendia muito. Não é porque foi no meio digital que todo o assunto instantaneamente fica muito relevante e diferente. Como disseram em outro comentário, antes fizesse um paralelo sobre vazamentos de outros artistas, ou mudança da indústria fonográfica pra manter o interesse dos consumidores, etc. Tá, tá, é um artigo de opinião normal, mas é que faltou substância mesmo até pra isso. Mas já fui mais moço pra participar de fandom e imagino que deve ter sido uma euforia pro autor, daí a impressão que o assunto é maior do que realmente é.
Renan Guedes de Souza
...Cara nunca tinha ouvido falar desse cara... Só conheci pelo por causa do drama... Quanto mais repercussão der melhor para ele... Não para você que revelou a foto... Quanto a atitude de mostrar a foto ou não... Posso dizer como desenvolverdor, existe uma máxima na nossa área... "Nunca subestime um usuário".... tanto para ser super inteligente ou super burro..
Vinicius Monteiro
Pior que eu vi no Jô o cara comentando como que ele fez para tirar a foto do albúm kkkkk
João Santana
Na moral. Galera arruma qualquer deus para idolatrar mesmo, e provoca guerras santas por qualquer motivo para proteger sua divindade - ou protegerem-se da realidade de que seu deus não passa de um ser humano qualquer.
Thiago Mobilon
Cara, não foi deboche, não! É só que você disse que conhecia, mas falou que a gente fazia o que não faz... :) Enfim, sinto muito que não esteja curtindo.. faz parte. Mas qualquer coisa estamos aí!
André
Famoso who? Mas interessante mesmo assim
Basquens
2 considerações: - Não sei quem é esse cara aí - Certeza que tem gente reclamando disso aí mas solta spoiler na TL.
Tamires Raquelle
Sou do fandom do Troye ha 3 anos e sei como superprotetores eles são e isso é chato pra c%%#&$^! Uma vez ja se voltaram contra mim pq eu postei algo com a minha opinião e tive como resposta a mesma reação que tiveram com relação ao vazamento. O Troye conhece a internet e sabia que isso poderia acontecer, pq ja aconteceu antes com a data de lançamento do WILD (a contagem regressiva estava no html do site do mesmo jeito e a gente acabou descobrindo a data antes dele falar). Foi errado ter postado no twitter? Sim. Mas se não fosse vc, teria sido outra pessoa. Não tinha como não acontecer.
Patrickk
pisou
Nilberto Melo
Eu visitando o TecnoBlog * Leio as manchetes da capa * É do meu interesse? ** Sim: Abro e leio ** Não: Passo para o próximo artigo. Quanto mimimi HEAUHEAUHEA Eu curti a matéria, mesmo não conhecendo o artista, e nem tendo interesse em pesquisar.
Eduardo Borges de Souza
Estamos em uma geração de pessoas sem respeito e fúteis. Qual a diferença de vazar uma imagem de um álbum? Se fosse o conteúdo do álbum, aí sim, seria passivo de punição, mas uma capa. Posso estar errado e ser eu o acéfalo, mas terminarei meus dias sem conhecer a complexidade humana.
Exibir mais comentários