A Vivo liberou nesta terça-feira (27) o acesso ao TU Go, uma plataforma da Telefônica que traz o conceito de Wi-Fi Calling para os clientes da operadora. Quem usar o sistema pela web ou instalar o aplicativo no celular poderá fazer e receber chamadas, além de enviar mensagens, sem a necessidade da rede celular.

tu-go

Sim, é isso mesmo: o TU Go aproveita a sua conexão com a internet para utilizar serviços celulares. É possível utilizar o serviço tanto em redes Wi-Fi quanto no 3G ou 4G, mas nesse caso o tráfego de dados é descontado do seu plano. Isso significa que, enquanto você estiver viajando, não precisará pagar adicional para receber chamadas ou gastar com DDD, o que é ainda mais interessante numa viagem internacional.

Caso você não esteja viajando, o TU Go pode ser útil em locais com cobertura celular ruim ou mesmo para uso em outros dispositivos, como computador e tablet. No aplicativo para celular, é possível configurar inclusive a prioridade de rede: o telefone pode tocar normalmente pela rede da operadora, enquanto a chamada pode ser atendida normalmente em outros dispositivos. Se a bateria do seu celular acabar e você precisar realizar uma ligação, o TU Go também pode ser uma opção interessante.

É importante frisar que as chamadas realizadas e as mensagens enviadas não são gratuitas. O TU Go é um espelho do seu celular tradicional, e os serviços serão tarifados de acordo com seu plano (seja ele pós-pago, pré-pago ou controle) como se você estivesse na sua cidade de origem.

Testei o aplicativo e a qualidade de chamadas é muito boa e bastante comparável a de uma ligação celular convencional, mas isso varia de acordo com a conexão à internet disponível no momento.

O TU Go é gratuito e já está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Também existe um aplicativo para Windows e é possível acessar a plataforma diretamente na web por meio do Chrome e Firefox.

Um adendo: o TU Go para iOS ainda não é compatível com o nono dígito nos estados de Bahia, Minas Gerais e Sergipe. É possível registrar utilizando o número com oito dígitos, mas não faça isso: o serviço não deve funcionar corretamente. É importante aguardar a atualização, que deve sair em breve. O aplicativo para Android está funcionando normalmente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lurdes Nazare Souza
Do vivo tu go
Amilton Pereira Junior
Que bonitinho, cobram pela ligação e ainda descontam da franquia de dados. Além de atrasados são metidos a espertos.
Leandro César
Não está funcionando, baixei, instalei, recebi mensagem de que tá ativado e funcionando porém mandei mensagem e descontou do meu saldo
Jose Henrique Caldas Vianna
Vivo cobra uso do 3g / 4g e as ligações feitas. Isto é duplicidade ou é canalhice da Vivo? Meu consumo de rede acaba em 10 dias, faço compra de mais capacidade e quando minha conta chega, sou cobrado até de ligações vivo para vivo (em minúsculo, à partir de hoje).
Luiz Fernando Santos F.
a sim mas agora se tratando deles ai não é ilegal entende.Eles ganham governo ganha os trabalahadores de telemark.. recebem reclamaçãoes esses perdem junto com o usuario e com wassap. entende vc agora porque governo e vivo queria barrar o zap aqui no brasil hein...kkkk
Fagner Faguininho
A vivo(telefonica) é o que ha de pior no atendimento telefonico, atendentes que se confundem nas repostas , demoram para atender e quando atendem não resolvem seu problema, no interior eles são monopolio, mas quando tiver qualquer concorrente aqui para internet fixa vou sair correndo desses caras!
Tiago César
Tenho sinal de celular, mas estou morando fora do Brasil, e meu pai mora no campo e entende zero de tecnologia. Só sobra o celular. A ligação me custa 7 centavos o minuto com a linha da Vivo, ou 30 centavos o minuto com a linha daqui. Nesse caso, pra mim, vale mais a pena manter um pré pago com 15 reais de créditos por mês.
Tiago César
A justificativa é que a rede móvel é usada para chegar ao destinatário.
Tibe Costa
Desconfigurou todos os meus contados, agora me ligam e eu não sei quem é pois aparece um 0 na frente dos números e não o nome do contato que estava gravado...
Richelmy Monteiro
Em Belém, da NBT. Mesmo que aqui hoje em dia todo mundo use Tim (menores preços mas sinal terrível), no interior do estado que vivo domina devido a única com cobertura. Na capital a Claro não deixa a desejar em nada em questão de qualidade, e preços a cada dia encostam mais na TIm.
Richelmy Monteiro
quem usa outra operadora NÃO pode logar no Tu GO. Eu tentei, o app é só uma forma de estender os serviços normais de voz e mensagens, usando a internet quando estiver sem sinal GSM.
Diego Farias
Não entendi. Se eu enviar sms e fazer ligação ATRAVÉS DO WI-FI, eles vão cobrar do meu plano?
Marcus Malacarne
No meu caso, eu ligo de graça de vivo pra vivo (e toda minha família tem vivo), num caso de viagem para o exterior por exemplo, é muito mais cômodo eu ligar através do Vivo TU Go do que via WhatsApp pra eles, continuo não pagando nada e eles atendem pela rede de telefone normal, sem a necessidade de estarem conectados no Wi-Fi ou 3G. Mesmo pra quem não tem planos gratuitos, ainda assim poderia pagar o custo de uma ligação local para ligar para qualquer número da própria cidade, mesmo telefones fixos. Ou seja, é tudo uma questão perspectiva. Não tem essa de um ser mais vantagem que outro, depende do uso que cada um faz, tendo as opções e avaliando qual a melhor em cada situação, quem sai ganhando são os usuários. Eu achei muito bom essa novidade e certamente a utilizarei nas viagens internacionais que faço ocasionalmente e praticamente todo fim de semana quando vou pro sítio, onde não pega celular porém tem Wi-Fi.
Enrique Rodriguez
Ele e vantagem, quando vc esta fora de area,mais esta com wifi, vc continua recebendo as ligacoes, mesmo quando vc esta no exterior! Vc paga como ligacao local
Victor Hugo
Alguém sabe se clientes da CLARO também tem disponível essa função? Em caso negativo, ela já se pronunciou?
Exibir mais comentários