Já conversamos aqui sobre quão menos entediante seria a vida de uma criança usuária de próteses ortopédicas com este modelo montado com Legos, mas inovações para deixar crianças mais felizes sempre são bem-vindas. A iniciativa de criar membros protéticos incríveis agora é da Open Bionics, startup do Reino Unido, e de sua recente parceria com a Walt Disney Company em prol de luvas biônicas com temática dos personagens do estúdio — que ficaram umas belezinhas.

Atuante no ramo protético há algum tempo, a empresa trabalha com impressões em 3D e, devido a isso, consegue manter sua premissa de desenvolver projetos de baixo custo para o consumidor final. Mas o que interessa mesmo é que os protótipos ficaram incrivelmente bonitos e articulados: os três primeiros modelos, inspirados no Homem de Ferro, na princesa Elsa, de Frozen e uma peça inspirada nos sabres de luz de Star Wars têm, além da estética impressa, circuitos de iluminação que permitem não apenas um efeito visual mais bonito, como também medir o funcionamento das próteses.

protese-disney

Com feixes de luz propulsoras, o modelo do Homem de Ferro se assemelha ao braço do herói, enquanto a prótese inspirada em Elsa têm LEDs que brilham dando efeito de neve. Mas a mágica acontece mesmo no projeto de Star Wars: tendo como base um sabre de luz, suas luzes são cambiáveis e podem ser verdes, como o sabre de Luke Skywalker, ou vermelhas, caso o usuário escolha o Lado Negro d’A Força. E nada de divisões de gênero aqui: para usar qualquer um dos modelos, basta ser criança.

A descrição do site da empresa também é algo notável: “agora, as crianças podem ficar empolgadas com suas próteses. Elas não vão precisar fazer aquela fisioterapia entediante; elas treinarão para se tornarem heróis. Elas não usarão apenas dispositivos médicos, usarão mãos biônicas inspiradas em seus personagens preferidos”. Não soa incrível?

protese-disney-2

O time de criação da Walt Disney Company tem trabalhado em parceria com a startup e a empresa garantiu licenças livres de royalties para a fabricação dos modelos, o que significa que mais personagens entrarão nessa dança em breve. A previsão é de que as próteses cheguem ao mercado em 2016, com valores em torno de US$ 500. Só para baixinhos, infelizmente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton
Eu li isso, mas estou me referindo ao resto do processo. Por exemplo, algum modo de deixar mais acessivel, tipo... subsidio. (mas duvido que isso aconteça por parte da Disney)
Rodrigo Pereira Serêjo
na matéria ta escrito que ela abriu mão de receber pelos personagens
Ademar Abiko Jr.

Também achando que seria interessante isso ir para adultos também =D

Ademar Abiko Jr.
Também achando que seria interessante isso ir para adultos também =D
Keaton
Interessante a idéia, só espero que o preço seja bem mais acessivel... mas a Disney é uma empresa com fins lucrativos então sei lá...
Tiago Antonio
Essa do Star Wars é maravilhosa! Se fizerem pra adultos eu ranco meu braço (esquerdo) agora!
Kawe Antonio
Sensacional essas próteses.
Diego Castilho
Perfeito!
Daniel
Espetacular.