Início » Comportamento » Estamos consumindo mais conteúdo por streaming do que TV aberta

Estamos consumindo mais conteúdo por streaming do que TV aberta

Lucas Braga Por

apple-tv-1

A internet está revolucionando o mercado televisivo, e a oferta de conteúdo por streaming cresceu bastante na última década. Uma pesquisa feita pela comScore, com 8.376 pessoas de seis países, detectou que o público latino-americano passa mais tempo assistindo a vídeos digitais do que TV aberta.

O estudo foi encomendado pela agência IMS e trouxe à tona alguns dados interessantes: 73% dos entrevistados brasileiros afirmaram assistir à TV aberta, enquanto 82% também consomem conteúdo via streaming. O número é ligeiramente maior que a média da América Latina, onde 70% veem TV aberta e 81% usam plataformas de vídeo on-demand.

Screen Shot 2015-11-04 at 17.19.19

Screen Shot 2015-11-04 at 17.19.47

Screen Shot 2015-11-04 at 17.19.32

Não é só a disponibilidade do streaming que está maior: os latino-americanos gastam um total de 13,2 horas semanais assistindo a vídeos por streaming, contra apenas 5,4 horas na TV tradicional. A pesquisa detectou que as transmissões de TV paga também estão acima da TV aberta, refletindo uma busca maior por conteúdos alternativos.

O dispositivo de maior presença com acesso a conteúdos digitais é o smartphone com conexão à internet, tido por 87% de todos os entrevistados. É a principal fonte de vídeo considerando o tempo médio gasto por semana: são 5,2 horas por semana, seguido de TV conectada a internet e laptop, com 4,9 horas. É importante considerar que os usuários preferem assistir a vídeos mais curtos no celular e mesmo assim o consumo nessa plataforma é maior quando o usuário está em casa.

Outro estudo da Millward Brown confirma que a TV aberta está perdendo força: dados globais indicam que o espectador médio atual dedica 204 minutos por dia para assistir a vídeos, sendo esse tempo dividido igualmente entre conteúdos televisivos e plataformas online.

As empresas produtoras de conteúdo já parecem cientes da perda de popularidade da TV tradicional. A HBO anunciou que irá lançar sua plataforma de streaming para quem não tem TV por assinatura a partir de 2016. A própria Globo aposta nesse mercado com o lançamento do Globo Play, que permite inclusive assistir ao canal ao vivo em determinadas localidades.

Você também consome mais conteúdo por streaming do que TV aberta?

A TV do futuro

029-3

A TV vem perdendo espaço na vida das pessoas. O aparelho, que costumava ser um símbolo de reunião familiar, é visto pelas gerações mais novas apenas como uma tela gigante, desimportante perto de tablets e smartphones. A verdade é que o televisor precisa ser reinventado. Consumimos conteúdo juntos, mas cada um em sua própria tela. Então qual é o papel da tela grande?

Batemos um papo sobre o assunto no Tecnocast 029. Dê o play!

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Moraes
Exatamente, o conteúdo da Internet é mt maior até que TV por. Assinatura. CFTV | Câmeras de segurança | instalação de câmeras http://www.gminfoseg.com.br/cftv-seguranca-eletronica.html
Tiago Celestino
Não cara, é que realmente a F1 se tornou algo chato mesmo. Mas enfim,como já disse, gosto é gosto. :)
leoleonardo85
Porque brasileiro é babaca, só gosta do esporte quando tem brasileiro vencendo.
Tiago Celestino
Está tão competitivo que a Globo deixou de passar vários GP's por que não tem audiência. Infelizmente, a F1 perdeu relevância, apenas os fãs curtem. Antigamente, independente da época do Senna, muita gente parava para ver. Mas enfim, gosto é gosto.
leoleonardo85
Eu não vejo Master Chef gringo, só vejo o da Band por causa do Twitter. F1 nunca este tão competitiva, ou tu acha que nos tempos do Senna era melhor? Analise friamente as corridas e você verá que na disputa Senna/Prost só eles dois corriam ali, os outros pareciam que estavam empurrando o carro. Corrida que por um deslize o Prost foi lá pro fundo do grid no meio da corrida e 10 voltas depois já tinha passado todo mundo e tava sem segundo denovo, isso não acontece na F1 atual.
Marcello Chagas
Faço praticamente o mesmo aqui com um Android TV com Kodi e vários plugins. 4TB de arquivos deve demorar a enjoar. Só ligo a tv aberta pra ver futebol. Notícias é mais rápido pela internet.
Tiago Celestino
A tendência é que os canais passem a oferecer conteudo on-demand. Ou seja, quando vários serviços com o "play" no nome.
Tiago Celestino
Somos dois.
Tiago Celestino
Na minha opinião, dois programas muito ruins. O primeiro por ser bem inferior a versões internacionais e o segundo porque não tem mais graça e nem competição entre os pilotos. Ou seja...
W. Motorola
É obvio que deve incluir somente quem tem acesso a internet. Se não, seria o mesmo que fazer uma pesquisa "voce gosta de ouvir música ?" e incluir pessoas surdas.
Gabriel Moraes
Instalação e manutenção de câmeras de segurança, cftv, câmera de segurança. www.gminfoseg.com.br
Angelo Terroso
A grande vantagem do streaming é que vc assiste o que quiser a hora que quiser. A tv por assinatura tem mais opções de conteúdo que a tv aberta, mas vc fica limitado a assistir na hora em que está sendo transmitindo e ainda aguentar um monte de propaganda. As dificuldades do streaming são a necessidade de uma velocidade de internet razoável e "saber lidar com avanços tecnológicos." Há uma mudança de postura, de passivo para ativo, onde há necessidade de procurar o que vc quer. Para uma boa parcela da população qualquer coisa relacionada a tecnologia dá medo, se atrapalham, querem distancia. Uma outra parte, sua relação com a internet se resume a redes sociais. Algo como "semianalfabetos" em tecnologia que podem ter um netflix porque alguém ensinou como usar, mas as outras milhões de opções são desconhecidas. Existe também uma significativa parcela que está plenamente satisfeita com a programação da tv aberta, quer mesmo é ver novela, Faustão e Silvio Santos. O problema para a tv aberta é que os satisfeitos com sua programação são cada vez menos atrativos para seus anunciantes.
Di Almeida
O melhor é o openDNS. Coloca ele como preferencial e o do Google como alternativo: 208.67.222.222,8.8.8.8.
dv47
Por quê será né?
leoleonardo85
TV aberta pra mim hoje só existe pra ver Master Chef e F1.
Fantasma do Espaço
Coloca o do Google...
Master Chief
dahora é o sbt que tem o Danilo e Silvio santos e a record com a novela e Masterchef arrebentando a concorrência....
Master Chief
e eu com 50MB (6,3~mbp/s) chegando 100,200kbp/s! Vou ver se troco o dns daqui de casa (que é da vivo ¬¬) mas quando coloquei o opendns, o povo de casa falou que o pc/celular tava com vírus! kkkkkkk bem, tive que trocar de volta.... ¬¬
Anayran Pinheiro
Após ter comprado meu chromecast ano passado, é bem raro assistir conteúdo da tv aberta, no máximo um telejornal ou um jogo de futebol.
Jr. Malafaia
Tá osso assistir a globo, e já tem um porrada de ano que é assim. Aliás, TV em si
Eglon Henrique
Tem a GigaDNS que a galera fala bem também
Thiago Bomfim
Dados recentes, de setembro. da Anatel dão conta de que 52% dos brasileiros tem acesso à internet. Mas nessa conta aí está também os insignificantes planos de dados móveis em que poucos minutos de vídeo já é o fim da franquia.
Rodolpho Freire
IBGE?
Daniel Teixeira
Os dados mais recentes constam que apenas 50% das casas no Brasil tem acesso à internet. Eu abri os slides com os dados da pesquisa. A pesquisa é apenas com usuários de internet via DESKTOP. Não é surpresa que o streaming ganhe da tv aberta neste cenário.
Daniel Teixeira
Ficou faltando falar o público alvo da pesquisa. ALCANCE DOS ESPECTADORES DE VÍDEO NO TOTAL DA POPULAÇÃO DE INTERNET (via Desktop). Me chamem de ingênuo, mas é realmente necessário um estudo pra descobrir que usuários de internet em Desktops assistem mais vídeos por streaming que por TV aberta?
Rodrigo Pereira Serêjo
nem metade da população brasileira tem acesso a internet? da onde saiu essa informação?
Jean Paulo
Particularmente gosto muito de TV por assinatura, no meu caso é melhor por que a net aqui não ajuda muito. Então o sinal de tv já é o suficiente. Esta página tem um bom comparativo de tvs por assinatura http://portaldeplanos.com.br/tv-por-assinatura/
Hox
Desde que assinei a Netflix conto nos dedos de uma mão as vezes que parei pra assistir um programa nos canais da TV por assinatura, sejam abertos ou os pagos. Uso muito a televisão, smart tv no caso, mas para ver a Netflix, Crackle ou Youtube, alguma coisa que tenho no notebook de anos e anos de filmes, shows, séries, vídeos acumulados, via hdmi ou pendrive na usb e vez por outra as notícias internacionais usando os apps das emissoras que estão disponíveis para minha Samsung (Reuters, Al Jazeera, BBC, TV5).
Fantasma do Espaço
Olha o tutorial de como usar o programa e pronto.
Fantasma do Espaço
Cara, usei um programa chamado "DNSBench" e como já era de se esperar, foi a do "Google".
ochateador
8.8.8.8 é o do goggle. Tem o OpenDNS que não é nada mal (mas não lembro o IP - ver no wikipedia), as recentemente eles foram comprados pela Cisco e estão de putaria.
Eglon Henrique
Mudou pra qual DNS?
Ricardo - Vaz Lobo
Ok, insere propaganda no conteúdo e "a gente" instala um adbloc.
LekyChan
eu liguei ontem a minha, para jogar ps3 xD
Vanderson Lima
Eu mesmo, não ligo minha tv há um mês. Estou sempre assistindo filmes e séries no Tablet.
Keaton
Eu não assisto mais televisão... no máximo uma reportagem ou outra quando quem tá assistindo fala "olha é reportagem sobre ('jogos','violencia em jogos','internet', 'snowden traidor','etctecnologia')"... e quase sempre saio com aquela cara de 'pqp, quem escreveu essa b?'...
Rafael Dias
De que adianta ter serviço de streaming bom e não ter conteúdo de qualidade? O que realmente importa é conteúdo, e isso a Globo não tem.
Isaias Freitas
Quando lançaram a skol litrão muitos falaram que as 600 ml ia acabar, mas muitas coisas aconteceram, chegou a barrigudinha de 300 ml e arrebentou, agora ta compensando mais o litrao de novo. ?????
Jr. Malafaia
A Globo é um câncer! É um dos motivos dessa nação não crescer.
Gabriel Moraes
Aqui entra casa depois que coloquei a Live Tim 35mb, quase tirei a sky. Passei a utilizar o IPTV, mas não vale a pena, pois o servidor não é constante. www.gminfoseg.com.br
Jr. Malafaia
Se a globo só decai na tradicional tela grande, tu acha que é um app mobile que vai fazer ela rrecuperar audiência???
Jr. Malafaia
Falando somente por mim e minha família (esposa e filho de 5 anos), sim! Consumimos mais streaming que canais de TV. A TV aberta aqui em casa se resume à TV Aparecida, e só! Por vários fatores: 1. queda acentuada e visível na qualidade do conteúdo de TV aberta. 2. Aumento da velocidade média da internet brasileira, embora ainda precária. Mas o salto da discada para a banda larga e oo, no celular de WAP, GPRS para 3G, 4G. 3. Blurays players com entrada LAN, geralmente com YouTube e Netflix já instalados. 4. Smartphones com telas maiores e com melhor definição de imagem. 5. TV fechada com praticamente a mesma quantidade de comerciais que a aberta, além de reprises intermináveis de filmes, episódios de séries, jogos e telejornais. 6. Apple TV, Chromecast, Amazon Fire TV e afins. Bom, esses foram os motivos que lembrei de cara, e que, com certeza, me levaram à deixar canais de TV de lado, e partir pro streaming. Não só de vídeos, como de música também! Pra vocês terem uma ideia, eu trabalho na NET. E funcionário pode por um combo com 2 pontos HD com Telecine, HBO e esportes, 12M e Netfone por menos de 50 reais por mês. O bairro onde moro aqui em Maceió não era cabeado e acabei pondo banda larga da GVT. Hoje o bairro é cabeado pela NET e ainda penso se vale à pena ou não. Há meses adio essa mudança. Se optasse pela NET seria quase que exclusivamente pelos canais ESPN.
Gabriel Moraes
Achei excelente esse aplicativo da Globo, por isso que ela é a gigante. www.gminfoseg.com.br
Fantasma do Espaço
E ae vey. Rpz nem fale, tive de trocar o DNS, pq só conseguia assistir em 144p. Em um DEserviço de 5 MEGAbits, quando era 2 Mbps era mais rápido a net.
Hao123
O problema é que boa parte do conteúdo é paga. Levando em consideração que nem todos os brasileiros gostam de pagar por assinaturas web, logo acho meio incerto o sucesso do app. Poderiam muito bem deixar de graça e inserir propaganda. Tendo em vista que estamos na internet, terra dos cookies, dá pra disponibilizar uma propaganda mais direcionada. Ganha a Globo, ganha o anunciante e ganha o usuário que não vai precisar pagar, apenas assistir uma propaganda (tal como já acontece no modelo atual da TV).
ochateador
Viu o serviço de streaming que a Globo lançou semana passada ? Arrebenta com a concorrência no maior sossego.
ochateador
Só falta as operadoras de internet oferecerem (e entregarem) como padrão 15 Mbps ou mais. Porque ter que tentar assistir um streaming do youtube em 144p é "muito legal".
Marcvs Antonivs
Não sei se duvidosa ou não essa pesquisa, mas o fato é que muito me agrada saber que a Globo está a caminho do cemitério.
Rodolpho Freire
Sem contar que nem metade da população brasileira tem acesso a internet, logo é meio duvidoso o resultado desta pesquisa. http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/04/150429_divulgacao_pnad_ibge_lgb
Leon
Ainda bem.
Paulo Almeida Prado
Esse estudo é bem duvidoso. Aqui não fala, mas em outro portal que postou o mesmo estudo, afirma que as pessoas foram entrevistadas por email. Só isso já causa uma distorção, pois milhões de pessoas não tem nem acesso à internet. Não dá pra se basear apenas em quem tem pra dizer que TODOS estão consumindo mais streaming e menos TV.