Como melhorar o manual de instruções dos carros? Com realidade aumentada, claro

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas

O que você faz quando precisa saber algo sobre o seu carro? Procura na internet? Abre o manual? Que tal buscar informações de uma maneira mais intuitiva? Essa é a proposta da Hyundai, que desenvolveu um aplicativo de realidade aumentada para mostrar informações sobre o automóvel.

O funcionamento é bem simples: é só instalar o aplicativo, batizado de Hyundai Virtual Guide, pegar o dispositivo e apontar para o painel ou para a parte da frente do veículo. Assim, o Virtual Guide irá mostrar mais informações sobre os componentes, livrando o usuário de precisar pegar o manual para descobrir o que fazem todos os controles dentro do carro, por exemplo.

São mais de 82 vídeos com tutoriais, 50 guias (que antes ficariam no manual de instruções) e seis demonstrações em 3D que explicam como executar tarefas na engine bay, como checar o nível de água, trocar o óleo e obter informações sobre o filtro de ar e os fluidos do freio.

O uso do Virtual Guide pode ser feito também dentro do carro, para obter informações sobre o painel. Fica muito mais fácil ver o que aquele aviso que sempre fica piscando significa, por exemplo. A Hyundai ressalta que o app não deve ser usado com o carro em movimento (é sempre bom avisar, né).

Além de usar realidade aumentada, o aplicativo também tem uma série de imagens interativas que reúnem informações sobre o interior e exterior do veículo. Assim, o usuário pode consultar os dados do manual mesmo longe do veículo. Desde 2010, a empresa já oferecia alguns manuais via aplicativos.

No entanto, a Hyundai não é a única a investir na relação entre os veículos e a realidade aumentada: a própria Ferrari já criou um aplicativo para pintar o veículo virtualmente e exibir alguns componentes desmontados, como o pneu. O aplicativo também usa a câmera traseira do dispositivo para interagir com o veículo. A Audi, em 2012, lançou uma solução parecida.

Inicialmente, o Virtual Guide funcionará apenas com o Hyundai Sonata ano 2015, mas a fabricante ressaltou que há intenção de expandir o suporte para outros modelos. Se você se encaixar nesses requisitos, poderá baixar o aplicativo para Android e iOS.

Com informações: The Verge.

Realidade aumentada e o futuro dos wearables

Não está familiarizado com o conceito de realidade aumentada? No Tecnocast 019, conversamos sobre como essa tecnologia pode se adequar ao mercado, contamos a nossa experiência e damos um palpite sobre dois temas. A realidade aumentada, como o que a Microsoft faz com o HoloLens, pode vingar? Como os wearables vão se adaptar ao mercado? O botão de play fica logo abaixo!

Realidade aumentada e o futuro dos wearables

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados