Início » Celular » Moto X Force: uma olhada de perto no smartphone resistente da Motorola

Moto X Force: uma olhada de perto no smartphone resistente da Motorola

Tela AMOLED de 5,4 polegadas do Moto X Force aguenta as quedas do dia a dia

Paulo Higa Por

A Motorola anunciou nesta quinta-feira (29) o Moto X Force, um smartphone com tela à prova de trincos e estilhaços. O aparelho é uma versão nacional do Droid Turbo 2, apresentado recentemente nos Estados Unidos. Eu fui dar uma olhada de perto no aparelho e você confere minhas impressões nos próximos parágrafos.

O Moto X Force tem hardware de ponta e bateria gigante de 3.760 mAh, que pode durar até 36 horas. Ele tem processador octa-core Snapdragon 810 de 2,0 GHz, 3 GB de RAM, armazenamento de 64 GB (com entrada para microSD de até 2 TB) e câmeras de 21 megapixels (traseira) e 5 megapixels (frontal), ambas com flash LED.

force-moto-abre

moto-x-force-1

A tela de 5,4 polegadas possui painel AMOLED e resolução de 2560x1440 pixels. Há uma proteção, chamada ShatterShield, que funciona com cinco camadas. Além da camada do AMOLED flexível e do sensor de toque, há uma para proteger o display contra abrasões (lente externa) e outra para evitar trincos (lente integrada). Embaixo de tudo, a empresa implantou uma rígida placa de alumínio, que melhora a integridade estrutural.

É um aparelho que basicamente substitui o Moto Maxx. Até o acabamento lembra o antigo smartphone topo de linha da Motorola: além de couro ou silicone, você pode adquirir a versão com traseira de nylon balístico — que possui tramas menores em relação ao irmão mais velho e está com aderência melhor. Mas o resto é diferente: os botões capacitivos saíram e agora são exibidos diretamente na tela; além disso, há uma proteção contra respingos de água.

moto-x-force-5

moto-x-force-3

Eu derrubei o Moto X Force no chão algumas vezes e o aparelho resistiu muito bem às quedas. Ou quase isso: na verdade, a tela permaneceu intacta, mas a moldura de alumínio ficou levemente arranhada quando o smartphone caiu de quina. Portanto, talvez você queira usar uma capinha mesmo tendo uma tela resistente caso deseje mantê-lo como novo.

moto-x-force-7

moto-x-force-6

E se a tela quebrar mesmo assim? A Motorola diz que isso não acontecerá, mas oferece uma garantia estendida de 4 anos para a lente integrada. Caso ocorra algum problema, o display será trocado. Obviamente, isso não cobre defeitos por mau uso: se você resolver atirar no Moto X Force ou andar de carro por acima do aparelho, a "quebra" não será coberta (não duvide que alguém irá fazer isso).

De fábrica, o Moto X Force traz Android 5.1.1 Lollipop, mas a Motorola garantiu que atualizará o aparelho para o Android 6.0 Marshmallow. A empresa manteve o Android mais próximo do original e adicionou seus conhecidos recursos de voz e tela. Os sensores são usados para silenciar o aparelho em uma reunião ou falar suas mensagens enquanto você estiver dirigindo, por exemplo.

Como de costume, a Motorola investiu pesado na bateria. A capacidade de 3.760 mAh significa que é possível manter o smartphone fora da tomada por até 36 horas, segundo a Motorola. E o carregamento é extremamente rápido: com apenas 15 minutos na tomada, o Moto X Force ganha mais 10 horas de autonomia. O carregador que acompanha a caixa é o TurboPower 25, o mesmo do Moto X Style.

O aparelho comercializado no Brasil suporta conexões 4G e tem entrada para dois chips de operadoras. Ele terá preço sugerido à vista de R$ 3.149 e será vendido no varejo brasileiro a partir de 4 de novembro.

Estamos com uma unidade do Moto X Force em mãos e nosso review completo será publicado em breve. O que vocês querem saber sobre ele?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Gomes
kkkkkkkkkkkkkkkkkk igual o meul rsrsr 500 reais pra consertar =/
Frederico Gomes
Meu moto maxx dura 24hrs. O problema é que algumas operadoras tem o sinal 4G muito fraco. Então resolvi manter como prioridade o 3G. Feito isso, utilizando normal, sem ser moderado, jogos, face, insta, whatsapp, etc. Sempre durou 24 hrs. Eu só nunca deixei isso acontecer, porque pela manhã quando eu acordo o celular está sempre com 10% ou menos, por esse motivo sempre q vou dormir deixo carregando. É uma pena eu ter derrubado e quebrado o display e o touch, a tela é bastante cara e n compensa consertar. Acredito que vou aderir o novo force. Sempre gostei da motorola e meu unico problema foi o aparelho foi ter quebrado a tela. Então acho que achei a solução, certo? Hahah
Elias
O aparelho não dura 36 horas de video nenhum dura isso. Ela aguenta 36 horas de uso comum.
Eduardo o Guimaraens
Só que o Turbo Charger do Moto X Force mais parrudo e carrega bem mais rápido que o do Moto Maxx que aliás e o mesmo usado nos Moto X 2014
graviolabr
Sou serial killer de celular e já mandei pra cova dois S3, o que quero saber é se esse bicho agüenta o tranco, tipo cair telinha beijando o asfalto, entre os bancos do carro, de cima do sofá, de mesas de trabalho, escapar da mão e voar igual o E.T só faltando a lua ao fundo... essas coisas. E principalmente e se vale a pena comprar esse ou o moto maxx? E sim eu já olhei os da caterpillar e nos fóruns dizem que o software dá muito problema.
Carlos Jin
Higa, testa para ver se quando está usando Dual SIM ele ainda suporta um micro SD, vi em algum lugar que aparentemente ou é dual, ou aceita o micro SD (o que seria uma mancada) Testa tb a velocidade de carregamento sem fio, comparando com Galaxy S6 e Note 5.
Pedro Lukas
Realmente, muito competente. Mas por seu preço, existem concorrentes bem meus acessíveis.
Gustavo
Se seguir o padrão do Moto X Play, é propaganda enganosa. Em uma semana de uso, o conector do fone de ouvido do meu aparelho afundou. A assistência técnica me fez passar lá 2 vezes só pra me tratar com falta de educação e entregar o aparelho COM O MESMO DEFEITO que eu deixei. O resultado? 1 semana de uso e mais de um mês na assistência técnica. Celular vagabundo com atendimento pior ainda. Passem longe.
Adam Lewis Charger
Ainda não vi necessidade de uma tela maior que Full-HD com tela HD atendendo perfeitamente também.
Anthony Fernando
A Nokia conseguiu deixar seu legado, kkkk
Habraao Pereira
Esse aí parece que me fará trocar de aparelho (meu iPhone 6 atual)... Isso é qualidade, bateria que dura, designer belo, resistência para mim que sou lerdo e sempre deixo meus celulares caírem, kkkk... A cada tempo que passa a Motorola está se superando!!! Parabéns para eles!!!
Eliézer José
Teste de queda em pelo menos 3 tipos de terreno.
Lucas Filho
Alguém sabe qual é o sensor da câmera ? E se o foco foi melhorado ?
Reinaldo
Esse Moto X Force tem arquitetura 64-bit?
Marcos Tony Lehmann
Acrescentaria: faça testes de pancada na tela, para ver até que ponto ela permanece intacta...
Odivaldo Filho
Ele usa dois chips de operadora ao mesmo tempo e mais o microsd como o Moto Style? Pois, vi em um site que teria que escolher entre usar dois chips ou o micro sd!
José Saulo
Existe uma diferença notável entre aparelhos com o 810 e 808? Comparem o desempenho pratico dele com o z5. Testem os jogos mais pesados, gravação de video em 4k e abram dezenas de aplicativos ao mesmo tempo (dos mais diversos tipos) para ver se ele esquenta mais do que o normal.
felipelsp
Bateria e a camera ne...
Arthur V.*
Resta saber se o resfriamento líquido adotado pela Microsoft no Lumia 950 / 950 XL é uma boa solução para isso.
ochateador
Vamos esperar 6 meses e ver quanto que fica.
Leo
Exatamente! Eu sempre vangloriando meu Lumia 920 que aguentou diversos tombos. Até que semana passada num tombo ridículo a tela se foi rs
Alguém que só fala a verdade
Ah vá, Motorola! Pelo preço disso ai eu compro DOIS Zenfones 2 e deixo um guardado para o caso do outro cair no chão e quebrar a tela.
Bruno Cavalcanti
Higa, tenho interesse em saber: 1. Se é a prova ou pelo menos resistente a água. 2. Se o processador realmente superaquece como alguns dizem. 3. Se o desempenho de modo geral, equivale a um flagship como um 6S ou S6 4. Se o android que vem nele é estável, já que vem com alguns bloatwares. Aguardo o Review. Obrigado!
Jonas S. Marques
Eu também pensava assim, até que o meu Moto X caiu um dia, e depois outra vez, e depois bem, eu não quero mais smartphones com tela fraca.
Jonas S. Marques
Comigo aconteceu a mesma coisa, só que duas vezes, e da segunda eu decidi nem arrumar.
Wilson Cardoso
Tela inquebrável pode até ser uma inovação, mas não vale a pena R$ 3.200,00 (arredondando). Moto maxx ainda parece ser uma melhor opção.
Leonardo Caldas
Estava gostando do que li também, até chegar no Snapdragon 810. Essa questão do superaquecimento dele eu já vi comentários em vários lugares diferentes.
Du Sick
Nexus 4 é um aparelho muito foda (tirando a bateria). Pena que não vai ter update oficial pro MarshMallow
leoleonardo85
Eu nunca trinquei tela de Smarphone, e eles caem muito, mas sempre acaba só ferindo a carcaça externa. Mesmo assim, um smartphone mais resistente a quedas tem a minha atenção.
leoleonardo85
Olha, eu tenho um G3 hoje, se fosse trocar de Smartphone eu certamente teria esse como primeira opção, bem completo. Higa, no review mostra se a camera é boa ou só um numero grande de MP.
Artur Domingues
Talvez com root tenha como alterar a resolução da tela como no LG G3
Guto Revoredo
Vou ter que discordar, vale o upgrade sim só por causa de uma tela que não quebra.
R0gério
Higa, não esquece de analisar a qualidade do áudio no review pra galera que assina serviços de streaming. Maior que o Play (que tem tela maior) e sem leitor de digitais por esse preço? Fica difícil...
Maxnoob
Corrigindo: "Uma resolução MAIS DO QUE satisfatória ao olho humano". Pô qualquer densidade superior a 350ppi já realmente satisfatória.
Julio Nathan Monteiro
Se fosse a prova d'agua e tivesse botao pra câmera (o q nao faria muito sentido kkkk) n teria quem o vencesse em resistência kkkkk
Edgar Araújo
Mas se 1% da população pagar, pra eles está ótimo. Depois de um tempinho fazem uma promoção e vendem mais milhares por 'apenas' R$2500.
Leonardo Stringary
3 MIL REAIS? Alguém avisa essas companhias que 99% dos Brasileiros não são ladrões e por isso não conseguem pagar tudo isso ai,por mais que tenhamos cara de trouxas ainda não conseguimos para esse absurdo ai! =/
fromRiften
Achei o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-V2r_9Um2Tw
prcl
Bateria menor, preço maior, tela maior (a tela 5,2 do Maxx é suficiente) e Snapdragon 810 (o que superaquece) Acho que não vale o upgrade só por causa de uma tela que não quebra e da câmera boa.
Henrique Ferreira Lima
