A Vivo liberou nesta terça-feira (27) o acesso ao TU Go, uma plataforma da Telefônica que traz o conceito de Wi-Fi Calling para os clientes da operadora. Quem usar o sistema pela web ou instalar o aplicativo no celular poderá fazer e receber chamadas, além de enviar mensagens, sem a necessidade da rede celular.

Sim, é isso mesmo: o TU Go aproveita a sua conexão com a internet para utilizar serviços celulares. É possível utilizar o serviço tanto em redes Wi-Fi quanto no 3G ou 4G, mas nesse caso o tráfego de dados é descontado do seu plano. Isso significa que, enquanto você estiver viajando, não precisará pagar adicional para receber chamadas ou gastar com DDD, o que é ainda mais interessante numa viagem internacional.

Caso você não esteja viajando, o TU Go pode ser útil em locais com cobertura celular ruim ou mesmo para uso em outros dispositivos, como computador e tablet. No aplicativo para celular, é possível configurar inclusive a prioridade de rede: o telefone pode tocar normalmente pela rede da operadora, enquanto a chamada pode ser atendida normalmente em outros dispositivos. Se a bateria do seu celular acabar e você precisar realizar uma ligação, o TU Go também pode ser uma opção interessante.

É importante frisar que as chamadas realizadas e as mensagens enviadas não são gratuitas. O TU Go é um espelho do seu celular tradicional, e os serviços serão tarifados de acordo com seu plano (seja ele pós-pago, pré-pago ou controle) como se você estivesse na sua cidade de origem.

Testei o aplicativo e a qualidade de chamadas é muito boa e bastante comparável a de uma ligação celular convencional, mas isso varia de acordo com a conexão à internet disponível no momento.

O TU Go é gratuito e já está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Também existe um aplicativo para Windows e é possível acessar a plataforma diretamente na web por meio do Chrome e Firefox.

Um adendo: o TU Go para iOS ainda não é compatível com o nono dígito nos estados de Bahia, Minas Gerais e Sergipe. É possível registrar utilizando o número com oito dígitos, mas não faça isso: o serviço não deve funcionar corretamente. É importante aguardar a atualização, que deve sair em breve. O aplicativo para Android está funcionando normalmente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados