antena-celular

É muito chato viajar para outro estado e ter que ficar se controlando na hora de receber chamadas. Mesmo tendo coberturas a nível nacional, as operadoras de celular aproveitam o momento em que o consumidor está fora de sua área de origem para cobrar tarifas para utilização de redes. Felizmente isso deve acabar: a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou em caráter terminativo um projeto de lei que proíbe cobranças em roaming nacional.

O projeto foi criado pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e extingue a cobrança do adicional por chamadas (AD) por ligação recebida ou originada quando o usuário estiver utilizando seu celular fora da área de registro. A medida deve baratear os custos de chamadas para usuários que estão viajando no Brasil, sobretudo para planos pré-pagos; a maioria das operadoras já oferece roaming gratuito em seus planos pós-pagos. Quem utilizar o celular no exterior deverá arcar normalmente com roaming internacional.

É válido lembrar que a chamada interurbana continua valendo. Se sua área de registro é São Paulo e você está viajando ao Rio de Janeiro, você poderá ser tarifado por interurbanos caso queira ligar para alguém da sua área de registro. Um projeto similar propõe o fim do uso da operadora de DDD, mas nada impede o fim das cobranças de cobrança diferenciada para chamadas de longa distância.

O projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e recebeu parecer favorável do senador Walter Pinheiro (PT-BA). Ele afirmou que a extinção da cobrança de roaming nos coloca em um debate mundial, em que agências reguladoras discutem práticas para reduzir e simplificar os custos de telefonia contratados pelos consumidores. A proposta agora será encaminhada pela Câmara dos Deputados, que deverá examinar o projeto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus S. Bueno
Talvez não, uma vez que a maioria destes caras de lá de Brasilia pagam roaming, pois são de outros estados, em sua maioria. Será que pagam? Devem ter celular corporativo... Báááá... Pode ser que demore mesmo!
Jean Carlos
Tinha que acabar mesmo, inclusive, com essa cobrança diferenciada pra quem liga pra outras operadoras, e acabar de vez com essa historia de ter que usar celular com "20 chips" aqui no Brasil...
leoleonardo85
Infelizmente é esse o pensamento normal hoje em dia, é tanta coisa errada, que mesmo quando a noticia é boa a gente já pensa "ai tem coisa".
Fernando Rodrigues de Sousa
Absurdo essa interferência estatal na propriedade privada, nego não consegue pensar a frente mesmo, com isso o custo das ligações irão aumentar...
Guilherme da Silva Manso
YAY!! Até que fim!!
Andre Badiani
ate parece, agora vai pra camara dos deputados .... daqui a uns 10 anos isso pega...tem loby nisso!
David
CEO da vivo também não :P
Alex Oliveira
Palpatine não curtiu seu comentário.
David
Finalmente!
Juan de Souza
Depois, perguntam porque WhatsApp, FaceTime, Skype, Viber estão sendo utilizados! :)