Olha eu até desconfiei da autonomia que a Motorola declarou, mas depois que passei o meu Moto Maxx para a minha mãe que é bem menos hard user do que eu, a bateria realmente dura 2 dias. Na minha mão, limitando meu uso, conseguia 6, no máximo 8 horas de uso. Como o uso dela se limita a WhatsApp, alguns jogos esporádicos e algum acesso a Internet, a bateria até que aguenta os dois dias, que deve ser baseado em um uso desses que a marca declara. Sobre o novo aparelho, que bom que agora possui entrada pra micro SD. Mas não valeria a troca.
Carlos Filho
Exato!
Matheus Dias
Minha principal dúvida é sobre a qualidade da câmera, principalmente fotos noturnas ou com pouca luz.
Gelson Junior
Pessoal tem uma criatividade. Mas #QuemNunca teve que espantar um cavalo para não pisar no celular? Hahahahaha
Eduardo Rigler
Cara, SE eu tivesse mais de 3mil reais para gastar em um celular (ignorando descontos de operadora e etc) certamente eu optaria por um iphone, ao menos depois de 2~3 anos de uso (ou mais) eles ainda valem um bom dinheiro no mercado de usados, coisa que não acontece com nenhum android.
Comediante
O pessoal da CNN conseguiu amassar um pouco... passando um cavalo pisando de ferraduras no display.
Comediante
Pois é. Uma resolução satisfatória a olho humano com sensor de digitais ou novo sensor hub (indispensável para o Doze, do Marshmallow) já desbancava até os Nexus.
Comediante
Pois é. Meu Moto G 2014 - a pior autonomia de toda linha motorola - faz 4 horas de tela com 5", 720x1080p e 2000mAh. O Moto Maxx primeiro com seus 3900mAh e resolução QuadHD costuma dar umas 6 horas de tela, de acordo com os relatos do pessoal da comunidade. Não é lá tanta vantagem assim essas resoluções motherfuking inumanas que só um microscópio consegue ver um pixel. É só balela pra encarecer e vender por SPECs de hardware inúteis.
Feripe Hatsune
Muito caro, não vele a pena só por causa da tela. Bons cuidados qualquer cel dura muito bem. Cara, o iPhone custa por volta disso ae
Feripe Hatsune
Tela inquebrável é, cadê aqueles caras que compram no dia e quebram com marreta de ferro na frente da loja, quero ver esse mito! Quero ver se vale o preço de um iPhone!
CARLOS MARCELINO
Então eles mudaram essa política a pouco tempo. Também sou cliente VIVO pós e não tem muito tempo o gerente geral aqui do estado me disse que eles não tinham intenção de oferecer aparelhos dual chip. Que bom que mudaram de idéia....
Natan Facchin
Concordo. Talvez, e vou fazer o advogado do diabo, o SD 810 seja mais eficiente com uso menor, então com uso moderado ele consiga ser mais eficiente. Mas acho que em uso pesado, o antigo deve ter melhor autonomia. Também tenho o de primeira geração, vou passar o novo. [CM 12.1 bombando] hahaha
Eduardo Rigler
Não existe relação. O Moto X Play também é dual chip e está disponível na minha operadora (vivo) e só agora está recebendo um bom desconto para planos pós. Logo deve pintar o Style e o Force.
Paulo Mateus Guerra
Tive 1 Moto Maxx e faço das suas minhas palavras.
CARLOS MARCELINO
Por ser dual chip duvido que alguma operadora vá vender ele.
Carlos Filho
Algumas considerações sobre a bateria... Tenho um Moto Maxx, com tela de 5.2 e 3900mAh de bateria. A autonomia que eles divulgam de até 2 dias de duração é um verdadeiro ENGODO. Acredito que o principal fator desta autonomia insatisfatória seja essa tela QuadHD. Talvez se fosse Full HD, cumprisse o que foi erroneamente divulgado. A autonomia real do aparelho em condições moderadas de uso (sem vídeos longos e jogos), é de 1% perdido a cada 7 minutos, ou seja 11 a 12 horas. Na melhor das hipóteses, dura 13 horas. Mais do que isso, nunca passou. Ou seja, a mesma autonomia do meu antigo Moto G 2013, que por sinal é um aparelho excelente e ainda tenho aqui de reserva. Em relação ao carregador turbo, realmente ele é excelente, carrega em média 1% de bateria a cada minuto. Ou seja, o celular é totalmente carregado em 1 hora e 40 minutos. Nada mau. Concluindo: Se o moto maxx original com uma bateria maior e tela menor não tinha toda aquela autonomia que foi divulgada, (conforme meu relato acima) imaginem esse motto maxx 2... Eu não criaria grandes expectativas... ps: Se fosse escolher entre os dois hoje, ficaria com o Moto Maxx... Mil reais mais barato, no mínimo. N vi vantagem nesse upgrade. Essa tela inquebrável não me convenceu. E a autonomia será ainda menor, o que pra mim é prioridade.
joaofla123
Prefiro comprar um moto maxx e colocar uma pelicula de vidro...
Vader
por que cargas d'água não lançam logo com o Marshmallow?
Uberdam Andrade
Caro demais. Parece que aprenderam com a Vi huauhauhahuauha
Eduardo Rigler
Mesma coisa comigo. Todos concordamos que capinha é ridículo mas tive que colocar no X2, ele já tomou uns 2 ou 3 tombos e não aconteceu nada. O Nexus 4 ficou desde sempre sem nada (quase 2 anos) e no único tombo que levou perdi o aparelho, escorregou da minha mão quando peguei no bolso e fui desbloquear, deu de cara no porcelanato e já era.
Caio Augusto
Achei que só faltou o leitor de impressões digitais para fechar o pacote pelo preço, de resto achei muito bom!
Michel Vieira Pinto
Ela realmente é inquebrável, mas não indestrutível. Conseguiram furar, mas não quebrou!
Cassio Oliveira
cara, meu x2 não aguentou um tombo do bolso, com eu sentado do chão... quase 700$ na autorizada e desde então, qqr sopro faz a tela estilhaçar... esse X2 é um puta celular, mas essa tela é uma piada
Eduardo Rigler
Pois é, nem com um bom plano pós-pago não vai baixar tanto o preço.
Eduardo Rigler
Perdi meu Nexus 4 de forma bem parecida, o touch parou de funcionar instantaneamente... . Meu X2 continua firme e forte há 1 ano...rs.
Fabio Pereira
Aí sim hein, gostei... Só o preço que tá meio exagerado. Mas até meu X2014 morrer esse aí já caiu de preço (espero).
Douglas Santos de Arruda
Se há dez anos alguém mencionasse que bateria boa seria um diferencial da Motorola, ririam da cara da pessoa que comentou tamanha bobagem.
Frank Vinnicyus
Particularmente, estou decepcionado. Esperava um sucessor do Moto Maxx, só que mais bonito. O que meio que aconteceu, só que diminuíram a bateria e aumentaram a tela (não gosto de aparelhos grandes demais) e ainda custa praticamente R$ 1000 mais caro no lançamento. O Maxx ainda continua sendo a opção mais interessante pra mim, mesmo sendo feinho (nada que uma case não resolva). Esses dias apareceu por menos de R$ 1300, vou aguardar só até a Black Fraude e pego o meu se sair por esse preço ou menos.
Elielder Dias Dionízio
64GB, Tela inquebrável, Dual Chip... Valeu a pena esperar o lançamento.. achei o preço menor que o esperado... (caro, mas menor rs) Minha capa já foi pedida há 1 semana kkkkk
Odilon Junior
A tela do meu X² quebrou de uma maneira linda, o celular caiu em pé de uma altura de 1,8 metros, a pressão foi toda no canto esquerdo do celular, abriu uma couve-flor
Edgar Araújo
Boatos que será R$3499
Uberdam Andrade
Tomara que não custe um rim e a dignidade.
Gelson Junior
Quero ver o tão inquebrável é. Tem gente que consegue cada coisa... Hahhaa
Jonas S. Marques
Pode até não parecer, mas tela inquebrável é um baita atrativo. Principalmente pra gente que é desastrada como eu.