10 aplicativos para você editar fotos no celular Android

Você não precisa recorrer ao computador para editar ou retocar uma foto; veja 10 apps para Android que cumprem bem essa função

Amanda Machado
Por
• Atualizado há 9 meses
pessoa segurando celular com a câmera aberta
10 aplicativos para você editar fotos no celular Android. (Imagem: Arnelle Balane / Unsplash)

Faz tempo que você não precisa mais passar suas fotos para o computador e usar softwares complexos como o Photoshop para ajustar uma imagem. A evolução das plataformas móveis permitiu que alguns dos apps de edição de fotos para smartphones sejam tão ricos quanto os de computadores. Veja abaixo 10 aplicativos para editar fotos no celular Android.

1. App galeria do celular

Para edições mais simples, os próprios fabricantes de celulares embutem, na galeria, um editor de fotos. Pegando como exemplo um celular da Xiaomi, na galeria você encontra recursos como: embelezar; recortar, filtros; ajustes; inserir textos; stickers; entre outros. Para uma edição mais rápida, as funcionalidades do próprio celular podem ajudar.

screenshot galeria celula xiaomi
Ferramentas de edição da galeria do celular Xiaomi. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

2. Google Fotos

Além de permitir que você tenha um backup das suas imagens do celular, o Google Fotos também possui um editor que, além de possibilitar o recorte de fotos e a aplicação de filtros, possui uma área de ajustes bem interessante. Nela é possível definir brilho, contraste, sombras, realces, tonalidade, saturação, destaque de cor e outras configurações. O aplicativo ainda traz sugestões para você de ajustes ideais para a imagem que está editando.

É importante lembrar que o Google oferece 15 GB de armazenamento, com a opção de compra de mais espaço.

screenshot editor google fotos com logo
O Google Fotos também possui um editor, além de permitir o backup das imagens do celular. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

3. Snapseed

Também desenvolvido pelo Google, o Snapseed é um editor de fotos completo e profissional, ou seja, com recursos mais avançados do que o Google Fotos. Apesar disso, o aplicativo é bem simples, com uma interface bastante intuitiva, facilitando a sua utilização.

Dividido em ferramentas e filtros, nele, além das funcionalidades básicas, você consegue, por exemplo, aplicar efeito de foco, expandir a imagem, trabalhar perspectiva, contraste de tons, molduras e outras funcionalidades e efeitos diferenciados, como o recurso para selecionar, pincelar ou corrigir partes específicas da imagem.

No app, você ainda consegue compartilhar a imagem editada e exportar e selecionar a pasta de destino no seu dispositivo. Vale destacar que a ferramenta abre arquivos JPG e RAW e te permite desfazer as edições ou navegar por todas as mudanças feitas na foto, tudo de forma gratuita.

screenshot editor snapseed com logo
O aplicativo é bem simples, com uma interface bastante intuitiva. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

4. VSCO

O VSCO, cujo antigo nome era VSCO Cam, tem uma interface bem simples. Um dos maiores destaques do aplicativo é a grande oferta de filtros.

Depois que você escolhe o seu filtro preferido e ajusta o nível dele na imagem, o VSCO mostra as ferramentas de edição que possui funções como nitidez, tom, granulação, entre outras opções que te permitem deixar a imagem da maneira que deseja.

É importante destacar que nem todos os recursos de edição ou os filtros apresentados no app podem ser usados de forma gratuita. Alguns só são liberados no plano Premium, que oferece uma avaliação gratuita.

Destaque também no aplicativo para as abas “Feed” e “Descobrir”, espaços onde você pode navegar pelas imagens de outros usuários do VSCO.

screenshot editor vsco com logo
Um dos maiores destaques do VSCO é a grande oferta de filtros. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

5. Picsart

Além de permitir a edição de vídeos, colagens e desenhos, o Picsart também é uma boa opção de aplicativo para edição de fotos no celular Android.

Ao permitir que o app acesse a sua galeria, todas as suas fotos já aparecerão na conta do Picsart. Ao clicar na que deseja editar, já aparecerão na tela as opções de modificação, como filtros, retoque, ferramentas de ajustes e recorte, além de opções de personalização com stickers, texto, sobreposição de imagens e molduras, por exemplo.

Mesmo apresentando recursos bastante completos e interessantes, no aplicativo só é possível baixar a imagem editada em JPG, PNG ou PDF no plano Gold. Na versão gratuita você consegue apenas compartilhar a foto com outros aplicativos. Além disso, alguns recursos do app só estão disponíveis na versão paga.

screenshot editor picsart com logo
O app oferece opções de personalização com stickers, texto, sobreposição de imagens e molduras. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

6. Photoshop Express

Como a Adobe é referência para edição de imagens no computador, não podia faltar nessa lista o aplicativo para Android, Photoshop Express. Muito tranquilo de usar e com uma interface bastante intuitiva, o app traz todos os recursos necessários para edição de fotos.

Nele você pode: aprimorar gradientes de cores e imagens; criar colagens de fotos, inserir texto, fazer correções de imperfeições, redimensionar e aplicar efeitos de luz.

O maior problema do Photoshop Express é que ele não é tão Express assim, a não ser que você use a varinha mágica para editar automaticamente a sua foto. Caso contrário, outros aplicativos poderiam trazer um resultado parecido sem precisar ficar carregando a imagem toda hora que você aplica um ajuste novo.

O app possui uma verão Premium com avaliação gratuita para o plano anual. Com isso, alguns recursos e filtros só são liberados na versão paga. Em contrapartida, você consegue baixar a imagem no celular, salvá-la no Creative Cloud ou até mesmo no formato de impressão.

screenshot editor photoshop express com logo
O app possui uma verão Premium com avaliação gratuita para o plano anual. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

7. Lightroom

O software Lightroom também é desenvolvido pela Adobe e também é uma ferramenta de edição de fotos e vídeos. Bastante tranquila de ser usada, ela oferece controles deslizantes para você retocar as suas fotos da forma que deseja.

Além dos recursos padrões como recorte e filtros (que no app chama “Perfis”), o Lightroom traz ferramentas de configuração bem completas que te permite definir todas as alterações que deseja, na intensidade que deseja, como definição de detalhes, luz, cor e efeitos. A ferramenta também possui a funcionalidade “Automático” que te mostra a edição ideal para a sua foto.

O interessante é que o app possui uma aba de conteúdos para te ajudar a usar a ferramenta. Importante destacar que assim como o Photoshop, o Lightroom possui uma versão Premium que desbloqueia todos os recursos.

screenshot editor lightroom com logo
A ferramenta oferece controles deslizantes para você retocar as suas fotos da forma que deseja. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

8. Canva

Além de nos permitir criar do zero, editar vídeo, fazer gifs e tantos outros recursos, o Canva também possui um editor de fotos gratuito e sem marcas d’água.

Na funcionalidade, que pode ser encontrada tanto no aplicativo quanto no site, é possível recortar, aplicar diferentes filtros e efeitos, ajustar definições como brilho, contraste, desfoque e saturação, definir foco automático, e ainda inserir animação.

Ao final da edição, você consegue salvar a imagem no celular ou compartilhá-la com outras pessoas e em outros apps.

Vale destacar que o Canva possui uma versão Pro. No editor de fotos a maioria dos recursos são gratuitos, o que não está incluso na versão free são as seguintes funcionalidades: histórico de versões; insights; e redimensionar.

screenshot editor canva com logo
O Canva possui um editor de fotos gratuito e sem marcas d’água. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

9. Fotor

O aplicativo Fotor é um editor de fotos bastante interessante, pois, além de trazer os recursos padrões para edição, ainda possui recursos de foto, molduras, textos e adesivos, bem como removedor de fundo e efeitos criativos e diferenciados.

A ferramenta também permite a colagem de imagens, por essa razão, possui modelos diferenciados, assim como modelos de artes para a criação de papéis de parede, cartões, convites, certificados e outras possibilidades, semelhante ao Canva.

O Fotor possui uma versão Pro com funcionalidades e elementos avançados. Por essa razão, alguns recursos de edição de fotos são bloqueados na versão gratuita.

screenshot editor fotor com logo
O app conta com removedor de fundo e efeitos criativos e diferenciados. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

10. Pixlr

O Pixlr é bastante simples de usar, com uma interface fácil e minimalista. Nele, além de editar fotos, escolhendo da sua própria galeria ou tirando na hora, é possível criar colagens e navegar por uma pequena coleção de modelos prontos.

Focando no recurso de edição de fotos, nele você consegue utilizar todas as ferramentas de correção, ajuste, recorte e desfoque, além de poder personalizar a sua imagem com a ajuda de pincéis, filtros variados, molduras e textos.

Assim como a maioria dos apps de edição, o Pixlr também possui assinatura Premium anual ou mensal, que oferece acesso offline e outros recursos mais completos como fontes e stickers.

screenshot editor pixlr com logo
O Pixlr possui uma interface fácil e minimalista. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Existe um melhor aplicativo para editar fotos no celular?

O melhor aplicativo de edição de imagens depende do que você precisa editar e quanto você está disposto a pagar. Cada app vai agradar o usuário de uma forma, já que eles não possuem a mesma interface e nem as mesmas funções. Tudo depende do objetivo com a edição e da interface que mais te agrada.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Canal Exclusivo

Relacionados