tim-logotipo-marca

A TIM anunciou nesta terça-feira (27), na Futurecom, seus planos de cobertura para o Brasil. A operadora acaba de alcançar 265 municípios com 4G, um salto enorme da TIM, que havia fechado o terceiro trimestre com apenas 89 cidades cobertas. Com esses números, a TIM ultrapassou a Vivo, que era líder de cobertura, com 161 municípios.

A ambição da operadora é grande: a TIM quer alcançar a marca de 400 municípios com cobertura 4G até o final do ano, o que cobriria 58% da população brasileira. A ativação deve ocorrer em 18 estados brasileiros, sendo São Paulo com o maior número de cidades cobertas – são 110 localidades atualmente e serão 117 até dezembro.

Para cumprir a meta estabelecida, a operadora fará o refarming de suas licenças. Isso significa que a TIM irá reproveitar a faixa de 1.800 MHz, atualmente utilizada na rede 2G, para expandir a cobertura. O desempenho de cobertura é muito superior nessa faixa em relação ao padrão de 2.600 MHz, uma vez que frequências menores apresentam maior penetração de sinal.

antena-celular

A TIM aproveitou a Futurecom para testar a tecnologia LTE-Advanced. Em parceria com Ericsson e Qualcomm, foi utilizada a técnica de carrier agregation, que combina espectros de diferentes frequências. A Anatel liberou uma licença especial para testes na faixa de 700 MHz, que foi usada junto com as licenças de 1.800 MHz e 2.600 MHz da TIM. A operadora planeja implementar a tecnologia em larga escala a partir de 2016.

A Claro também anunciou que irá testar LTE-Advanced com a mesma técnica, e o piloto acontecerá a partir de novembro na cidade de Anápolis (GO). No futuro, o teste agregará também a frequência de 450 MHz, destinada para a banda larga rural. Com a tecnologia, a velocidade máxima teórica de rede supera 200 Mb/s.

Questionamos a Vivo sobre os planos de expansão do 4G e a perda da liderança em municípios cobertos, mas ainda não obtivemos resposta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Porto Velho

Pode contratar mais.

Emanuel Schott
Pode contratar mais.
Bruno Silveira
Mas so pode contratar 100mb por dia, ou pode contratar mais dados diarios?
Bruno Silveira
http://www.teleco.com.br/4g_cobertura.asp?rel_mun=2#Rel_mun_4g
Lucas Dantas
Lucas Pedreira Dantas
http://www.tim.com.br/ba/para-voce/cobertura-e-roaming/mapa-de-cobertura
Gerson Cajui
para saber os municipios cobertos por todas as operadoras basta baixar gratuitamente no celular o aplicativo "serviço móvel anatel"
Thiago Mocci
Tecnoblog, sai na frente e anuncia isso, olha: https://forum.vivo.com.br/threads/4649-Conhe%C3%A7a-o-Vivo-Easy-o-novo-plano-digital-da-Vivo!#.Vk3cInarSUk
Max Egito Curcino
Pessoal, pode-se ter mesmo mais de uma antena em um bairro principalmente por causa da freqüência de 2.6ghz que tem um alcance mais curto.
Max Egito Curcino
aonde estão! queremos saber é aonde estará disponível!
Mario Junior
E quem disse que estou mentindo, filho? Na verdade, corrigindo o meu comentário anterior, o bairro tem 2 antenas. Aqui em casa é coberto, mas dentro de casa não pega o 4G. E quando pega, é sem barrinha nenhuma de sinal. Observe a imagem. Repare nas duas antenas marcadas em vermelho. Elas são as antenas do meu bairro. Veja que onde estou, está coberto pelo sinal do 4G. https://uploads.disquscdn.com/images/cb1b8c12121f9a4c87914b946a4148d2d093e132b5b295e8a6c09ec26cc9d99a.png
Meninão Bobo
Cara Palida você deve morar na selva, aqui em SP ao menos sinal é bom e velocidade tambem... Meu irmão tem Vivo e sempre comparamos e não tem tanta diferença e no interior de SP a TIM tem 3G melhor que da Vivo em muitas cidades...
Meninão Bobo
seria interessante ter a lista das que serão cobertas...
Romário Santos Fonseca Batagim
Não menti assim, torres tem distância de 25km no máximo, acredito que seu bairro não é tão grande assim.
Bruno
e essa frequencia diferente vai precisar de aparelhos celulares diferentes?
Exibir mais comentários