Microsoft desiste do “ilimitado” e reduz espaço no OneDrive de todo mundo, inclusive o seu

Plano gratuito terá armazenamento reduzido de 15 GB para 5 GB

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
OneDrive

O OneDrive era um serviço interessantíssimo: era o único entre os grandes que oferecia espaço ilimitado na nuvem a um preço baixo. Mesmo nos planos gratuitos, a Microsoft era bastante generosa: todos os usuários recebiam 15 GB, e bastava ativar o upload automático de fotos nos aplicativos móveis para dobrar o espaço — sem contar as inúmeras promoções para ganhar armazenamento grátis no OneDrive.

Mas isso acabou. De surpresa, a Microsoft anunciou na madrugada desta terça-feira (3) que está voltando atrás nos planos de oferecer espaço ilimitado no OneDrive. A partir de hoje, todos os assinantes receberão 1 TB de armazenamento. Quem já é assinante e possui mais de 1 TB ocupado terá 12 meses para deletar os arquivos excedentes — caso contrário, os dados poderão ser excluídos pela empresa.

A Microsoft mudou de ideia em relação ao “ilimitado” porque alguns usuários enviavam a coleção inteira de filmes para o OneDrive, ocupando muito espaço — em certos casos, as contas chegavam a 75 TB. Pelas minhas contas, 75 TB é menos que “ilimitado”, mas pelo visto isso não estava nos planos da empresa: “Em vez de focar em cenários de backup extremos, queremos manter o foco oferecendo experiências de produtividade e colaboração de alto valor que beneficiam a maioria dos usuários do OneDrive”, diz.

Mas o mais estranho é que os usuários gratuitos também foram afetados pelas mudanças. Até agora, o OneDrive oferecia 15 GB de espaço para todos os usuários. Na contramão do mercado, todos terão o armazenamento reduzido para 5 GB no início de 2016. Além disso, o bônus de 15 GB do backup automático de fotos nos aplicativos móveis, que não tinha validade, será cancelado pela Microsoft.

OneDrive para iOS
Bônus de 15 GB do backup automático de fotos será cancelado

Os planos pagos também mudaram. Antes era possível contratar 100 GB ou 200 GB de espaço adicional no OneDrive. Essas opções deixarão de existir, dando espaço para um plano de 50 GB, que custará US$ 1,99 por mês. Isso é bem estranho porque até a Apple cobra mais barato: no iCloud Drive, 50 GB custam US$ 0,99.

Quem é assinante do Office 365 e se frustrou com as mudanças receberá um reembolso proporcional. Além disso, contas gratuitas que usam mais de 5 GB no OneDrive terão uma assinatura de 1 ano do Office 365 Personal como cortesia. A Microsoft ainda não informou como funcionará o resgate.

Não é a primeira vez que a empresa diminui o espaço para contas gratuitas. Quando ainda se chamava SkyDrive, o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft oferecia 25 GB. Em abril de 2012, o espaço havia sido reduzido para 7 GB — no entanto, usuários antigos tinham a opção de manter o limite anterior.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados