Início » Aplicativos e Software » Microsoft lança Windows 1.0; confira tudo o que você pode fazer com ele

Microsoft lança Windows 1.0; confira tudo o que você pode fazer com ele

Windows leva interface gráfica aos PCs, promete aumentar a produtividade e não exige disco rígido

Paulo Higa Por

Você não precisa ficar mais com medo da tela preta do MS-DOS. O Windows, apresentado por Bill Gates há dois anos, em novembro de 1983, finalmente começará a ser vendido nas lojas. O novo produto da Microsoft coloca processador de textos, editor de gráficos, calendário e até uma versão eletrônica de Reversi no seu computador, tudo isso por… US$ 500? US$ 1.000? Mais? Não, apenas US$ 99!

A Microsoft divulgará em breve o primeiro comercial do Windows, estrelado por Steve Ballmer, um funcionário da empresa. Confira em primeira mão o que você poderá fazer com uma interface gráfica no seu computador pessoal:

Em outro vídeo, a empresa demonstra as principais funcionalidades:

Caso seu computador não seja capaz de reproduzir vídeos, envie uma carta para a nossa redação. Como cortesia, todos os assinantes da revista do Tecnoblog têm direito a uma cópia gratuita dos conteúdos multimídia. Na correspondência, especifique se você possui um aparelho VHS ou Betamax.

O Windows tem esse nome porque organiza tudo em janelas. Isso pode ser confuso à primeira vista, mas aumentará sua produtividade quando você se acostumar com o conceito, já que é possível alternar entre programas de forma extremamente rápida. E o Windows ignora o limite de 640 KB de RAM: se você tiver um disco rígido instalado no seu computador, o Windows poderá executar vários programas ao mesmo tempo.

Quer deixar o relógio na tela enquanto você edita uma planilha no Microsoft Multiplan e mantém o gerenciador MS-DOS Executive aberto? Agora isso é possível. Junto com o Windows, a Microsoft manda de graça o Paint, um programa para fazer gráficos monocromáticos; e o Write, um processador de textos completo, que permite até mesmo colocar palavras e trechos em negrito.

windows-1-propaganda

O Windows começará a ser vendido nos Estados Unidos a partir de 20 de novembro de 1985, com preço sugerido de US$ 99. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil, nem o valor em cruzeiros. Em comunicado, a Microsoft diz que já estuda a abertura de uma filial no país.

Não se esqueça de adquirir um computador que atenda aos requisitos mínimos do Windows: é necessário ter o MS-DOS 2.0, pelo menos 256 KB de RAM, uma placa adaptadora de gráficos e dois leitores de disquete de lado duplo (o disco rígido não é obrigatório). Infelizmente, o Write está restrito a PCs com 320 KB de RAM ou superior. Quanto mais memória, melhor, mas ninguém precisará de mais que 640 KB.

Este post faz parte da nossa homenagem ao filme De volta para o Futuro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

A Jujuka
Será lançado em 1985?! Já lançou então! (Nossa já faz 30 anos que foi lançado)
Matheus Gonçalves
ahahaahahahah eu tô adorando essa série de De volta para o futuro! Continuem!
Gabriel Saad Silva
pensei que iam relançar o windows 1.0!
Rafael Graeff
Chamava Hard Disk (Disco rigido) em 1985 também, Winchester era o apelido que deram na época e pegou, porque os primeiros discos rígidos tinha duas faces com capacidade de 30 megabytes cada uma e passaram a ser chamados de 3030. Por coincidência, os rifles Winchester também eram chamados dessa maneira, por possuírem calibre 30.30.
Marcus Pessoa
Adorei :D
Marcus Keske
Só esqueceram que em 1985 disco rígido se chamava WINCHESTER! Só não me perguntem porquê...
Renato Assis / @Renssis
Então ta né xD
Guzats
Ligue 011 1406 e peca6 já o seu
Henrique Ferreira Lima
Será que tem na Mappin o modelo requisitado? Assim que chegar no Brasil eu quero instalar o Windows no meu computador. Tem cara de revolução esse sistema
Leonardo Caldas
Muito legal essa série de matérias! ;)
Israel Costa
Ainda tem no Jumbo Eletro?
Eric Alvaro
Eu fiquei lendo isto com uma expressão tipo "WTF?" haha
Bruno Freitas
O filme foi lançado em julho de 1985 nos Estados Unidos. Peça para algum amigo seu que viaja para lá trazer, em VHS ou Betamax. Se quiser, pode esperar 25 de dezembro, para assistir um filme maroto no natal :)
Adriano Garcez
Ouvi falar desse MCFly em um comercial... Vai ser um filme, é isso? Mas mas... #conspiracao!
Eduardo Teixeira
que top essa matéria !!
Exibir mais comentários