O Webmonkey fez um gráfico bacana, com as estatísticas de uso do Internet Explorer e do Firefox desde Maio de 2006. O gráfico mostra que o Firefox vem ganhando espaço pouco a pouco, enquanto que maior rival segue exatamente o caminho contrário.

Nenhuma novidade até aqui.

Seguindo a lógica deste gráfico, o número de usuários do browser da Mozilla, poderia ser maior do que o da Microsoft em cerca de um ano. Poderia, (como bem lembrou Matt Asay) não fosse pelo fato de que os dados utilizados no gráfico, foram extraídos dos logs de acesso de um site, cujos visitantes são em sua maioria geeks.

É sempre bom ver que o Firefox está se expandindo (que o digam os webdesigners), mas neste caso a situação se inverte, e você se pergunta ‘que tipo de geek ainda insiste em usar Internet Explorer?’.

Matt Asay também destacou esta questão em seu artigo. Ele não conseguia se lembrar nem qual foi a última vez que teria utilizado o Internet Explorer voluntariamente. Ele -assim como eu e a maioria dos não-usuários de IE- utiliza um browser alternativo por gostar dele, e das inúmeras vantagens sobre o tradicional navegador da Microsoft.

Eu dou destaque às extensões -ao contrário do Marco Gomes que usa Safari, eu não consigo ficar sem-, e outras inúmeras vantagens que o Firefox possui. Estas vão desde o design, até a forma como ele interpreta as páginas da web.

Em uma de minhas visitas à sede brasileira do maior site de comércio eletrônico da América Latina, me deparei com uma situação interessante. Todas as máquinas que avistei rodavam Internet Explorer 6, e para completar, o único funcionário que utilizava Firefox, a equipe chamava de “Nerd”. E isso ele era bem pouco.

Qualquer navegador que queira ganhar espaço hoje em dia, estará enfrentando o mesmo vilão que desbancou o saudoso ICQ – o sistema operacional. Enquanto a Microsoft for a toda poderosa, o IE também o será, assim como o Windows Láivi Messenger.

Tenho certeza que isso muda, assim que o software livre (aka Linux) desbancar Windows e Mac OS, mas…

…eu já disse que acredito em fadas?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@lucasdalpra
Só se seguirem os padrões criados pela própria MS. Aí faz sentido :( Uso Safari porque no mac não tem melhor. Mas no win, sem dúvida Chrome e FF. Uma coisa a ser considerada é que esse problema todo que o IE6 criou nos últimos 10 anos é motivo de preconceito contra os navegadores posteriores da MS. Tipo, nerds e desenvolvedores não gostam e dificilmente voltarão a usar IE, seja qual for a versão, mesmo que se torne o melhor navegador do mercado. Só que não dá pra ignorar a melhora do IE ao que se refere a padrões, desde o IE7. Está se tornando cada vez menos problemático desenvolver sites para esse navegador. De certa forma, eu torço pra que o IE se torne um excelente navegador! Digo isso porque sei que usuários comuns não vão trocar de browser - não todos -, e eu vou ter que continuar considerando o IE na hora de estruturar um site. Nesse caso, melhor que ele seja bom e me cause menos problemas ;)
@shangraf
deixei de utilizar o firefox em netbook, ele é pesado e trava quando abro mais de um pdf. atualmente utilizo mesmo o chrome como padrão, entretanto o opera tem me impressionado a cada dia.
Luiz
Apesar do Firefox ser muito melhor, queria entender o porque ele ainda não passou na frente do IE.
Marco Gomes
Eu gosto do Safari pela velocidade, no Mac OS X ele é muito, mas MUUUUITO mais rápido que o Firefox. E as extensões? Dá pra viver sem elas tranquilamente. Só uso o Firebug pra desenvolver, então, quando vou desenvolver abro o Firefox, navegação "real" é com o Safari.
Thiago Mobilon
@Rafael Arcanjo: Eu vi a apresentação do IE8 Beta 1. O cara da Microsoft se defendia com unhas e dentes, dizendo que NÃO EXISTE um padrão para Web, e sim vários. E é por isso que o IE é tão problemático na hora de renderizar as páginas. Ele também disse que fica irritado quando dizem que o IE é problemático, ou quando perguntam "é tão difícil assim para a MS fazer um browser decente?". O que acontece é que o IE segue os padrões, mas não os mesmos do Opera, FF e Safari. Tá bom né.
Rafael Arcanjo
Só pra constar, eu estou testando o IE8 neste exato momento. E, por incrível que pareça, ta legalzinho
Tiago Celestino
O pior é tentar convencer alguns usuários a usarem um browser com mais recursos. Espero que um dia, pelo menos o Firefox domine a metade dos usuários mundiais. Se não me engano, na Hungria, isso já é realidade.
João de Freitas
Simples.... isto é o sonho de todo desenvolvedor! haahhaha
NÃO SOMOS APENAS ROSTINHOS BONIT...
Se você curte Ipod, vai adorar o post quue fizemos sobre esses gadgets nas mais variadas formas. Vamos adorar saber da sua opinião, Beijocas
Rodrigo Piva
Se o Firefox continuar no caminho que está, com certeza conseguirá ultrapassar o IE. Pra quem desenvolve sites, como eu, o Firefox facilita muito enqto temos q fazer vários ajustes para que o IE interprete tudo corretamente. Um saco isso...
Evandro Cesar
Bem que poderia passar e ser o mais utilizado, eu não consigo usar o IE...
icommercepage
Sou muito a favor do sofware livre desde que não seja apenas um dominando o mercado. Sou contra tudo o que é dominante, o que pode acontecer com o Google ou com o firefox, seria interesante pelo menos duas opções diferentes.
Henrique Artur Wint
A receita de sucesso para o IE é seguir os padrões e vir a ser um navegador de verdade, sem travamentos ou lerdeza, mas parece que ou está difícil de fazer isso, ou eles não querem. Eu acredito na primeira possibilidade.
Cab
Em fadas?! Putz, tanta coisa melhor para acreditar, por exemplo, o Brasil se tornar uma potência, acabar com a corrupção e o ser humano se tornar algo bom de ser e tu acreditas justo nisso? o_O Pois bem, fui dar uma olhada lá nos gráficos do PortalCab e realmente o Firefox tem mostrado uma leve melhora com o passar do tempo, enquanto o IE está MUITO lentamente caindo, ainda assim o Firefox não consegue passar dos 23% muito menos ameaçar a supremacia do IE. =|
Wesley
Depende do público alvo do site. Tenho um site voltado ao público infantil com cerca de 2000 visitas diárias, e não está tão fácil assim para o FF: http://img149.imageshack.us/my.php?image=navegadoresut0.png (entre 19/07 e 18/08/2008) Queria ver o Opera subir mais, acho ele melhor que o FF.