Um caminhão da IBM vai rodar o Brasil para ensinar programação

Mais de 500 alunos poderão aprender a programar em Swift, durante um curso de três semanas

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana
hackatruck

A IBM Brasil e a Flextronics, em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado e apoio da Apple, estão levando um caminhão por todo o Brasil para ensinar programação na linguagem Swift. Além do curso, os ingressantes poderão frequentar palestras e workshops sobre programação, mercado de trabalho e outros temas.

Essa é uma ideia que se inspirou em uma ação da própria IBM em 1970. Na era dos computadores de médio porte, a empresa apresentava para o mercado o System/3 que, naquela ação, percorreu o Brasil também dentro de um caminhão e apresentava a linguagem de programação RPG II.

Atualmente, a intenção é parecida: tornar o aprendizado de linguagens de programação mais acessível. A empresa quer fazer isso com um caminhão bem mais moderno, de 70 metros quadrados, que se expande nas laterais para dar espaço a uma sala de aula. Os estudantes têm acesso a cadeiras, mesas, TVs, computadores, tablets, projetores, lousas inteligentes e até uma impressora 3D para participar das atividades.

Apesar da ação visar ensinar a linguagem Swift, presente em dispositivos iOS, os instrutores do Institudo Eldorado também desenvolverão atividades de capacitação profissional. A IBM pretende, nos próximos dez meses, capacitar mais de 500 alunos de 11 universidades em 11 cidades do Brasil, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Até agora, apenas instituições privadas participam do projeto, mas a empresa não descarta parceria com universidades públicas no futuro.

A empresa também realizará eventos ao redor do chamado Hackatruck, mas que não constam na programação oficial. Um deles, marcado para quarta-feira (21), será executado na PUC-Campinas e pretende explicar como funciona o IBM Bluemix, uma plataforma de desenvolvimento na nuvem da IBM que também dá acesso a serviços de terceiros, envolvendo internet das coisas, computação cognitiva e Big Data. A participação é por ordem de chegada, o que não acontece no curso.

O curso terá 28 alunos e quatro horas de duração por período, dividido em manhã e tarde. Durante as três semanas de duração, o estudante deve acumular 60 horas de aprendizado, com direito a um certificado de participação no final.

Como participar?

Para se inscrever no curso, os estudantes precisam fazer um cadastro no site do Hackatruck e completar um curso de ensino à distância sobre Swift, para ter um primeiro contato com a linguagem. Com o curso completo, os interessados precisam ter um aproveitamento maior ou igual a 70% no EAD; eles não precisam ser estudantes de TI nem estarem ingressos em alguma universidade participante para ser aluno do Hackatruck.

Já no curso presencial, o aluno terá direito ao certificado se alcançar uma média final superior a 70% e frequência maior ou igual a 75%. Quem não terminar o projeto nas três semanas de curso poderá completá-lo simulando o aplicativo da IBM, que ficará disponível na universidade. A empresa também pretende oferecer atividades extras no período noturno e abrir o ônibus para visitação em breve.

Qual o itinerário do caminhão?

Abaixo, segue uma lista de algumas das paradas que o Hackatruck fará ao longo de sua jornada. A primeira rodada do projeto termina em julho de 2016, mas não se preocupe se você não conseguir participar: se tudo der certo, o Hackatruck pode ser expandido para outras regiões até o final do ano que vem.

  • 19/10 a 06/11: PUC-Campinas
  • 09/11 a 28/11: Mackenzie (campus Higienópolis)
  • 30/11 a 18/12: Fatec de São José dos Campos
  • A partir de 18/01/2016: PUC-Rio

Outras paradas incluem as cidades de Salvador, Sorocaba, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília, mas o itinerário completo ainda não está disponível. Mais informações podem ser vistas no site oficial do projeto. A lista completa de eventos pode ser acessada aqui.

Com informações: PC World, TI+Simples.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados