Início » Internet » Google Maps ganha suporte a mapas offline no Brasil

Google Maps ganha suporte a mapas offline no Brasil

Para usar o recurso, basta atualizar o aplicativo e selecionar a área desejada

Jean Prado Por

Se você usa o Google Maps, a partir desta terça-feira (10) poderá baixar regiões dos mapas do Google para usar offline ― ou seja, navegar sem precisar se preocupar com o consumo de dados ou contar com uma boa conexão à internet para achar aquele restaurante ou visitar um parente.

google-maps

Esse recurso, conforme apresentado no Google I/O, oferece a navegação completa, em vez de apenas mostrar o mapa. Isso significa que você poderá procurar por destinos específicos, acessar informações de lugares como horário de funcionamento, contato e avaliação, além da navegação passo-a-passo com suporte aos recursos de voz. Basicamente, todas as ferramentas que o Google oferece, mas offline.

Para descobrir a importância desse recurso, o Google fez uma pesquisa com 1.000 usuários brasileiros, em que 40% relataram que já tiveram problemas para acessar um mapa devido a falhas de conexão. Faz sentido, principalmente para quem abre o Maps quando está a caminho de algum lugar: nem sempre é bom depender do 3G ou 4G para carregar as informações da rota.

Brazil Offroad GIF

Se você quiser utilizar os mapas offline, basta seguir os passos da imagem acima. É só pesquisar uma área (São Paulo, por exemplo), arrastar o quadrado para a localização desejada, nomear a área e clicar em download. O espaço ocupado é considerável: as cidades de São Paulo, São Bernado e Santana do Parnaíba têm 246 MB no total ― o usuário pode armazenar até 2,5 GB, caso haja espaço disponível.

Brazil Offroad - download

O aplicativo usa automaticamente o mapa baixado quando há algum problema de conexão ou você está sem internet ― caso contrário, sua internet ainda será usada para carregar certas localizações quando ativa. É importante ressaltar que os mapas baixados têm validade de 30 dias, então se você depende da navegação offline é melhor criar um lembrete para renovar a área dentro deste período.

A atualização para o aplicativo do Google Maps com o recurso de salvar os mapas deve aparecer para usuários de Android gradualmente a partir desta terça-feira (10), na versão 9.17. Até 17 de novembro, o Google estima que todos tenham acesso à ferramenta. A versão do Maps offline para iOS já está em testes e deve ser liberada em breve, segundo a empresa.

Caso você tenha um iPhone e não goste de esperar, uma alternativa é baixar o HERE Maps para iOS, o serviço de mapas da Nokia que também oferece consulta de regiões sem conexão com a internet. O HERE também oferece informações sobre trânsito e transporte público, navegação orientada por voz e locomoção a pé e via carro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rubens Sayegh
Como salvar locais nos mapas Offline? Exemplo: Baixei o mapa da área de São Paulo. Mas quero marcar nele os lugares "Parque do Ibirapuera", "Av. Paulista", "Catedral da Sé" e outros, para que, quando estiver na rua, sem 3G ou Wi-Fi, eu possa usar o mapa para chegar a esses locais. Após baixar as áreas que desejo, para uso Offline, não consigo salvar os locais... Desde já agradeço a ajuda.
Paulo RobertOi
O Google mapas pelo menos comigo não funciona o arquivo de voz offline, ja atualizei ja tentei de todas forma. Já usei o Here e o Oi mapas , e achei o Oi mapas mais eficiente nas rotas do que o Here.
Eddy

Uai!
Ou seja, é só um "atlas".

Kafeh
Uai! Ou seja, é só um "atlas".
Eddy

Provavelmente vão incluir isso em breve em algum update, pois faz muito sentido.

Kafeh
Provavelmente vão incluir isso em breve em algum update, pois faz muito sentido.
kadu

As vezes as buscas dos turistas são diferentes das dos moradores, sei lá heheh Minhas pesquisas foram de lugares pra comer no Triângulo e na Rua da Lama, praias e pontos turísticos de Vix e VV (Convento da Penha, Pedra da Cebola, Fábrica da Garoto, praça dos namorados, etc) e uma padaria perto do hotel. Acho que encontrei tudo o que precisava :D

kadug
As vezes as buscas dos turistas são diferentes das dos moradores, sei lá heheh Minhas pesquisas foram de lugares pra comer no Triângulo e na Rua da Lama, praias e pontos turísticos de Vix e VV (Convento da Penha, Pedra da Cebola, Fábrica da Garoto, praça dos namorados, etc) e uma padaria perto do hotel. Acho que encontrei tudo o que precisava :D
Vinicius
Você pode reportar erros no site here.com ou mesmo pedir acesso para você editar os mapas via [email protected]
Vinicius
Você pode reportar erros no site here.com ou pedir acesso para você mesmo editar os mapas via [email protected]
Vinicius
Você pode reportar erros no here.com ou pedir acesso para você mesmo editar os mapas via [email protected]
Felippe M Moura
Que rídiculo têm satélites e o caralho a quatro e não poder usar off line, fora que os gps em si são por mapas de continentes países ou outro grupo seria fácil atualizar e tipo manter no seu celular um mapa do BR, mas retorno e repito é ridiculo pois eles têm satelites e sabem dos nossos passos, mesmo em off line, a tecnologia hoje é outra. Mas realmente jogar essa de que fizeram uma pesquisa para saber se isso é importante a vão tomar no cú vcs que trabalham no google. Realmente tenho que concordar melhor baixar o Here Maps E realmente concorrencia é a melhor coisa para o mercado.
Thalitta Sousa
Pelo menos em Brasilia o Here mais me prejudicou do que ajudou, tentei ir ao Shopping Iguatemi e cheguei em um lugar completamente diferente, se fosse no Rio de Janeiro teria me levado a uma favela e estaria morta .Nunca mais uso esse Here
Felipe Ricardo
Navegação não rolou aqui, consigo abrir o mapa, ver os nomes das ruas... Mas navegação passo-a-passo não funciona sem internet. Olhem o que achei no menu "ajuda". http://2.1m.yt/g8fNJ0Wx.png
Anakin
engraçado que moro em Vitória hahaha devo está fazendo pesquisas bem obscuras então rs
Exibir mais comentários